TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização do Tempo nas Práticas de Ensino à distância

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

A utilização do tempo nas práticas de Ensino à distância

O mundo contemporâneo nos apresenta uma imensa carga de informações e dados, o que nos faz ter a sensação de que somos capazes de acumular inúmeras atividades e desenvolver múltiplas funções ao mesmo tempo. Com o advento da tecnologia da informação e da globalização, somos bombardeados por notícias em tempo real e por um número excessivo de conteúdo.

Assim, esse conteúdo é imediatamente associado à alguma tarefa ao longo dos dias e acarreta uma percepção de que o tempo tem passado mais rápido e a cada ano que passa isso se intensifica. No entanto, essa sensação surge de uma demanda excessiva de trabalho, estudo, atividades domésticas, vida social, entre outros. Ou seja, nasce uma ação excessiva gerada pela falta de organização do tempo.

Com a chegada “das tecnologias digitais e a popularização dos smartphones, nos tornamos seres multitarefas, ou seja, ao mesmo tempo em que estamos varrendo uma casa, ou lavando uma louça, estamos assistindo uma vídeo-aula, participando de uma conferência ou fazendo uma ligação”. (OLIVEIRA, 2020, p. 6)

Nesse sentido, se pensarmos sobre a questão do tempo vinculada ao ensino a distância, a administração do tempo torna-se mais intricada e necessita de um cuidado específico para que não haja procrastinação nos estudos.

No segmento da educação não poderia ser diferente, a EaD promove a mudança no cenário e nos atores no que diz respeito a percepção do tempo e do espaço. A nova forma de interagir, isto é, em um ambiente virtual cria uma nova realidade, bem como maneiras de socializar ou ressocializar através de vínculos. Salienta o autor que com a gama de informações que circulam surge a dificuldade de filtrar as mais significativas. Assim, compete aquele que ensina orientar seus estudantes quais fontes disponíveis têm relevância, e como reconhecê-las para que efetivamente esta se transforme em saber. (HOSPODAR, 2015, p. 331)

Portanto, as informações abordadas necessitam de filtros tanto na modalidade de ensino presencial, quanto no ensino a distância para contribuir na gestão do tempo. Um elemento que dificulta o gerenciamento do tempo na educação a distância é o entendimento equivocado sobre como se dá o estudo nessa modalidade de ensino. Para ajudar na administração do seu tempo, é importante que se crie mecanismos que auxiliem na otimização do tempo e consequentemente na organização das tarefas.

Com base no exposto, percebe-se que a gestão do tempo é um mecanismo fundamental para utilizá-lo da melhor forma, organizando as tarefas mais prioritárias e conciliando atividades sem se sobrecarga, dividindo por etapas para que seja possível concluí-las com sucesso.

HOSPODAR, Paulo J.R.. A Noção de Tempo e Espaço na Educação a Distância: A Descentralização do Processo Ensino-Aprendizagem. IGT rede,  Rio de Janeiro ,  v. 12, n. 23, p. 327-339,   2015 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262015000200005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em  02  fev.  2021.

UFJF- CEAD. Módulo de acolhimento. In: OLIVEIRA, Fernanda Amaral. O tempo na educação à distância. 2020.Disponível em:   https://ead.ufjf.br/pluginfile.php/1203398/mod_resource/content/1/Mo%CC%81dulo%20de%20Acolhimento%202020_Finalizado_13nov20.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com