TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARCERIA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE

Por:   •  5/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

A PARCERIA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE

Caroline Schunck dos S. Medeiros

 Fernanda Ferrão dos Santos

Zélia da Silva Wexel[1]

Rossana Ramos de Aguiar[2]

  1. INTRODUÇÃO

Apresentar como se dá a parceria entre a escola, a família e a sociedade. O presente texto tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão sobre a importância do bom relacionamento entre família, escola e sociedade para um melhor desempenho escolar das crianças. Para isso, buscou-se fazer pesquisas em estudos sobre o tema.

Foram utilizados artigos dos autores Picanço (2012) e Nunes (2017).

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96 é citado “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. ”

Analisando esse 1º artigo da LDB se percebe que o processo da educação é um trabalho contínuo e que é feito formalmente pela escola, mas que tem como primeiro educador a família e a sociedade como um todo. Logo, todo o indivíduo é responsável e deve auxiliar no processo de ensino das crianças e adolescentes.

Essa parceria entre a escola, a família e a sociedade é essencial para que os alunos possam ter um pleno desenvolvimento, pois conforme Picanço (2012) os professores que atuam na escola podem acompanhar além dos alunos, os familiares responsáveis e com isso perceber as dificuldades e auxiliar no processo de educação e aprendizagem. E a atitude tornaria o processo da relação escola-família mais saudável e benéfico para os alunos em geral.

Dessa maneira, o estudante passa a empregar o estudo na sua vida pessoal e a escola passa a ter uma funcionalidade aos olhos do aluno, que a vê como espaço de formação para a sociedade. Percebe-se com esta dinâmica de funcionalidade, o cumprimento da escola como agente transformadora e do aluno como agente transformado, uma vez que ele usa seu conhecimento na área externa à escola, transformando e sendo transformado, este é o papel da escola. NUNES, s.d, p. 06.

Imagem 1: Construindo a escola

[pic 1]

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/educacao-e-midia/a-parceria-necessaria-entre-familia-e-escola/ Acesso em: 29 set 2021.

Na imagem 1 é possível perceber que a escola é formada pelos alunos, que ajudam uns aos outros, que os próprios alunos fazem parte da sociedade que envolve a escola e que eles também formam os núcleos familiares. Quando a relação está bem estruturada é provável que o desempenho na educação dentro da escola seja maior, pois existe um auxílio fora dali que trabalha em conjunto na formação desse indivíduo.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Através desta pesquisa, pode-se perceber que escola, família e sociedade desempenham papéis distintos, porém complementares na educação que é fornecida a criança.

Sendo assim, cabe à estas instituições, auxiliar o indivíduo no seu processo de desenvolvimento, sendo que um ambiente saudável cercado de incentivos e boas relações, tende a fazer com que o aprendizado da criança seja positivo.

  1. REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 04 out. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com