TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA NA ESCOLA E O PAPEL DOS EDUCADORES

Por:   •  6/1/2017  •  Artigo  •  6.843 Palavras (28 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 28

A VIOLÊNCIA NA ESCOLA E O PAPEL DOS EDUCADORES

A VIOLÊNCIA NA ESCOLA E O PAPEL DOS EDUCADORES

RESUMO

Atualmente a violência na escola é um tema que vem gerando muitas discussões entre os educadores. Portanto com este trabalho pretende-se fazer uma reflexão sobre a manifestação de violência na escola buscando compreender as causas que levam a essa violência escolar e como esta interfere no processo ensino aprendizagem. Sabe-se que a violência dentro da escola ultimamente, tem sido muito discutida nos mios de comunicação e se manifesta de diversas maneiras no ambiente escolar. Este trabalho faz uma reflexão sobre as manifestações que acontecem diante da violência escolar levando em consideração que a escola é uma das mais importantes instituições de controle social.

Palavras chave: violência, bullyng, escola, reflexão.

Acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade Anhanguera-Uniderp - polo Araguaína-TO

ABSTRACT

Currently violence in schools is an issue that has generated much discussion among educators. So this work is intended to reflect on the manifestation of violence in schools seeking to understand the causes which impel them to the school violence and how it interferes in the learning process. It is known that violence in school lately, has been much discussed in the news awards and manifests itself in various ways in the school environment. This work reflects on the events that happen on school violence taking into account that the school is one of the most important institutions of social control.

Key words: violence, bullyng, school, reflection.

INTRODUÇÃO

Constantemente se ouve notícias nos jornais sobre o Bullying. A violência nas escolas tipo, preconceito sobre alguns tipos de comportamentos, brigas, discussões entre alunos e professores, ameaças, agressões físicas, verbais e etc. Este assunto é bem explorado pela imprensa sobre o Bullying Escolar. Este trabalho tem o intuito de analisar as motivações e as consequências do Bullying Escolar, e indagar sobre qual o papel da escola para enfraquecer este problema.

Através das informações adquiridas sobre estudos realizados e publicados sobre a violência escolar com o objetivo de ajudar a melhor a compreensão sobre o tema, constatou-se que os estudos sobre essas temáticas abordam vários aspectos, especialmente, à sociedade contemporânea. Uma delas está relacionada à fase da adolescência e às questões comportamentais dos alunos nesta faixa etária, ressaltando as agressões. Os furtos dentro da escola, também as drogas, às características das incivilidades e a desigualdade Social. Estas questões geram muita preocupação aos professores e diretores, que lutam incansavelmente por uma gestão mais democrática com a participação de pais e alunos para amenizar os possíveis conflitos existentes no ambiente escolar. Diante desta afirmativa surge à problemática. Como promover reflexões, discussões e fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a instituição escolar trabalhar com a violência escolar e as diversidades de problemas existentes no cotidiano escolar?

Sabe-se que é necessário que a equipe pedagógica desenvolva um trabalho inovador com atividades dinâmicas com que venha reforçar o envolvimento, a participação e a motivação dos alunos, trabalhar com os alunos e não pelos alunos. É preciso envolvê-los com técnicas variadas de ensino para a construção ativa do conhecimento para reduzir os casos de violência escolar porque percebe-se que, existem cada vez mais casos flagrantes de agressões físicas e psicológicas praticadas nas escolas, entre alunos e também contra professores que são divulgadas através da mídia.

Metodologia

A sociedade em geral exige um profissional desenvolvido em todas suas dimensões: sociológicas, filosóficas e culturais. Portanto é necessário aos educadores que tenham condições de superar as entraves que tem se mostrado distante da realidade da violência escolar nas escolas públicas brasileiras. Percebe-se que são inúmeros casos de agressões detectados nas escolas e colégios, e que estão forçando muitos estudantes a viverem situações verdadeiramente aterrorizantes.

Este trabalho será embasado em pesquisas bibliográficas e estudo de caso de acordo com Abramovay, Álvaro, AMORIM; BONETI, Bourdieu, CHARLOT, Chrispino, Colombier, Dewey, Durkheim, Içami Tiba, Lima, Ruotti, Guillot, PRIOTTO, Raymundo de Spósito Schilling, ROMANELLI, entre outros e para a coleta de dados foi utilizado como instrumentos, entrevistas, observações, registros analises de fatos, estudo exploratório, visando desenvolver a qualidade das relações interpessoais dos agentes do processo educativo sensibilizando a comunidade escolar para um espírito de solidariedade valorizando a participação da comunidade como elemento integrante do ambiente escolar, até mesmo proporcionar momentos de reflexões sobre seus valores, a fim de garantir um futuro de sucesso, garantindo a permanência do aluno fornecendo-lhes condições para prosseguir sua carreira educacional e profissional de forma segura e competente.

A violência na escola e o papel dos educadores

Percebe-se que a mídia vem discutindo muito sobre a violência na escola, mas este tema não é um fato novo. Neste contexto Charlot (2002), diz que a questão da violência na escola não é um fenômeno novo “assim, no século XIX, houve, em certas escolas do 2º grau, algumas explosões violentas, sancionadas com prisão.” Igualmente (CHARLOT, 2002, p.432) diz que assim como as relações bastante grosseiras entre alunos nos anos 50 ou 60. Ainda o mesmo autor adverte que as violências ocorridas na escola podem não ser novidade, mas elas assumem formas e dimensões inéditas.

Para Pereira (2003), em sua pesquisa intitulada “Violência nas Escolas: visão de Professores do Ensino Fundamental sobre esta questão” analisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com