TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade dos Poetas Mortos

Por:   •  27/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

Questões sobre o capítulo do livro

 A. Na gestão democrática todos participam das decisões escolares, alunos pais e professores são livres para dar seu parecer sobre as aulas e gestão de sua escola.

Já a gestão autoritária é um método antigo e de certa forma opressor onde o diretor é o único a ditar as regras e no caso de descumprimento da mesma são aplicadas severas punições.

 B. A gestão democrática tem como característica a participação da maioria nas decisões escolares, pais, alunos professores e comunidade, nela o diretor funcionam como um mediador entre as opiniões e não como um ditador de regras, estipulando assim metas em conjunto e estimulando o interesse pela educação.

C. Na gestão democrática o gestor exerce o papel de líder democrático na coordenação dos processos pedagógico e educativo. Sua função é media e implementar às ações e  decisões compartilhadas na escola, promovendo assim participação da comunidade na vida escolar e  na consolidação de uma escola focada no sucesso e bem-estar do aluno. Na gestão democrática todos participam e estipulam metas coletivas.

Já na gestão autocrática apenas o diretor dita as regras, sem qualquer participação do grupo ele determina qual a tarefa que cada um deve exercer. O gestor tende a ser dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. Professores, alunos e ate mesmo os pais sentem se oprimidos e sem a menor autonomia.

Questões sobre o capítulo do livro

A. Já no inicio do filme Sociedade dos poetas mortos há uma demonstração de gestão autoritária, onde o diretor fala sobre os quatro pilares da educação que é tradição, honra, disciplina e mérito, assim com as aulas que são repetitivas, reprimindo qualquer tipo de interrupção dos alunos.

Outra demonstração de sua gestão autoritária é a demissão do professor Keating, que contrariava seus métodos.

B.O professor Keating, ensinava os seus alunos, a terem opinião própria, e pensar por se, ele estimulava seus alunos a aproveitar suas vidas e viver os seus sonhos, seu método de ensino era um exemplo de gestão democrática onde a relação aluno e professor aparece de maneira bem clara e espontânea, procurando explorar dos seus alunos sua capacidade máxima de aprendizagem. Por conta dos seus métodos inovadores o professor Keating perdeu o seu emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com