TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRAJETORIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA NO BRASIL

Por:   •  3/10/2020  •  Dissertação  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 9

A TRAJETORIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA NO BRASIL

SERGIO JOSÉ DA SILVA[1]

Resumo:

 A educação brasileira teve forte influência do positivismo e do tecnicismo, levando à formação de indivíduos para exercerem o papel de meros trabalhadores manuais, atendendo aos anseios do mercado capitalista e desenvolvimentista. E em meio a esse contexto surgem os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, cujos princípios e conceitos buscam processos de formação nos sentidos humano, intelectual, social, político, etc., unindo ciência, cultura, educação e trabalho. Este texto tem o propósito de identificar os princípios e concepções, que estão contidos nos documentos oficiais e leis que regem os institutos. Através da visão da pedagogia histórico-crítica, aplicados na trajetória da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

Palavras-chave: Trajetória da Educação Brasileira, Educação Profissional e Tecnologia, Política Educacional.

Introdução

A educação no Brasil teve forte influência do positivismo[2] e do tecnicismo[3], levando á formação de indivíduos para exercerem o papel de meros trabalhadores manuais, atendendo aos conceitos do mercado capitalista e desenvolvimentista .E em meio a esse contexto surgem Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, cujos princípios e conceitos buscam processos de formação nos sentidos humanos, intelectual,social, político,etc., unindo a ciência , cultura, educação e trabalho.

Sabe-se historicamente, que a educação nunca foi prioridade para as classes populares e o conhecimento construído pela humanidade era apropriado pelas classes privilegiadas, deixando a classe desfavorecida desprovida de qualquer instrução. Houve–se uma  grande disputa entre a Igreja e o Estado sobre de quem seria o domínio da instrução. Nos tempos modernos a instituição escola tem sido um campo de disputas : por um lado  é um instrumento de controle social utilizado pela burguesia para conter as ações do operariado e, por  outro lado, serve para transformar cidadãos em pessoas críticas, socializando todo conhecimento historicamente construído e transgredindo a percepção de trabalho manual  e trabalho intelectual (OLIVEIRA; CAVALCANTE, 2014).

No decorrer da vida humana, a educação  torna-se  essencial para todas as classes, e  defensores dela ,de forma igualitária para todos que lutaram muito para se chegar na situação atual, em que se encaixam os Institutos de ensino hoje. A trajetória das políticas educacionais, influenciadas pela concepção neoliberal, principalmente nos anos de 1990, trouxeram mudanças tanto  nos currículos (desenvolvimento de competências e habilidades do estudante)  para que conseguisse atendera as novas demandas da produção  (flexibilidade,descentralização), quanto o trabalho do professor e na gestão  das instituições de ensino.

Os primeiros passos para educação profissional no Brasil deram-se a partir de  1809 (Colégio das Fabricas),seguindo em 1816( Escola de Belas Artes),1854( Asilos da Infância dos Meninos Desvalidos),1861(Instituto Comercial do Rio de Janeiro)-Século XIX,1940(Casas de Educadores e Artífices) século XX e ainda no século XIX , 1858 surgiram os Liceus de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro,Salvador,Recife,São Paulo,Maceió e Ouro Preto (MOURA, 2007, p. 5). Todas essas instituições tinham caráter totalmente assistencialista, sempre visando a formação  de trabalhadores para os setores da economia  que estavam se desenvolvendo, ou retirar meninos desvalidos  das ruas e impedir que eles atuassem contra os  bons costumes da sociedade.

Durante o período de desenvolvimento, devido á segunda guerra mundial a economia brasileira teve um crescimento no setor industrial, que demandou novos tipos de trabalhadores, forçando o governo a dar um retorno á sociedade.Visto isto surgiram diversos Decretos-leis  que serviriam para  normatizar a educação. Assim, a educação no brasil ficou dividida entre básica e superior. Em 1948 começou a ser discutida a primeira LDB – Lei Diretrizes e Bases  da Educação  Nacional, que entra em vigor somente no ano de 1961. Os anos de 1964 a 1985 são definidos pela modernização da estrutura produtiva através do endividamento externo do país. Em acordo com tal momento histórico, a LDB de 1971 traz, compulsoriamente, a alteração dos currículos de segundo grau para técnico-profissional, sob a urgência de formar técnicos (BRASIL, 2010, p. 10).

Moura (2007, p. 12) confirma tal situação, citando que no período da Ditadura Militar, essa reforma foi efetuada pela Lei nº. 5.692/71, transformando o ensino médio em profissionalizante, tanto na esfera pública como na privada. Ainda assim, em 1978 surgiram os primeiros Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs, advindos das escolas técnicas e agrotécnicas), oferecendo cursos técnicos e superiores de altíssima qualidade – todos financiados pelo governo e com muita concorrência para conseguir uma vaga. Mas o que exigia esse nível elevado de formação era o padrão de produção, para que formassem engenheiros e tecnólogos, reafirmando-se o vínculo com o mundo produtivo (BRASIL, 2010, p. 10). Gennari (2001, p. 32) mostra que a partir de 1980 o mundo entra na chamada globalização (crescimento das telecomunicações, informática, microeletrônica), onde a tecnologia conquista seu espaço na área industrial.

Entretanto, o crescimento esperado não foi atingido, fazendo com que o planejamento de formar técnicos em  grande escala fosse diminuído. Com isso em 1982 cria-se a Lei n°. 7.044/82, onde a obrigatoriedade do ensino médio profissionalizante deixa de valer, mudando para a forma facultativa, nas duas esferas (privada e pública). Ainda em Moura (2017, p. 11), em 1990, após o advento da nova Constituição Federal Brasileira de 1988, foi aprovada uma nova LDB – Lei nº. 9.394/96, última lei em vigor , na qual novamente o ensino profissional ficou separado do ensino básico. Mas o governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso efetuou outro golpe na educação, com o Decreto nº. 2.208/1997, no qual obrigava a separação de ensino médio integrado ao técnico, oferecendo somente duas formas: concomitante, onde o aluno poderia estudar o médio em uma instituição e o técnico em outra, com duas matrículas; e subsequente, onde o aluno faz o técnico após sua formação no médio.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a partir de 1995 as instituições federais de educação buscavam mudanças; objetivavam uma reforma curricular com um novo modelo de pedagogia, alinhando as políticas e ações ao cenário da época e também às demandas sociais locais em que estavam inseridos, incluindo os anseios e aspirações da população em sua lógica de trabalho (BRASIL, 2010, p. 12).

Em 2003, na gestão do governo de Luís Inácio Lula da Silva, este derruba o decreto anterior com o Decreto nº. 5.154/2004, devolvendo a possibilidade de integração do ensino médio ao técnico, mantendo as formas concomitante e subsequente também. Ainda neste governo, em 2008 a Rede Federal foi reorganizada em Institutos Federais, oferecendo cursos de ensino médio integrado ao técnico, cursos de graduação e cursos de qualificação profissional, mantendo a tradição de qualidade e a alta procura pela população, todos de forma gratuita e regidos pela Lei nº. 11.892/08 – Lei de Criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. (MOURA, 2007, p. 18). O governo previa o estabelecimento de uma política educacional profissionalizante, com forte presença do Estado nas regiões e colocando a educação como um direito e um projeto de sociedade que apoie uma inclusão social emancipatória (BRASIL, 2010, p. 14).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (195.9 Kb)   docx (578.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com