TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da ludicidade no desenvolvimento infantil

Por:   •  22/11/2018  •  Artigo  •  8.061 Palavras (33 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 33

A importância da Ludicidade e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem

Bruna Iassiunik

Prof. Viviane da Silva Rocha

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (ped 1140) – Primeira parte TG

RESUMO

Atualmente muito tem se falado em tecnologia em informatizar escolas e repassar este conhecimento aos nossos alunos, esquecendo que mais importante que tudo isto é a brincadeira livre e dinâmica, que a partir dela podemos aprender e observar o comportamento de nossos alunos. Desta forma vem a interrogação, de como planejar aulas que se tornem interessantese prazerosa para professores e alunos. A resposta esta na ludicidade uma ferramenta que vem para auxiliar professores a planejar suas aulas de modo que as torne mais divertidas. Desta forma o aluno sente-se estimulado a participar e a continuar sua jornada escolar. Na educação Infantil podemos perceber mais claramente esta aplicação, pois alguns professores ainda acreditam ser trabalhoso utilizar esta metodologia, o que na verdade não acontece. Afinal crianças, jovens e adultos preferem estar em um ambiente alegre e divertido a estar em um lugar cansativo e desestimulador.

Palavras-chave: Ludicidade. Educação. Prática.

1 INTRODUÇÃO

Com este trabalho podemos observar metodologias e métodos de ensino que os professores aplicam em sala de aula, que é o lúdico.

Esse método sendo conhecido e bem aplicado contribui muito para a aprendizagem de seus alunos. É mais abrangente e a utilização em sala de aula se torna mais prazeroso e pedagógico, buscando assim  o educador aprender este método e descobrir se é valido ou não cola-lo em pratica.

Hoje o brincar vem predominando no campo cientifico, tendo o objetivo de identificar uma relação com desenvolvimento e com a saúde, proporcionando um grande ganho na aprendizagem da criança.

Portanto no projeto temos como foco principal apresentar e mostrar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que a criança aprenda a se conhecer melhor, suas habilidades, medos, angustias, ansiedade e todo seu lado emocional cognitivo, aumentando as experiências e estabelecendo um contato social.

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A ludicidade foi a metodologia escolhida para que se pudesse aprofundar neste trabalho, pois se tratam de metodologias de ensino importantes para uma aprendizagem significativa por parte dos alunos e importantes para contribuir na pratica docente do professor.

Conforme VOLPATO, GILDO (2002, pg.12):

Mesmo assim, apesar das mudanças que tenham ocorrido o jogar, o correr, o puxar, o gritar, o “lutar”, dentre outros continuam fazendo parte da vida das crianças, tanto nos espaços educacionais quanto fora deles, apesar dessas atividades muitas vezes serem motivo de irritação para professores e pais, provavelmente conseqüente da não- compreensão do papel do jogo, do brinquedo, da dimensão lúdica no ato educativo.

O Lúdico que se origina da palavra “ludus” que significa jogo é uma metodologia que não restringe apenas ao ato de jogar ou realizar jogos, ou seja, com estudos realizados seu sentido mudou e deixou de ser considerado apenas um método em que seu principal mecanismo é o jogo e passou a significar algo mais abrangente.  Conforme ALBUQUERQUE (2010, pg.17) [...] “O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo funcional e satisfatório”.

O lúdico faz com que as crianças tenham gosto por cada vez mais conhecimento, pois o conhecimento lhes é apresentado de forma motivadora e prazerosa, ou seja, aprender de forma prazerosa e interessante.

Conforme VOLPATO, GILDO (2002, pg.26):

Platão, um dos maiores na Grecia Antiga, afirmava que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos praticados em comum pelos dois sexos. O jogo e a cultura intelectual deveriam caminhar juntos na formação da personalidade. Introduziu, também, uma pratica matemática lúdica. Dizia Platão que todas as crianças deveriam estudar Matemática pelo menos no grau elementar, introduzindo deste o início atrativo em forma de jogos.

O lúdico permite que a brincadeira tome uma forma significativa para o aprendizado infantil, pois quando o assunto tratado em sala de aula muitas vezes não é de grande interesse dos alunos o método lúdico é utilizado e torna um ensino divertido e melhor compreendido pelos alunos.

Não basta “brincar por Brincar” em sala de aula, é preciso objetivar brincadeiras que tenham um propósito de ensino aprendizagem para criança, para que elas brinquem aprendam e aprendam brincando, vivenciem na brincadeira, no lúdico o real e o imaginário, valores morais e desenvolva importantes aspectos na criança que são importantes para sua vivencia adulta mais adiante

Ou seja, segundo ALBUQUERQUE (2010, P.18) os educadores acham necessário que as brincadeiras:

[...] “Sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim, no desenvolvimento integral da criança. A brincadeira é mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.”

A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois é parte indispensável no seu cotidiano e é através dela que a criança se expressa, se socializa, desenvolve sua imaginação e seu crescimento diante dos desafios da vida infantil e da vida futura como adulto,pois adere com a brincadeira o desenvolvimento de varias capacidades e que segundo GRUEL, (2004,pg.52)

[...] “brincando as crianças desenvolvem capacidades importantes como a memória, a imitação, a imaginação e a atenção. Com o ato de brincar elas também experimentam a importância das regras, dos papeis sociais e da interação.”

E conforme RIZZO GILDA, (1992, pg.33)

[...] Segundo a orientação de Froebel, professor de pré-escolar deve ser aquele que cuida e “cultiva” as crianças como flores de um jardim, para fazê-las desabrochar em personalidades plenas, para levá-las a atingir o maximo de plenitude e beleza, a que o crescimento total pode levar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)   pdf (257.6 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com