TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TERRA DE ENCANTARIA E DE POESIA: A ARTE E A CULTURA CODOENSE

Por:   •  3/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 11

RELATORIO PARCIAL

TERRA DE ENCANTARIA E DE POESIA: a arte e a cultura codoense

Codó (MA)

2018

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO E DA EQUIPE
  1. Identificação do Projeto

Título do projeto

TERRA DE ENCANTARIA E DE POESIA: a arte e a cultura codoense.

Professor (a) orientador (a)

Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra

Departamento / Curso

Curso de Administração

Centro

Centro de Estudos Superiores de Codó – CESCD/UEMA

Município de atuação do projeto

Codó - MA

  1. Equipe Executora

Nome

Centro

Função no Projeto

01

Deuzimar Costa Serra

CESCD/UEMA

Orientadora

02

Carlos Wellington Soares Martins

CESCD/UEMA

Coordenador

03

Adriana Pereira da Silva

UNABI/UEMA

Pesquisadora

04

Franciana de Sousa Silva

CESCD/UEMA

Pesquisadora

05

Marcelo Rocha Ferreira

SEMED/Codó

Colaborador

06

Pedriane da Silva Sousa

CESCD/UEMA

Apoio

07

Cristiane dos Santos Silva

CESC/UEMA

Bolsista

RESUMO

O relatório em epigrafe relata as principais atividades desenvolvidas no período de agosto/2017 a fevereiro/2018, do projeto de extensão intitulado: “TERRA DE ENCANTARIA E DE POESIA: a arte e a cultura codoense”. É uma iniciativa pioneira no sentido de aproximar universidade, cultura e poesia na cidade de Codó-Ma valorizando seus fazedores de cultura e envolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão e não se restringindo ao meio acadêmico, mas todos que tiveram interesse em participar das ações culturais e artísticas. Destacamos a parceria realizada com a Universidade Aberta Intergeracional (UNABI), na perspectiva de promover atividades com o bumba meu boi para cultivar e resgatar as raízes e identidade cultural maranhense e oportunizar momentos de integração entre gerações, envolvendo os idosos, filhos, netos e bisnetos. Em resposta a essas prerrogativas, definimos os seguintes objetivos: Apresentar os principais estilos de poesia e seus principais representantes por meio da realização de saraus poéticos e exibição de filmes; Oportunizar a interação entre o que é produzido em literatura, nesse caso específico poesia, na região objetivando uma maior aproximação entre universidade, sociedade e fazedores culturais; Incentivar a comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos) a escreverem suas poesias e que os mesmos a recitem durante as atividades culturais com vistas a descobrir e/ou revelar possíveis talentos na universidade; Criar e utilizar as redes sociais como facebook e instagram como forma de mediar e oportunizar o debate e feedback durante toda a execução do projeto; Promover atividades culturais para que  a sociedade entenda a universidade como um espaço plural que respeita as diversidades e possibilita um intercâmbio entre as artes. Desenvolvendo as seguintes ações culturais e artísticas: Saraus de Poesias, onde convidados como poetas e poetisas da região debateram com a comunidade acadêmica e sociedade geral como é ser poeta na contemporaneidade; Cine Poesia – Exibição de filmes de ficção e documentários que trataram da vida de poetas e poetisas e seu processo criativo e filmes que abordaram estilos poéticos e seus principais representantes; Boi Brilho das Gerações os participantes recitaram suas narrativas de vida através de poesias e ensaios para  apresentações do Boi Brilho das Gerações nas festas juninas.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO1
  2. REVISÃO DE LITERATURA4
  3. METODOLOGIA4
  4. RESULTADOS12
  5. CONCLUSÃO16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS17

  1. INTRODUÇÃO

A universidade é concebida por meio de sua tríade (ensino, pesquisa e extensão) onde atua em seu meio social com vistas não só a formação de profissionais para o mercado de trabalho, como também transformando-se em um espaço que possibilite a formação crítica e humana valorizando por exemplo as artes e manifestações artísticas.

Desse modo, entende-se que apenas os conteúdos formais não são os únicos determinantes para uma formação plural, humana e que respeite a diversidade, faz-se necessário uma aproximação maior com o que se produz e vivencia em cultura.

Com vistas a oportunizar este estreitamento de laços entre universidade e cultura que apresentamos o relatório parcial das atividades desenvolvidas do projeto de extensão intitulado: “Terra de Encantaria e de Poesia” que teve os seguintes objetivos: Colaborar na organização e orientação dos saraus e do cine poesia, desde a escolha do tema, convidados, organização do espaço e pesquisa sobre a temática a ser debatida; Participar dos ensaios e apresentação do Boi Brilho das Gerações.

Inicialmente é importante destacar uma iniciativa impar que está sendo trabalhar em parceria com a Universidade Aberta Intergeracional (UNABI), pois nos últimos anos, o idoso vem assumindo um papel relevante na sociedade brasileira. Apesar de todos os preconceitos enfrentados, essa categoria tem sido alvo de pesquisas nas ciências sociais, devido ao crescimento demográfico contínuo e acelerado dessa faixa etária, o que demanda novos estudos e ações. A importância de suas narrativas de vida incorporadas à toadas de Boi, tão peculiares do estado do Maranhão, só reforçaram o caráter poético da participação do grupo como atividade cultural. Nesta direção, enfatizamos no viés da cultura, a importância do Boi Brilho das Gerações criado desde 2008, tem como objetivos gerais, Promover atividades com o bumba meu boi para cultivar e resgatar as raízes e identidade cultural maranhense; Oportunizar momentos de integração entre gerações, envolvendo idosos, filhos, netos e bisnetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com