TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VISÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

A VISÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.

Desde 1994, a partir da Declaração de Salamanca, considera-se a inclusão da pessoa com deficiência em classes regulares como a forma mais avançada de democratização das oportunidades educacionais, na medida em que se considerou que a maior parte dessa população não apresenta qualquer característica peculiar que não permita essa inclusão.

Muitos profissionais ainda não compreendem como ocorre o processo de inclusão e nem como se realiza na prática a educação especial muitos acreditam que essas pessoas com deficiência devem ser inseridas na escola regular. Neste sentido existe uma falta de informação e conhecimentos de leis então gera preconceito social e inclusivo.

O professor constitui importante papel no processo de inclusão, pois ele é responsável por desenvolver uma didática diversificada e flexível, estar atento ao desenvolvimento de toda sala heterogênea, criar condições psicossociais favoráveis ao grupo e promover o vínculo essencial ao aluno com deficiência, transmitindo-lhe segurança e confiança em si.

Nesse processo os professores devem estar cientes que esse aluno com deficiência deve ser olhado com suas especificidades pois cada um é um, e devemos ter em mente que esse aluno é da escola toda para que de fato ocorra a inclusão.

propomos a colaborar com a construção do conhecimento da área da Educação Especial, na medida em que este trabalho busca a verificar onde há lacunas e onde há necessidade de orientar melhor os professores, para termos uma educação inclusiva concisa e competente a  ponto de atender com precisão os alunos com deficiência. Onde o ensino ficará mais qualificado á medida que os professores estejam em contato formal e pensando juntas estratégias metodológicas que facilitem a aprendizagem do aluno com deficiência.

O desafio de criar uma escola de qualidade para todos  vem exigindo dos países a melhoria de seus sistemas escolares para satisfazer essa clientela. Para que haja a educação inclusiva, as escolas devem acolher a todas as crianças, independente de suas condições físicas, intelectuais, sensoriais, emocionais,  e outras. Esse princípio nos mostra a necessidade de que as escolas devem adequar-se a todos os alunos, adaptar-se aos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e assegurar-lhes um ensino de qualidade.

A educação especial integrada à educação regular ainda está em construção e o como efetivá-la, está em discussão. Nossa intenção hoje, não é mais discutir se devemos ou não integrar e incluir todos os alunos, mas é principalmente a discussão que vale ressaltar que um trabalho desses educadores juntamente com as escolas para construírem uma educação qualificada aos alunos , para um melhor atendimento a todos.

Objetivo Geral

Buscar conhecer os desafios encontrados pelos professores nas escolas e como se dão as interações formais no planejamento para atender alunos com deficiência.

Objetivos Específicos

Realizar pesquisa bibliográfica, com a intenção de conhecer a história da Educação Especial no Brasil e legislação vigente no estado de Santa Catarina.

Pesquisar sobre a legislação vigente no Brasil, que trata dos direitos da Educação Especial; conceitos e definições de Educação Especial;

Realizar uma pesquisa de campo, através de questionários para fazer um levantamento das condições e estruturas existentes nas escolas Públicas Estaduais do município de Concórdia/SC

Conhecer como se dá as interações entre o professor do SAEDE e o segundo professor do ensino regular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com