TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia e Sociedade

Por:   •  12/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Tutor: Jorge Rivelino

Aluno: Hualter Ildes Martucheli Souza

RGM: 18527965

Título da Unidade: Tecnologia e Sociedade

Atividade Reflexiva

As aulas de ciências no ensino fundamental têm como um de seus objetivos, ensinar os conhecimentos científicos por meio de metodologias diversificadas, de forma contextualizada e atrativa.

           Essa aula teve como objetivos o entendimento dos alunos aos seguintes temas: Caracterizar ondas eletromagnéticas; compreender aspectos fenomenológicos envolvidos; associar as características ondulatórias da luz para estabelecer e compreender o espectro eletromagnético; descrever as interações entre os aparelhos de comunicação; produção de textos envolvidos. Entre os tipos de produção solicitados aos estudantes, fizeram relatórios-síntese; realizaram pesquisas, exposição oral e participaram de discussões.

Para dar início a aula coloquei uma situação problema foi o seguinte questionamento de algo que esta extensamente presente no cotidiano, porém a maioria dos alunos não compreende como uma anda eletromagnética é produzida, como as informações são transmitidas e captadas pelo aparelho eletrônicos que os cercam, perguntei se os alunos sabiam como se dá todo esse processo de transmissão e todos responderam que não sabiam, e em seguida fiz uma breve explicação de como ocorria essa processo,  e fiz a seguinte pergunta, para dar inicio ao experimento, podemos interferir nesse transmissão, bloqueando? Isso é possível?

           Estavam 15 alunos presentes no dia e em seguida foram apresentados ao material do experimento, 2 telefones celulares; papel alumínio; 1 rádio de pilha. Em seguida explicando como funcionaria o experimento, de acordo com as instruções da atividade. Foram separados em dois momentos a aula de Óptica geométrica e Óptica física. Lembrando que antes do inicio do experimento foi dada uma aula caracterizando cada óptica.

Inicialmente os alunos colocaram os celulares em uma mesa, e um ligou para os dois celulares e os mesmos tocaram, e aproveitei o momento para perguntar por que somente aqueles dois celulares estavam tocando? E explique que sobre a frequência de onda e comprimento de onda  e que cada onda tem a sua identidade que no caso seria o número de cada telefone, em seguida pedi os alunos para embrulharem os celulares em papel alumínio, e pedi para que eles ligassem novamente para o celulares que foram blindados com o papel alumínio, e para a surpresa dos alunos os celulares não tocaram, repetiram o experimento usando um a rádio de pilha que estava sintonizado em uma rádio e quando foi blindado o radio começou a chiar e perdeu o contato com a sintonia, fiz o seguinte questionamento para alunos, por que isso aconteceu com ambos e foi solicitado a confecção de um relatório para tentar explicar o que foi feito em sala de aula, logo após o termino dos relatórios todos leram e apresentaram o que foi escrito, e aprofundamos mais o conceito de ondas eletromagnéticas e suas diferentes interações com os mais diversos matérias, como por exemplo plásticos e vimos que o resultado não era o mesmo.  

Enfim os alunos conseguiram entender que no cotidiano dele a ideia de onda eletromagnética, como ela é produzida, como as informações são transmitidas e captadas pelos aparelhos que os cercam durante o dia a dia, e atividade logrou êxito.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com