TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade atual pede uma escola mais criativa, que ajude a desenvolver a solidariedade, a colaboração

Por:   •  21/11/2017  •  Dissertação  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

 [pic 1]

 

 

UNIP, TABOÃO DA SERRA-SP

 

 

 

2017 

 

A sociedade atual pede uma escola mais criativa, que ajude a desenvolver a solidariedade, a colaboração, o empreendedorismo – elementos capazes de produzir sentido em meio às mudanças da modernidade. É fato também que de tempos em tempos, aparece uma nova ferramenta com a promessa de revolucionar o ensino – isto foi visto com os laboratórios de informática, reforma curricular, PNE (Programa Nacional de Educação), PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), tablets, livros digitais, entre outras propostas que ainda apresentam pouca efetividade. Em sua opinião e a partir da palestra “Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas”, o que leva a esta pouca efetividade das propostas de integração das Tecnologias e metodologias ativas ao aprendizado? Existe resistência à implantação destas abordagens? Como preparar o educador para esta nova realidade? Aproveitem e contem suas experiências sobre o tema.

Quando falamos em estilos de aprendizagem e metodologias ativas parece ser fácil para se adequar e disponibilizar um material didático com métodos de aprendizagem direcionada para cada aluno, porém sabemos que no dia a dia é um pouco mais complicado. Em uma sala de aula podemos encontrar diferentes formas de aprendizagem sendo assim mais complicado para aplicar um conteúdo que a grande maioria entenda. Nesse caso o professor tem que se adequar e tentar implantar as metodologias na atividade sendo ela de registro ou não, sendo claro e objetivo com atividades que despertem o interesse e curiosidade dos alunos.

Existe resistência à implantação destas abordagens?

Sim.

O que podemos perceber na maior parte das escolas brasileiras é que os professores ainda têm uma certa resistência para implantar a tecnologia em sala de aula. Pode ser até mesmo falta de preparo para instruir o aluno, infelizmente ainda encontramos muitas pessoas com dificuldades em tecnologia. Mas pouco é feito com os professores para mostrar quais as melhores formas e caminhos para implantar os recursos tecnológicos no processo de ensino.

Como preparar o educador para esta nova realidade?

A primeira mudança tem que vim do professor, o indivíduo tem que estar com a cabeça aberta para uma nova fase. Acredito que um curso de capacitação ajudaria muito, mas não é o principal, hoje em dia tem diversos cursos gratuitos na internet e vídeos explicativos.se o educador for comprometido isso pode até ajudar em sua didática, até porque é dever do educador ser criativo e dinâmico sempre buscando novas formas de aprendizagem e como aplica-las

Aproveitem e contem suas experiências sobre o tema.

Vejo muitos educadores que não buscam algo novo para propor em sala de aula, algo para estimular a criatividade e curiosidade dos alunos. Estamos vivendo em um mundo onde a cada dia que se passa a tecnologia se sobrepõe, pensamos na tecnologia como algo ruim, mas a tecnologia sendo bem utilizada pode ser de grande ajuda para a ensino. Devemos procurar coisas novas que agreguem e nos ajude a ser mais dinâmicos e criativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com