TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Por:   •  15/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Pedagogia

Disciplina: História da Educação

Nome: Walkiria Pereira Santos

Sala: 714

Prof: Joselina Almeida Diniz Cardoso

Breve análise do filme SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

O filme retrata sobre um professor carismático chamado John Keating, e ex-aluno dessa instituição, um colégio conservador, onde tinha os 4 pilares essenciais na formação dos alunos: Tradição, Mérito, Honra e Discipina.

O que hoje em dia temos como os quatro pilares fundamentais na formação dos alunos: Aprender a conhecer, a conviver, a ser e a fazer.

A maioria dos professores possui métodos tradicionais e exigem rígida disciplina dos alunos.

O professor Keating representará a desmitificação de um professor da época, pois Keating é acessível ao seus alunos, possui autoridade em sala de aula sem os oprimir e sem deixar de ser engraçado. Constrói o conhecimento com os alunos por meio de métodos nada tradicionais.

O professor era querido pelos alunos pois os incentivava a desenvolver um pensamento autônomo e criativo e para isso foge dos métodos e esquemas tradicionais e isso com certeza causa uma boa impressão aos educandos. Isso os inspira a buscarem os seus sonhos. Os alunos começam a se reconhecer como indivíduos únicos, avaliando-se e se descobrindo ao longo da caminhada.

Mr. Keating é a figura que quebra totalmente com esse padrão rígido e fechado que os professores da academia Walton apresentam. Ousadia talvez seja a palavra que melhor defina.

O professor Keating procura estimular os alunos a olharem pra si mesmos e se refletirem sobre suas vidas. Sua visão é a de uma aula que ensine o aluno muito além do que a grade tradicional e estimule a capacidade dos estudantes de pensarem por si próprios. Seus métodos de ensino também são totalmente inovadores. Outro elemento que o destaca dos demais professores é a paixão pelo trabalho. Como já foi dito, os “métodos” são ousados, divertidos e tocam os alunos facilmente.

A visão do professor que se passa é de que a ousadia e a preocupação com o lado humano dos alunos são muito mais eficientes do que as formas tradicionais do mérito e medo.

                               

  1. Inicie sua Análise Reflexiva apresentando o papel ideológico  da escola considerando o padrão da época, de ordem, disciplina e coibição da expressão e valorização de pensamento.

R: O tradicionalismo pode atar professores e alunos a um modelo educacional muito restritivo que pouco prioriza a expressão, a criatividade e a liberdade de pensamento. Então o educador deve ter coragem de inovar nos modos de construção de conhecimento, de estimular a capacidade criadora e autônoma dos alunos, de quebrar com os padrões viciosos pouco produtivos dentro do sistema escolar e acima de tudo estar atento as marcas (tanto positivas e negativas) que pode deixar na formação e na vida dos alunos.

  1. A academia segue o sistema tradicional de educação. Complete sua análise com uma comparação entre os quatro pilares valorizados na época e os 4 nos dias atuais.

R: Honra – é estabelecido na forma de punições. Um estudando sem honra não merece estudar em tal escola, assim ele é expulso, aí aos poucos a honra desse aluno vai ser formada.

Tradição – é algo particular das escolas, as vezes implantada na mente dos alunos, mas outras vezes ignoradas.

Excelência – é estabelecida para a boa reputação da escola.

Disciplina – é conquistada em sala de aula. Dependendo do professor.

Já nos dias atuais os quatro pilares são:

Aprender a conhecer: é necessário tornar prazeroso o ato de descobrir, compreender, construir e reconstruir o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com