TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  21/4/2022  •  Artigo  •  4.868 Palavras (20 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Curso de Graduação em Pedagogia

BARBARA FRANCISCONE DE OLIVEIRA

LOHRANE SOUZA RIBEIRO

 A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

RIO DE JANEIRO

2021

BARBARA FRANCISCONE DE OLIVEIRA

LOHRANE SOUZA RIBEIRO

 A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Artigo apresentado ao curso de Graduação em pedagogia da Instituição Universidade Veiga de Almeida para obtenção do grau de licenciatura em Pedagogia com a orientadora Jacqueline Maia de Miranda.

RIO DE JANEIRO

2021

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo conceituar o lúdico, demonstrar sua importância no desenvolvimento infantil e dentro da educação como uma metodologia que possibilita mais vida, prazer e significado ao processo de ensino e aprendizagem. A ludicidade tem um peso muito grande, pois ela estimula a vida social e o desenvolvimento construtivo da criança. Provocar e estimular a criança ao brincar é significativamente importante. De acordo com Dallabona e Mendes (2004, p.02):

O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade. Se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino quer na qualificação ou formação crítica do educando quer para redefinir valores e para melhorar o relacionamento das pessoas na sociedade.

A ludicidade pode auxiliar no aprendizado da Educação Infantil. De acordo com o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), n° 9.394/96 estipula-se que a primeira etapa da educação infantil básica, visa desenvolver de forma integral as crianças menores de cinco anos nos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais para complementar as ações familiares e comunitárias (MEC, 1996).

De acordo com Silva (2016), a educação infantil é permeada por ludicidades, por isso torna-se fundamental que a criança através das brincadeiras utilize o lúdico[1], que tem sido empregado e discutido por diversas pessoas,  por professores da educação infantil e, sobretudo, por autores importantes da área da educação.

Aprender é uma grande aventura e muda a cada dia que passa, e novos desafios aparecem no decorrer. Com o surgimento da jogabilidade, da ludicidade e de muitas outras possibilidades, novos significados e sentimentos podem ser criados para o tema de ensino e aprendizagem. Por estar voltado para o campo da aprendizagem, atua de forma preventiva e clínica, com diagnóstico, e busca de métodos alternativos para substituir os problemas causados por esse trânsito (OLIVEIRA, 1998).  

Portanto, Washop (2007) diz que a brincadeira pode ser um espaço privilegiado de interação e confronto de diferentes crianças com diferentes pontos de vista. Na vivência desses conflitos, as crianças podem enriquecer a relação com seus colegas, compreendendo e agindo na realidade de forma ativa e construtiva. 

Diante dessa situação, o professor deve ser o mediador deste processo, criando condições de aprendizagem através de rotinas claras, interessantes e lúdicas, para que os alunos se sintam naturalmente promotores da aprendizagem, o que favorece o processo de sala de aula. No século XIX, as famílias cuidavam da educação informal de suas crianças e a escola ficava responsável apenas pela a transmissão do conhecimento, na contemporaneidade o papel do professor é motivar e facilitar a aprendizagem, promovendo o conhecimento a partir de atividades em grupo e com a cooperação de todos, através da ludicidade (PELEGRINI e ANDRADE, 2018).

JUSTIFICATIVA

Silva (2016) assegura que é por meio da ludicidade, com jogos e brincadeiras, que a criança vai superando os desafios das descobertas, tendo em vista a imaginação, a qual estimula na criança a criatividade e o desenvolvimento. O lúdico contribui para o processo de desenvolvimento e ensino aprendizagem das crianças. Sendo assim, o indivíduo através da ludicidade consegue sonhar, imaginar, jogar com a realidade, brincar, se divertir, construindo saberes.

Quando a criança brinca, ela interage com o meio, tendo o envolvimento de outras crianças e do ambiente em que está inserida (DOHME, 2001). Santos (1998) aborda que a criança precisa brincar para ordenar o mundo a sua volta, assim ela pode adquirir experiências, informações, comportamentos e valores. Vygotsky (1979, p. 45) conclui dizendo que, “O que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico”.

Trabalhar com a ludicidade na criança é primordial para proporcionar um aprendizado prazeroso e interativo. É fundamental que a criança aprenda brincando, pois o lúdico desenvolve a aprendizagem e, posteriormente, o desenvolvimento humano e social da criança. Em vista disso, a ludicidade é a base principal para o desenvolvimento da criança na educação infantil, aprender brincando é uma forma de tornar o aprendizado mais agradável e significativo (ALMEIDA, 2009).

O papel da educação infantil é de extrema relevância para a sociedade, pois é nessa fase que o desenvolvimento humano e social da criança, é desenvolvido e priorizado. Para promover o desenvolvimento integral da criança, no processo cognitivo, afetivo, físico e social é indispensável ensinar brincando, trabalhar o lúdico, e respeitar o tempo de cada criança no processo de aprendizagem. Sendo assim, com o desenvolvimento integral adquirido nesta etapa, o indivíduo absorve conhecimentos que irá obter durante toda a sua vida (SANTANA e ANDRADE, 2017).

Para Duprat (2014), a utilização da ludicidade como recurso didático é muito importante, pois ajuda a construir o senso de identidade, formar um indivíduo, ser capaz de se comunicar com outras pessoas, reproduzir seu cotidiano e caracterizar o processo de aprendizagem. As atividades recreativas podem ser a melhor maneira de interagir entre adultos e crianças e entre crianças e crianças para gerar novas formas de desenvolvimento e reconstrução do conhecimento.

Para obter o eficaz sucesso do processo de aprendizagem, é preciso utilizar diferentes formas de ensino, sendo as atividades lúdicas essenciais para esse processo, pois segundo Rau (2011), essas atividades devem despertar e estimular o interesse, a criatividade, a interação, a curiosidade, a comunicação, a construção do conhecimento, a imaginação, etc. Fatores esses de grande importância para a formação do indivíduo e a sua convivência na sociedade em que estamos inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (164 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com