TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA CAMPUS CRUZEIRO DO SUL-AC

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

KARLA CRISTINA BEZERRA NERI

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA SÃO JOSÉ, ZONA URBANA DE CRUZEIRO DO SUL.

CRUZEIRO DO SUL- AC

2017

KARLA CRISTINA BEZERRA NERI

A utilização de jogos interativos como metodologia de ensino na disciplina de matemática no 5 ano do ensino fundamental na Escola São José, Zona Urbana de Cruzeiro do Sul.

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Matemática do IFAC- Instituto Federal de Ciências, educação e tecnologia, para a disciplina Metodologia Científica.

José Júlio Cesar do Nascimento Araújo

CRUZEIRO DO SUL- AC

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        04

2. JUSTIFICATIVA        05

3. HIPOTESES ................................................................................................................06

4. OBJETIVOS        07

3.1 GERAL        07

3.2 ESPECÍFICOS        07

5. REVISÃO DA LITERATURA.................................................................................. 08

5.2 O QUE SÃO JOGOS RECREATIVOS? ................................................................... 08

5.3 OS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ........................................................ 08

6. METODOLOGIA DA PESQUISA        10

7. CRONOGRAMA        12

8. REFERÊNCIAS        13


1. INTRODUÇÃO

A matemática está presente na vida de todas as pessoas, e é uma disciplina indispensável para a formação acadêmica de cada indivíduo. Constantemente nos deparamos com situações em que se faz necessário a utilização de nossos conhecimentos matemáticos. Ainda assim, não é tarefa fácil motivar aos alunos a desenvolver conhecimentos na área da matemática, uma vez que a mesma é tida como um disciplina extremamente complexa.

Nos últimos anos, uma parcela da classe educadora vem buscando utilizar metodologias diferenciadas para ensinar matemática, visando transformar seus alunos em construtores de conhecimento e não em ‘depósitos’ de conteúdo.

Nesse ótica, o professor além de estudar os conteúdos deve averiguar quais as melhores formas para a transmissão do mesmo. Considerando a realidade dos alunos, seus interesses e necessidades em relação ao contexto em que estão inseridos socialmente.

A introdução de jogos interativos como estratégia de ensino- aprendizagem apresenta resultados promissores para a resolução de problemas, um vez que estimula a criatividade em um ambiente desafiador, o que funciona muito bem como agente motivador. Dessa forma, os jogos auxiliam

Atualmente, um dos maiores desafios para um docente é despertar em seus alunos o interesse pelos conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula. Nessa perspectiva, como a utilização dos jogos interativos podem contribuir para uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos por parte dos discentes?


2. JUSTIFICATIVA

Essa pesquisa propõe uma análise referente a utilização de jogos para o ensino de conceitos matemáticos, especificamente quando se trabalho com crianças. O objetivo principal deste projeto é compreender as contribuições pedagógicas que os jogos trazem para a construção do conhecimento dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, tornando os conteúdos programáticos mais compreensíveis.


3. HIPÓTESES

  • Os alunos podem aprender os conteúdos com mais facilidade quando se utiliza jogos recreativos, pois os mesmo conseguem contextualizar os problemas matemáticos de forma descontraída.
  • Os jogos podem gerar uma certa desordem na sala de aula, uma vez que possui caráter recreativo.


4. OBJETIVOS

4.1 GERAL 

Analisar as forma que a utilização de um jogo pode contribuir na concepção matemática dos alunos do 5ºano.

4.2 ESPECÍFICOS

  • Descrever como a utilização de jogos como pratica pedagógica pode facilitar o processo de ensino- aprendizagem para crianças.
  • Identificar os cuidados que o professor deve ter quando trabalha com jogos em sala de aula.
  • Compreender porque a maioria das crianças consegue assimilar melhor os conteúdos matemáticos quando apresentados de formas recreativas.

5. REVISÃO DA LITERATURA

5.2 O QUE SÃO JOGOS RECREATIVOS?

Neste estudo, ressaltaremos a contribuição dos jogos para o processo de ensino- aprendizagem mediante a opinião de autores selecionados.

Os jogos possuem diversas definições e conceitos preestabelecidos. Por exemplo, no Minidicionário Aurélio de Língua Portuguesa, jogo é:

 Atividade física ou mental fundamentada em sistema de regras que definem a perda ou ganho, passatempo, jogo de azar, o vício de jogar, série de coisas que forma um todo, ou coleção. Comportamento de quem visa a obter vantagens de outrem. Jogo de azar. Aquele em que a perda ou o ganho dependem da sorte, ou mais da sorte do que do cálculo. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 2001, p.408).

Associamos então, jogo a atividade de lazer, isto é, passatempo e divertimento. Nessa concepção podemos facilmente atribuir caráter recreativo a imagem de um jogo, assim sendo   Ferreira o define como:

Sentir prazer ou satisfação. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 2002, p.588)

5.3 OS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Apesar dos muitos conceitos existentes para a palavra jogo, a mesma nos remente a alegria, prazer e possivelmente uma ponte para construção de novos conhecimentos. Atualmente, muitos professores buscam trazer o lúdico para dentro da sala de aula, na tentativa de tornar as aulas de matemáticas mas agradáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (184.1 Kb)   docx (463 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com