TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Valorização Cultural dos Alunos

Por:   •  10/9/2018  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Andragogia

Andragogia é uma forma de educação que é direcionada para o ensino de adultos para que aprendam, trazendo um meio de aprendizagem afetiva para que seja desenvolvido conhecimentos e habilidades antes inatas.

Na Andragogia o metododo de aprendizagem é mais voltado nas experiências dos educandos, por serem independentes na administração do aprendizado, já que este aluno só aprende o que realmente precisa e utiliza seu cotidiano.

Na Andragogia os alunos que são estimulados e motivados a aprenderem, mas para isso deve haver uma satisfação, auto-estima elevada e sua qualidade de vida seja bem trabalhada, para que assim compreendam todo o processo da aprendizagem.

E só só assim irão aprender e compreender mas para isso tem que haver a participação de todos os alunos, e com isso perceberão como é fácil aprender com suas experiências.

Ao final, a Andragogia nada mais que uma aprendizagem que é baseada em motivação própria, nos estímulos na participação de todos, em trocas de experiências e de conteúdos que são apropriados para aquele tipo aluno, isto significa que , poderão ser usados sua realidades e promovendo resultados satisfatórios para a organização de suas vidas.

Qual a influência de Paulo Freire no EJA

Paulo Freire foi um aliado na educação popular, tendo um papel de grande importância na sociedade brasileira, acreditando que o aluno deveria ser educado de dentro para fora. Em seus estudos e métodos Paulo Freire foi muito bem sucedido.

Em 1962 Paulo Freire foi diretor do Departamento de Extensões Culturais da universidade de Recife, e lá formou um grupo que serviria para testar um método novo, onde ele poderia alfabetizar 300 cortadores de cana em apenas 45 dias.

Neste método Paulo Freire utilizou um sistema de cartilha como única ferramenta ensino para a leitura e escrita.

Essas cartilhas ensinavam com um método de repetição de palavras soltas e de frases criadas de forma forçosa que comumente se domina como linguagem de cartilha, por exemplo:

“ Eva viu a uva”

“O boi baba”

“A ave voa”,

Dentre outras frases que compunham o seu sistema cartilhesco.

A valorização cultural dos alunos é a chave para o processo de conscientizaçãopreconizado por Paulo Freire, foi então que Freire propôs o “Tema Geradores”.u

Os Temas Geradores ajudam a organizar o trabalho de sala de aula, porque possibilita uma aprendizagem significativa.

O método Paulo Freire é como vários métodos de alfabetização construído junto com o aluno e com sua história de vida, procurando entender o processo cognitivo de seu conhecimento e é voltada para questões na construção do ser como um todo. Ele foge do método tradicional que apenas se decora letras e silabas para formar palavras.

Esse método na Educação De Jovens e Adultos não só influencia como é utilizado e é referência para pesquisadores, como os programas desenvolvidos pelos educadores do Movimento de Educação de BASE (MEB); Centros de Cultura Popular (UNE).

Segundo um artigo, o curso do banco do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com