TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A dificuldade de alfabetização para crianças com TDAH

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.980 Palavras (24 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 24

A dificuldade de alfabetização para crianças com TDAH

OBJETIVOS:

Mostrar através de estudos sobre este tema, que uma criança portadora do Transtorno de Déficit de Atenção ou Hiperatividade, tem condições de aprender a ler e a escrever. Objetiva-se listar atitudes e formas de como o professor ou psicopedagogo em sua sala de aula ou no consultório, pode lidar com as dificuldades dos alunos.

RESUMO

As reflexões acerca do transtorno de Déficit de Atenção, o TDAH, de crianças em idade escolar de alfabetização são importantes pelo modo com que veremos as diferentes atitudes que o professor deverá tomar frente a cada aluno.

O psicólogo Piaget preocupou-se com vários aspectos do conhecimento dando ênfase ao desenvolvimento cognitivo. A principal preocupação dele foi com o “sujeito epistêmico”, isto é, o estudo dos processos mentais desde a infância até a idade adulta.

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a escuta do desenvolvimento cognitivo no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção, exemplificando um caso específico.

A definição do TDAH e suas principais características são necessárias para tornar o estudo relevante no meio acadêmico. As possíveis causas e o manejo do tratamento também serão citados ao longo do trabalho.

A reflexão de um caso específico, mostrando a história familiar, preocupação da escola e sentimentos da criança em questão, nos fará repensar em algumas estratégias metodológicas e uma mudança de olhar e atitudes em sala diante da diversidade da apresentação do transtorno.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada se destina a apoiar o trabalho dos professores quanto ao modo de lidar com crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção, TDAH, em sala de aula.

O professor poderá rever os conceitos de Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo e reflexões acerca do tema e o estudo construtivista de ensino-aprendizagem focalizado nos tempos atuais.

A definição do TDAH e suas principais características são necessárias para tornar o estudo relevante no meio acadêmico. As possíveis causas e o manejo do tratamento também serão citados ao longo do trabalho e o professor poderá guiar o seu dia-a-dia a partir das dicas em como ajudar estas crianças.

A proposta desta monografia é mostrar que um aluno com TDAH tem capacidades cognitivas de aprendizagem em idade escolar da alfabetização. Basta acreditar nas suas capacidades e investir em ações que o auxiliem.

Ao final da monografia, é apresentado um caso de uma criança que entrou numa classe de alfabetização fadada ao fracasso e saiu ao final do ano, vitoriosa. Lendo, escrevendo, compreendendo o mundo que estava a sua volta.

INTRODUÇÃO

Veremos neste trabalho algumas reflexões acerca do transtorno de Déficit de Atenção, o TDAH, de crianças em idade escolar de alfabetização que apresentam este transtorno e como o professor deverá lidar com isso. O mais importante neste momento é garantir ao professor e ao psicopedagogo que eles podem auxiliar a escola e principalmente a criança portadora do TDAH nos diferentes níveis cognitivos dentro da Educação Infantil.

A relevância deste trabalho se dará em função do grande número de crianças portadoras do transtorno nas classes de alfabetização. É a escola, indubitavelmente, a principal responsável pelo grande número de crianças encaminhadas ao consultório por problemas de aprendizagem. Assim, é extremamente importante que a Psicopedagogia dê a sua contribuição à escola, seja no sentido de promover a aprendizagem ou mesmo tratar de transtornos como o do déficit de atenção.

O objetivo deste trabalho tem como linha mestra repensar as estratégias metodológicas para que o especialista possa auxiliar no tratamento e no desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras do transtorno de déficit de atenção. Os procedimentos básicos da ação psicopedagógica são abordados do ponto de vista da prática, enfatizando o como e o por que fazer na escola.

As crianças precisam de um tempo diferenciado para aprender? Qual a atitude do especialista alfabetizador no dia-a-dia da criança em sala de aula? Uma criança com o transtorno de déficit de atenção é capaz de se alfabetizar? Estas são algumas das questões que pretendo estar colocando para encontrar as soluções desejadas.

A pesquisa se dará especificamente pelo estudo do desenvolvimento cognitivo da criança até a sua alfabetização e do acompanhamento realizado em uma criança com TDAH.

Os conceitos foram delimitados no que dizem respeito ao desenvolvimento cognitivo para a faixa etária tratada nesta pesquisa. Por fim algumas conclusões sobre o atendimento realizado com uma criança portadora deste transtorno e a sua prática psicopedagógica analisando a sua função no âmbito escolar aliado ao tratamento de uma criança com TDAH. Tal reflexão se torna importante, uma vez que o compromisso do psicopedagogo é com a transformação da nossa realidade escolar e da superação dos obstáculos encontrados na prática do professor com crianças portadoras de TDAH.

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.

Guimarães Rosa

MODELO PIAGETIANO

Jean Piaget foi um psicólogo suíço, nascido em 1896 e falecido em 1980, cujos trabalhos são mundialmente conhecidos. Começou estudando zoologia e seus interesses depois se voltaram para a lógica, a psicologia e a teoria do conhecimento. Por mais de quarenta anos realizou pesquisas com crianças, visando não somente conhecer melhor a infância para aperfeiçoar os métodos educacionais, mas também para compreender o homem. Usando a observação direta, sistemática e cuidadosa de crianças (incluindo aí os seus três filhos), ele chegou a uma teoria que revolucionou nossa compreensão do desenvolvimento intelectual. Essa teoria explica o desenvolvimento mental do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e da afetividade. Jean Piaget é considerado, na Psicologia, a primeira autoridade em desenvolvimento cognitivo.

Piaget preocupou-se com vários aspectos do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com