TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIÃO ENTRE ESCOLA FAMÍLIA E SOCIEDADE

Por:   •  26/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

A UNIÃO ENTRE ESCOLA FAMÍLIA E SOCIEDADE

Andréa Luisa Rodrigues

Luana da Silva Gomes

Sheron Caroline Machado Marmitt

Tatiana Hoffmeister Silveira

                                                                               Professora Amanda Moreira Menes Orth

  1. INTRODUÇÃO

Esse estudo tem por objetivo analisar de que forma a escola, família e sociedade se relacionam e investigam quais são as estratégias utilizadas pela escola para ampliar a relação com a família/sociedade como forma de favorecer a educação.

  2 . FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao falar da relação existente entre escola, família e sociedade, precisa-se ter  claro que  todas  têm o dever de assumir uma postura de parceria, pois é importante para o desenvolvimento  do processo de aprendizagem  dos alunos ,esta parceria está prevista  no artigo 205 da Constituição Federal de 1988 que estabelece : “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Esse estudo mostra que essa interligação é um dos principais fatores para o sucesso escolar, e é imprescindível para construir uma educação que tenha qualidade, baseada no  tripé formado pela escola, família e sociedade.

            Como estabelece o autor, “O grande nó das relações entre família e escola, no entanto, tem de ser desatado no terreno dos valores” (BARROS, 2005, p.32).

            O ambiente escolar precisa incluir as famílias no seu dia a dia , a fim de  trazê -las para  contexto escolar, porque a escola e  as famílias têm  a missão de preparar e contribuir  no  desenvolvimento e sua formação dos estudantes enquanto cidadãos que contribuirão com a sociedade, já que não cabe somente a escola o ato de formá-los.

Como estabelece  os autores Assis e Lima,

A família e a comunidade lançam visão e cobranças à escola. Mas a escola não é a exclusiva instância de formação de cidadania. Aperfeiçoar cidadãos supõe instituições onde se possa resgatar a subjetividade inter-relacionada com a grandeza social do ser humano, em que a produção e diálogo do conhecimento ocorram [1]através de práticas participativas (sociedade, escola, família)  criadoras e inovadoras.  ( ASSIS,G.J; LIMA, E.E., 2011, p. 13114)

 

Segundo Spodek e Saracho, (1998, p. 16) “O envolvimento dos pais na educação das crianças tem uma justificativa pedagógica e moral, bem como legal [...].”. Então, a ideia  de separação de papéis é que a escola não busca conhecer o núcleo familiar ao qual seu aluno pertence, assim deixando de criar meios e estratégias de comunicação com as famílias.  .

Portanto as instituições escola e família tem um desafio de se unirem  a favor do ensino de qualidade de modo a  preparar os educandos para a vida em sociedade; A família assim como a escola desempenha papéis decisivos na educação da criança. Entretanto, para que a educação dada no lar, pela família, aconteça de forma satisfatória, se faz necessário haver uma integração entre a escola, é a partir dessa parceria que a criança se torna um adulto capaz de contribuir positivamente para a construção de uma sociedade mais justa, portanto, mais equitativa. ( WEBER ; SILVA ,2006)

De acordo com os autores

A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.  ( WEBER, G.A.; SILVA,I.F.S. 2006.p4 )

 

             Então veja a ilustração no quadro 1- Família e Escola.

[pic 1]

      Fonte: https://juliomachado.com.br/familia-e-escola-parceiros-na-educacao/,acesso em:04.04.22

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (361.7 Kb)   docx (550.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com