TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  2/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

  

CURSO DE PEDAGOGIA PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO

PEDAGÓGICA– SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

 

 

 

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

 

 

 

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO- LENDO EM CASA E EM FAMÍLIA

 

 

 

      Edna de Oliveira Santos Soares

           RA: 1952354

 

 

Polo de Cristalina-GO

2021

         

  • Tema: Lendo em casa e em família

 

  • Situação Problema: Existi uma dificuldade de ensino e aprendizagem nas aulas online, já não é fácil ensinar em sala de aula e alguns alunos em aprender em sala, contudo a pandemia dificultou mais ainda as coisas, os alunos em casa com mais distrações, professores em casa com mais tarefa, dificuldade de lecionar e aprender dificulta a relação professor aluno propomos um projeto que ajude ambos, contamos com a ajuda dos pais para tal compromisso. Pela necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que muitas decisões dentro do espaço escolar precisam ser compartilhadas com todos. Sendo que o projeto político pedagógico foi elaborado em cima desta ideia e será contemplado nela.

 

  • Justificativa e embasamento teórico: Elaborar um projeto que ajude os professores, alunos e família a se desenvolver nas aulas online, com isso ajudar a criar aulas mais flexíveis para ambos. Professores com aulas mais criativas para chamar atenção dos alunos, alunos com mais desempenho com a ajuda dos familiares e as aulas mais simples, porém com mais eficácia, alunos a utilizar o que há disponível em casa para facilitar a vida dos alunos e pais que estão em quarentena, para desenvolver a leitura e escrita dos alunos de maneira prática e lúdica.

 

 

 

  • Público alvo: Do primeiro ao quinto ano.

 

 

  • Objetivos: Elaborar um projeto na qual os professores tem mais contanto com os pais e flexibilidade de ensino remoto, e os alunos ficarem mais atentos às aulas através de atividades lúdicas que vão contribuir no processo de alfabetização.

Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;

-Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;

-Ressaltar a importância da afetividade na escola, família e em casa;
-Trabalhar o lógico – matemático, lingüístico e produção de textos coletivos;
-Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola) e regras em casa;
-Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
-Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
-Valorizar a família.
-Resgatar costumes e tradições da família, através de histórias.
-Conhecer a origem da família de cada um.
-Promover bate-papo agradáveis e proveitosos para que os pais sintam-se estimulados a participar cada vez mais do processo educativo de seus filhos.

  • Percursos Metodológicos:

* Leitura de livro textos em PDF.

* Dinâmica; brincadeiras elaboradas para a família toda.

* Produções de texto; histórias contadas pela família.

* Encontros; via Google Meet.

* Palestras; dinâmicas e divertidas.

     * Exposições; de galeria de fotos dos grupos.

.

  • Recursos: Livros literários e informativos, fantoches, cartazes, desenhos, filme com legendas, histórias em quadrinhos, ilustrações, televisão, vídeos diários, livros texto adequado para toda família

 

 

  • Cronograma: O projeto levará dois meses e iremos dividir em cinco passos para ficar mais organizado para facilitar para as professoras, alunos e pais.

 

-Primeiramente iremos realizar uma reunião com os professores e pais para ressaltar os pontos fortes e trabalhar os pontos fracos. Aulas remotas não são fáceis de realizar alguns professores estão com dificuldade de realizar suas aulas, alunos com dificuldades em aprender e pais com mais dificuldade de passar para os filhos apoio e tempo para ajudar com as aulas.

 

-Segundo passo; uma reunião com os pais dos alunos para identificar qual melhor horário para a execução do projeto, pois é de suma importância a participação de todos os alunos.

 

-Terceiro passo; uma aula com os alunos bem extrovertida com contrações de história, livros de história clássicas, musicalização infantil e ditado. Tudo isso para avaliar cada aluno e pais no desenvolvimento de leitura e escrita.  

 

-Quarto passo; Preparação do projeto leitura em casa e em família. Vamos organizar e dividir grupos de alunos de cada sala com mais dificuldade de aprendizagem na leitura e trabalhar individualmente com ajuda dos pais em cada dificuldade.  

 

-Quinto passo; Preparação do material que vai serão utilizados (gibis, livros de história, jogo de memória, revista de pontilhado, musicalização infantil e etc.)

 

  • Avaliação e produto final: Será feitas avaliações todas as semanas para ver o desempenho dos alunos junto a família e das professoras que serão avaliadas individualmente e em trabalho em equipe. A cada sexta-feira realizarei uma vídeo-chamada com os alunos junto a família e as professoras, tomaremos a leitura e ditado para acompanhar de perto o desenvolvimento de aluno, pais e professor.

Ao final do projeto sugerir para as professoras uma lembrancinha para ofertar para os alunos e pais pelo desempenho de cada, já para as professoras irei presentear com uma linda flor e um painel de gratidão uma forma de demostrar afeição pelo trabalho feito.    

 

 

 

Painel de bom trabalho Professor

Ideias de lembrancinhas você é 10

 

[pic 2] 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (428.3 Kb)   docx (282.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com