TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  5/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA-SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.

POSTAGEM 3 ATIVIDADE 2

A IMPORÂCIA DO TRABALHO INTEGRADO ENTRE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.

NEUMA ALVES DE OLIVEIRA RA: 1909957

SILVÂNIA TENÓRIO                 RA:1907983

POLO PAULÍNIA

2021

Supervisão Escolar e Orientação Educacional

A importância do trabalho integrado entre supervisão e orientação educacional.

Uma escola voltada para o pleno desenvolvimento do educado valoriza a transmissão de conhecimento, mas também enfatiza outros aspectos: as formas de convivência entre as pessoas, o respeito às diferenças, a cultura escolar.

(Progestão,2001, P45).

De tal sorte que o processo de planejamento de uma escola vê-se como mecanismo de fortalecimento de sua autonomia e, para tanto, deve ser conduzido pela equipe escolar, a partir de sua realidade, fundamentado em fatos e dados com foco na aprendizagem dos alunos. O plano corresponde ao documento que registra aonde chegar, como chegar, quando chegar e com que recursos.

SITUAÇÃO PROBLEMA

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação das atividades, planejar e levantar a situação atual, estabelecer o que se deseja mudar e organizar a ação futura.

Esboça a situação futura a partir da atual.

Prevê: o que, como, onde, quando, porque se quer realizar. Garantir objetividade, operacionalidade, funcionalidade, exequibilidade, produtividade e continuidade da ação. O desenvolvimento da escola é um processo gerencial de planejamento estratégico desenvolvido pela unidade escolar.

Apresentar objetivos e melhoria de qualidade de ensino, a busca da eficiência e eficácia no sistema de ensino, o exercício da autonomia da escola na resolução de seus problemas e realização de suas aspirações.

Podemos observar que no ambiente escolar encontramos muitas barreiras e dificuldades que precisam ser resolvidas. São:

  • Professores desmotivados
  • Alunos com baixo rendimento e indisciplinados.
  • Projeto pedagógico ainda em construção e sendo elaborados sem participação coletiva.
  • Relação com a comunidade apenas quando há necessidade de resolver aspectos burocráticos e solicitar materiais para festinhas da unidade.

JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO

Capacitar a escola para construir, programar e avaliar o seu projeto pedagógico. Propiciar uma educação de qualidade e exercer sua autonomia pedagógica. Ao exercer essa autonomia, a escola, consciente de sua missão, programa um processo compartilhado de planejamento e responde por suas ações e seus resultados. Essa autonomia construída objetiva ampliar os espaços de decisão e participação da comunidade atendida pela escola, criando e desenvolvendo instâncias coletivas.

PÚBLICO ALVO.

Alunos, professores, gestores, funcionários e representantes da comunidade local.

OBJETIVO GERAL

Atingir a qualidade social para todos e cada um dos alunos, garantindo de forma sistemática e apropriação do conhecimento e desenvolvendo as diversas habilidades, para o desenvolvimento integral e assim resolver conflitos individuais, de grupos e coletivos alicerçada em valores éticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Distinguir a autonomia legal, da autonomia construída pelos sujeitos de sua escola.
  • Propor a elaboração do projeto pedagógico a partir da sua realidade escolar.
  • Justificar a importância do trabalho coletivo na construção do projeto pedagógico.
  • Conceituar projeto pedagógico.

ATIVIDADES

  • Acompanhar o desenvolvimento dos conteúdos e projetos planejados pelos coordenadores e professores.
  • Sugerir a equipe pedagógica, alternativas de atividades que favoreçam na melhoria na aprendizagem, principalmente nos aspectos observados como dificuldade.
  • Estimular a iniciativa do docente em buscar novos recursos de ensino.
  • Coletar, analisar e divulgar os resultados de desempenho dos alunos visando à intervenção pedagógica necessária.
  • Estimular a criatividade do coordenador e do docente no ato de ensinar, para que possam cumprir a rotina em sala de aula.
  • Propor juntamente com a Direção da Escola e Coordenadores Pedagógicos a implantação e implementação de medidas e ações que contribuem para promover a melhoria da qualidade de ensino e o sucesso escolar dos alunos.
  • Contribuir para que as famílias tenham mais acesso à escola, participando de atividades recreativas e sociais desenvolvidas na escola.

AVALIAÇÃO

O orientador deve trabalhar com os alunos para observar e ajudar na solução das suas dificuldades escolares e comportamentais. Com família na colaboração da comunidade do aluno com a escola, ser uma ponte entre aluno e a comunidade, trabalhando não apenas na escola, mas também no acompanhamento familiar.com os professores dando suporte e motivação necessária para que suas atividades sejam desenvolvidas com sucesso e precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com