TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Por:   •  22/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

O filme se passa na escola Welton, considerada a melhor escola preparatória dos EUA. Uma escola tradicionalmente rígida em seus métodos de ensino e educação, que se baseava em 4 pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.

Professor John Keating, antigo aluno do colégio, fora convidado a dar aulas de Poesia.

John Keantig, embora tenha sido formado na escola, tinha uma proposta de ensino baseada na sua própria vida. Ele dizia que a educação deveria se confundir com nossa vida.

Suas aulas tinham como objetivo mostrar aos alunos que deveriam ter um olhar diferente, próprio e não ficarem presos a modelos e costumes.

Em uma de suas aulas, pediu que os alunos subissem sobre suas mesas, para exemplificar que deveriam ter um olhar diferente, próprio e terem sua própria voz.

Os rapazes tomaram conhecimento de uma sociedade chamada “Sociedade dos Poetas Mortos”.em que o professor Keating, quando aluno, participava às escondidas numa gruta próxima a escola, onde discutiam livremente sobre poesias, onde exercitavam seus livres pensamentos.

Suas propostas de ensino fugiam do paradigma estabelecido pela tradicional escola.

Keating se utilizava de outros espaços físicos da escola para ensinar. Certo dia, distribuiu pedaços de papel, onde estavam escritas frases de otimismo. Os rapazes deveriam lê-las com entusiasmo e chutarem forte a bola ao gol, fazendo com que se sentissem poderosos.

Em uma outra, pediu que andassem pela quadra, fazendo-os verem que todos caminhavam com passos idênticos. Pediu que parassem e caminhassem cada um no seu ritmo, encontrando sua própria maneira de caminhar.

Neil, era um aluno que tinha o teatro como paixão, porém seu pai não admitia tal escolha. Sentindo-se oprimido, o rapaz tira sua própria vida com um tiro de revólver.

A diretoria da escola, demite John Keating, responsabilizando-o pela morte do rapaz, alegando que suas idéias incitavam os jovens a se rebelarem.

Porém os jovens rapazes demonstram que seus ensinamentos ficarão presentes em suas vidas, na última cena em que Keating entra na sala de aula para buscar seus pertences e os alunos sobem em suas carteiras, contrariando o diretor.

Este filme mostra extrema importância do papel do professor perante os alunos, pois como educador, deve estimular a formação dos cidadãos, e mais; que sejamos críticos, criativos e pensadores.

A grande lição da historia é o lema ‘Carpe Diem’ como uma nova visão de vida. ‘Aproveite seu dia, colha logo seus botões de rosas’.

Referências bibliográficas:

Filme – Sociedade dos Poetas Mortos

Drama de 1989 de Peter Weir com Robin Williams

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com