TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tendência Progressista Libertária

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  4.358 Visualizações

Página 1 de 10

Escola estadual Vinicius de Moraes

Tendência Progressista Libertária

Naviraí  2012

Tendência Progressista Libertária

Aline Tetsue Nakahara

Ana Maria

Beatriz Abrantes

Raiane

Silvia

                                                                  Naviraí  2012

Introdução

As Tendências Pedagógicas podem ser entendidas como pressupostos pedagógicos que caracterizam uma determinada linha pedagógica adotada pelo professor em sua prática, ou seja, são criadas em função dos objetivos, propostas educacionais, prática e postura do professor, metodologia, papel do aluno, dentre outros aspectos.

Dividida em três partes: tendência progressista libertadora, libertaria e histórico critica. Libertaria é a qual vamos aprofundar os estudos.

A tendência progressista libertária trabalha na transformação do aluno no sentido libertário e autogestionario, como forma de resistência ao estado. Tem por metodologia a livre expressão, os conteúdos são colocados pra o aluno, mas não sao exigidos.O professor é um conselheiro, que esta a disposicao do aluno.Em educação artística abrange aspectos contextualistas. Libertação de opressões, revelações de emoções, libertação de impulsos.

Tendência Progressista Libertária

      A educação na pedagogia libertária ocupa um lugar no pensamento e na pratica anarquista, sua preocupação é formar homens livres e conscientes, capaz de fazer uma revolução na sociedade. Na  educação o seu objetivo  é combater a ignorância, a miséria, e o preconceito, formando homens autônomos, críticos e que gostem da liberdade. Os libertários questionam todas as relações de opressão.

      O  pensamento libertário é critico quando de trata de poder em situações educativas, é totalmente contra ao outoritarismo e ao despotismo. O autoritarismo na pedagogia libertaria significa recuperar qualquer procedimento a obediência ou relações opressivas. Com outras palavras ela é educada pela liberdade ou para liberdade.

       No Brasil pedagógica libertária foi de grande importância para a educação dos trabalhadores imigrantes, como os italianos, espanhóis e portugueses que trabalhavam nas lavouras de café no lugar dos escravos.Além disso, os princípios pedagógicos da educação libertária foram os únicos parâmetros para a contestação da pedagogia tradicional que, naquele momento, imperava soberana nas escolas e nos gabinetes, bem como nas mentes de autoridades, de pais e de professores. A pedagogia libertaria esta associada ao movimento operário, às primeiras organizações dos trabalhadores e a ação anarquista e com o estado, a igreja e o capitalismo. Nas primeiras décadas do sec. XX aproximadamente  os sindicatos dos operários criaram espaços necessários para o desenvolvimento dessa pedagogia; critica as instituições formais, a educação oficial ou religiosa.ela se desenvolve nas escolas operarias, moderna, universidade popular, onde as experienciais fundadas na pedagogia libertaria tem como objetivo formar um novo homem a uma nova sociedade.

      Nos anos 20, o ideário comunista fortalecido pela vitoria Russa, passa a disputar o domínio com os libertários e se imponha a frente as classes dirigentes. Aliados ao movimento comunista, a criação de uma legislação sindical e legalização dos sindicatos durante o governo Vargas, reduz drasticamente a influencia do pensamento libertário.

      A pedagogia libertaria tinham por base o respeito à liberdade, à individualidade, à expressão e ao pensar da criança. Esta metodologia seguia os princípios da coeducação de sexos, coeducação de classes, do ensino racional, antiautoritário e integral e a formação do ser moral.

Experiências pedagógicas fundadas no pensamento libertário:

Liberdade: entendida como meio e fim, a liberdade é intrínseca a pratica libertaria. Não se trata da liberdade em abstrato no sentido liberal, mas da liberdade construída socialmente e conquistada nas lutas sócias.

Antiautoritarismo: essencial a pratica pedagógica libertaria. A ideia chave subjacente a este conceito é que não é possível combater o autoritarismo e a opressão presentes no estado, família, escola etc... que formam homens livres, e não se homens livres através de métodos autoritários.

Educação integral: os educadores libertários  recusam a ciência e o saber especializado, mas advogam que, antes, o processo educativo se concentre na formação plena (dimensões física, intelectual e moral), que não separe o saber do saber fazer, isto é, que não se fundamente na divisão entre ação e pensamento (trabalho braçal e intelectual).

Autogestão: A Pedagogia Libertária enfatiza que os recursos no processo educacional devem ser controlados e administrados pelos diretamente envolvidos e pela comunidade. Isto significa superar a dicotomia Estado/Sociedade e colocar a educação sob controle da sociedade/comunidade.

Autonomia do individuo: O processo educativo pedagógico centra-se no educando, com pleno respeito aos estágios do seu desenvolvimento e o estímulo para que ele tome o próprio destino em suas mãos. O educando não é tratado como objeto (meio), mas enquanto sujeito e fim em si mesmo.

ex: A educação libertária pressupõe a busca da coerência entre o falar e o fazer (discurso e ação): os exemplos educam e falam mais do que as palavras; portanto, o educador deve estar sempre aberto a aprender, a se educar, a reconhecer os erros e dar o bom exemplo, a ser coerente em relação aos meios e fins, a teoria e prática; trata-se de, para além de assumir o pensamento anarquista, teratitude, uma ética e um modo de ser anarquistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com