TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A composição étnica do Brasil deriva de três principais grupos

Por:   •  11/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.170 Palavras (13 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


                SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................... 3

DESENVOLVIMENTO................................................................................................ 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 10

REFERÊNCIAS .......................................................................................................  11

INTRODUÇÃO

             A composição étnica do Brasil deriva de três principais grupos: os indígenas, os europeus e os africanos. ¹  

             Desde o início o racismo é um problema que marca a relação entre os grupos étnicos.

               A escravidão atlântica foi objeto de reflexão Iluminista dentro do debate sobre o direito natural e a possível extensão destes direitos – de igualdade e liberdade – a toda humanidade. A consolidação da instituição escravista nas Américas e a associação de 'escravo' a 'negro' foi transformando paulatinamente as percepções dos diferentes tipos humanos. De uma observação que associava a aparência à localização geográfica: brancos, amarelos, negros, indígenas etc., foram-se aproximando algumas dessas raças às características de animalidade, especificamente os africanos e seus descendentes. Posicionando o negro do extremo da animalidade, como um espelho invertido da Europa civilizada, os índios americanos estavam, nessa reflexão, na posição de homem natural pré-civilizado (o bom selvagem), vistos como testemunhos de um passado não corrompido do homem branco [...]. (PEREIRA, 2012, p. 149-150)

           

             A Lei 11645 de 10 de março de 2008 é um instrumento fundamental para o combate às ideologias racistas, desigualdades e estereótipos ainda existentes.

             A escola como veículo de formação e transformação deve estabelecer um ambiente democrático que possa gerar conhecimento e corrigir o status social.

              O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da cultura afro-brasileira e indígenas como uma das formas de eliminar o preconceito e despertar o respeito, direito fundamental de cada indivíduo.

               Neste trabalho abordaremos como a escola incluirá em seu contexto educacional atividades em que a as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e afro-brasileiro sejam colocados em prática.

DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA

               A escola democrática está inserida na linha chamada de Pedagogia Libertária em que o método deve ser um currículo integrado e colaborativo, por professores e alunos, em um ambiente de aula democrática, utilizando vários recursos além das disciplinas acadêmicas tradicionais. ²

                Para Luckesi (1994) a pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação da personalidade dos alunos em um sentido libertário e auto gestionário.  O objetivo básico é introduzir mudanças institucionais, e a partir dos alunos as mudanças “contaminam” toda sociedade.

                 Por meio do conhecimento, os indivíduos podem aprender a respeitar a igualdade de direitos dos outros, valorizar as pessoas que compõem o país e a sociedade e a superar alguns preconceitos causados ​​pela ignorância.

                   A educação no Brasil começa em 1549 ³ com os primeiros padres jesuítas e até 1750 eram os educadores que priorizaram a escola secundária e com suas práticas atendiam os interesses de Portugal e os interesses da Igreja Católica Romana.

                    Em 1759 os jesuítas são expulsos e ocorre um hiato na educação até 1808 com a vinda da família real para o Brasil.

                     A lei de 15 de outubro de 1827, com base na constituição de 1824 determinava a criação das Escolas de Primeiras Letras em todo o território brasileiro, porém não foi implementada.

                     Com o Ato Adicional de 1834 a educação básica passa para o controle de cada província e essa prática continua até a década de 1920.

                      Com o fim da Primeira Guerra Mundial uma nova realidade econômica-cultural e política acontece no mundo e influencia o Brasil gerando um movimento de renovação também na educação

                     . Em 1945 com o fim do Estado Novo os ideais da década de 1920 renascem com o Projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1948 e após tramitação e com vários movimentos em defesa da escola pública, universal e gratuita, foi aprovado em 1961, tornando-se a Lei nº 4.024.

                     A Constituição de 1988, marco da redemocratização do Brasil, traz inovações e compromissos, com ênfase para a universalização do ensino fundamental e erradicação do analfabetismo.

                    A centralidade de uma cultura (grupo branco) desde o nascimento do Brasil em detrimento dos demais grupos étnicos, os processos de exclusão causados ​​pela preconceito e exploração, as relações de poder, são marcas históricas que mantiveram sempre uma linha divisória entre ricos e pobres, negros e brancos, a cidade e o campo, o centro e a periferia

                    A partir da Constituição Federal de 1988 o Brasil tem como um dos seus objetivos valorizar adequadamente a história e a cultura de seus afrodescendentes e indígenas, buscando assim reparar danos a sua identidade e aos seus direitos.  

                    A LEI Nº 11.645, DE 10 DE MARÇO DE 2008 Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, conforme alterada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e os fundamentos da educação nacional, com o objetivo de incluir no currículo oficial da rede educacional a disciplina obrigatória “História e Cultura Afro -brasileira e indígenas”. Determina em seu artigo primeiro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com