TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gamificação sobre o sistema de jogos

Por:   •  18/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

A gamificação sobre o sistema de jogos

O que é essa gamificação: é uma dinâmica com jogos onde despertamos o interesse e curiosidade nas pessoas aumentando o engajamento, aplica se na solução de problemas e melhora o aprendizado alem disso ainda gera um estímulo ao aluno. a gamificação possibilita o dinamismo no ensino de forma mais eficiente que outros métodos.

A gamificação está presente em quase tudo o que é feito no mundo, e principalmente, tem marcado presença na educação de jovens e adultos. Ela é a comprovação que os seres humanos se sentem atraídos por jogos, não só os eletrônicos, como também os analógicos. E aplicá-los de forma criativa no aprendizado tem estimulado os usuários a se comprometerem mais com os estudos.

Gamificação na educação são usar varias metodologias dinâmicas onde podemos colocar introduzida na aula especifica, é um incentivo pras crianças desmotivadas estarem indo a escola. a gamificação basicamente não é criar jogos e criar elementos dos jogos pra gerar interesse e engajamento aos estudantes.

a gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional neste caso temos 2 tipos de motivação a Intrínseca que é capaz de sustentar o envolvimento da pessoa por muito tempo e a extrínseca que não sustenta esse envolvimento por muito tempo.

Na Intrínseca temo autonomia, senso de comandar nossas vidas. Aprendendo diferentes caminhos ate chegar ao um objetivo final.

na extrínseca gera a necessidade de ser melhor de progredir, almejando coisas que estejam maiores que nos para assim chegar em objetivos significativos.

Para criar um jogo na gamificação temos 5 componentes importantes: meta, espaço do jogo,limite com tempo e espaço regras e artefatos. Podendo se criar uma situação problema com um objetivo onde esse objetivo gera uma meta, quando se atingir a meta atinge o objetivo do jogo.

Contudo temos as regras, para determinar como o aluno poder jogar como ele se comporta criando pensamentos estratégicos, tem os Feedbacks é por onde o jogador se orienta sobre a sua interação dentro do jogo.

O feedback após o comprimento de cada conteúdo faz com que o aluno queira prosseguir com que ele sinta que esta sendo desafiado e se caso ocorrer o erro ele ainda consegue se recuperar.

Formas personalizadas de interação entre os alunos competição e colaboração, devem fazer parte do ambiente gamificado, pois tem alunos com perfil competitivo outros com perfil cooperativo temos que atender esses dois perfis. Alguns alunos se motivam pela conclusão de tarefas, outros pela socialização dos colegas um painel com aumento de níveis faz com que u aluno fique ainda mais motivado a crescer seu nível mecânico simples para classifica- lós que estão subindo seus níveis.

O aluno pode ter uma flexibilidade de escolha trazendo autonomia, assim sabe qual perfil do seu aluno, com mais de uma tentativa em suas atividades assim o aluno pode falhar correr riscos, todos os bons jogos tem uma historia pra contar mostra o caminho percorrido e onde vai chegar tendo metáforas analogias onde o aluno queira assistir o conteúdo com planejamento e diversão.

Com o avanço da tecnologia, manter o foco em uma única atividade é desafio para muitos adultos e também para crianças e adolescentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com