TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese Piaget

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

De acordo com a discussão apresentada no texto : O Homem e a Cultura, responda as questões abaixo:

1- Como Leontiev explica o processo de hominização ?

R: O processo de hominização é a evolução biológica que resulta na espécie humana, a hominização resultou da passagem à vida numa sociedade organizada na base do trabalho; que esta passagem modificou a sua natureza e marcou o início de um desenvolvimento que, diferentemente do desenvolvimento dos animais, estava e está submetido não às leis biológicas, mas as leis socio-históricas.

2- Conforme Leontiev , os animais se adaptam a natureza , como essa relação ocorre em relação aos homens?

R: A relação do homem com a natureza, se faz com o objetivo de modificá-la e adaptá-la as necessidades sócio-históricas.

3- Que tipo de importância Leontiev dá à educação relacionando-a ao desenvolvimento humano?

R: A educação detém um papel de fundamental importância nessa formação do ser dos homens, o movimento da história só é, portanto possível com a transmissão, às novas gerações, das aquisições da cultura humana, isto é, com educação. (Caso não haja educação as máquinas deixariam de funcionar, os livros ficariam sem leitores, etc).

4- Explique a seguinte afirmativa : O processo de humanização não está dado a priori para o indivíduo quando ele nasce?

R: Podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser um homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade. É preciso ainda adquirir o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana, ou seja, os indivíduos, como integrantes da espécie humana, apresentam características biológicas comuns, e sua transmissão se dá por meio da hereditariedade genética (nasce pertencente a espécie Homo Sapiens). Todavia, o seu pertencimento ao gênero humano não lhe é dado por herança genética, mas sim por um processo histórico-social.

5- “Se o nosso planeta fosse vítima de uma catástrofe que só pouparia as crianças mais pequenas e na qual pereceria toda a humanidade adulta, isso não significaria o fim do gênero humano, mas a história seria inevitavelmente interrompida” (LEONTIEV 1978,p.18). Baseando-se em quais pressupostos/fundamentos o autor faz essa afirmativa?

R: Com base nos pressupostos de que o movimento da história só é, portanto possível com a transmissão, às novas gerações, das aquisições da cultura humana, isto é, com educação. O sentido do mundo humano não se encontra na carga genética da espécie humana, o sentido das palavras, das máquinas, enfim da mundanidade, é resultado da cultura humano-social, que deve ser preservada e transmitida a todos os indivíduos.

6- Explique a seguinte afirmativa “ Se um ser inteligente vindo de outro planeta visitasse a terra e descrevesse as aptidões físicas , mentais e estéticas, as classes morais e os traços do comportamento de homens pertencentes às classes e camadas socais diferentes ou habitando regiões e países diferentes , dificilmente se admitiria tratar-se de representantes de uma espécie . (LEONTIEV 1978,p.274 ) .

R: Leontiev explica que a unidade da espécie humana parece ser praticamente inexistente não em virtude das diferenças de cor da pele, da forma dos olhos ou de quaisquer outros traços exteriores, mas sim das enormes diferenças nas condições e modo de vida. Esta desigualdade entre os homens não provém das suas diferenças biológicas naturais, ela é produto de uma desigualdade econômica, etc.

LURIA, A. R. Curso Geral de Psicologia Volume 1

Roteiro de questões do texto : A atividade Consciente do homem e suas raízes históricas

1- De acordo com Luria(1999), a atividade consciente do homem difere de acentuadamente do comportamento dos animais , no texto o autor sintetiza essas diferenças em três traços fundamentais que marcam a atividade consciente humana. Cite e explique quais são esses 3 traços.

R: 1 - O primeiro desses traços consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com