TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da musica na Alfabetização

Por:   •  1/9/2017  •  Artigo  •  8.856 Palavras (36 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 36

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO

Resumo

O trabalho aqui apresentado discutirá sobre a importância da música como recurso no processo de ensino-aprendizagem do aluno, como instrumento educacional, contribuindo assim, para a construção do conhecimento. Relata sobre o ensino da música e da sua contribuição para que o aluno desenvolva um olhar sobre a estética e a expressão artística, além do incentivo pelo gosto e pelo senso musical, contribuindo para a formação do ser humano. Logo a música faz-se necessário como recurso para aprendizagem, além de ser um conteúdo obrigatório na educação básica, mas não exclusiva. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar professores sem formação musical, através das informações trazidas tanto para o desenvolvimento da criança como para as contribuições dentro e fora da escola, lembrando que existem muitas questões importantes a serem trabalhadas com a mesma no desenvolvimento da criança, sejam elas escolares ou sociais. O presente trabalho possibilitou refletir sobre a importância da música no processo de alfabetização, destacando como pode ser utilizada em sala de aula para desenvolver a prática da leitura e escrita, e também de outros aspectos cognitivos da criança. A música possibilita á criança o contato com diferentes narrativas, despertando a criatividade, a motivação e a capacidade de concentração. Dessa forma, a utilização da música pode ser integrada ao planejamento do professor como prática em sala de aula, com o intuito de auxiliar o processo de alfabetização das crianças.  A pesquisa foi desenvolvida através de fontes bibliográfica e sites especializados.

Palavras-Chave: Musica, Contexto Educacional, Ensino-Aprendizagem.

Summary

The work presented here will discuss the importance of music as a resource for teaching and student learning process, as an educational tool, thus contributing to the construction of knowledge. Reports on the teaching of music and its contribution for the student to develop an eye on aesthetics and artistic expression, in addition to encouraging the taste and the musical sense, contributing to the formation of the human being. Soon the music is necessary as a resource for learning, as well as being a mandatory content in basic education, but not exclusive. It is hoped that this research will help teachers without musical training through the information brought to both the development of the child as to the contributions inside and outside the school, noting that there are many important issues to be worked with the same development of the child, whether school or social. This work made it possible to reflect on the importance of music in the literacy process, highlighting how it can be used in the classroom to develop the practice of reading and writing, as well as other cognitive aspects of the child. Music allows you child touch with different narratives, awakening creativity, motivation and ability to concentrate. Thus, the use of music can be integrated into the teacher's planning to practice in the classroom, in order to assist the literacy process of children. The research was developed through bibliographic sources and specialized sites.

Keywords: Music, Educational Context, Teaching and Learning.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade apresentar as contribuições que a atividade com música desde, parlendas, músicas regionais ou cantigas de rodas, pode proporcionar no processo de alfabetização.

Rosa (1990, p.15) em seu livro Educação Musical para a Pré-Escola, defende a ideia de que a criança se envolve integralmente com a música e a modifica constantemente, transformando-a, pouco a pouco, numa resposta estruturada. E a autora continua:

As cantigas de roda têm grande valor educativo, pois, favorecem diversos aspectos do desenvolvimento infantil, facilitando a socialização, a coordenação visomotora, a percepção visual, o raciocínio lógico e a linguagem verbal (ROSA, 1990 p.86).

Diversas são as definições para a palavra música, porém de modo geral, é considerada a ciência e também arte, na medida que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas a arte se manifesta pela escolha dos arranjos e combinações.

Para alguns estudiosos a música, é conceituada como “combinação harmoniosa e expressiva de sons e como a arte de se exprimir por meio de sons seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização, etc.”

Gainza (1988, p.22), ressalta que “A música e o som, enquanto energia, estimula o movimento interno e externo do homem, impulsionando-o a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes graus e qualidades”.

Conforme Wilhems Apud Gainza (1988, p.36), cada um dos aspectos ou elementos da música corresponde a um aspecto humano específico ao qual mobiliza com exclusividade ou mais intensamente, o ritmo musical induz ao movimento corporal, a melodia estimula a afetividade, a ordem ou a estrutura musical contribui ativamente para a afirmação ou para a restauração da ordem mental do indivíduo.

O objetivo deste trabalho é mostrar que a música e a musicalização são instrumentos facilitadores para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser, no ensino/aprendizagem, revelando assim, a capacidade que a música tem de influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal e facilitando a integração entre o professor/ aluno e aluno/aluno.

 Justifica-se, portanto, que a música na sala de aula, não é apenas uma experiência estética, mas também é facilitadora do processo de aprendizagem, sendo um importante instrumento para a escola.

Uma preocupação sempre presente no cotidiano escolar é criar mecanismos que possibilitem aos alunos aprender mais, melhor e de forma prazerosa. Nesse sentido o presente estudovem buscar maneiras de fazer com que as atividades de leitura e escrita sejam importantes para os alunos. A inserção da música nesse sentido surgiu a partir do desejo de trazer para o espaço escolar experiências de musicalidade para facilitar o conhecimento a respeito da leitura e da escrita.

No entendimento de Souza (1999), “uma alfabetização eficiente, de qualidade implica a adoção de uma prática em que a língua escrita deve ser aplicada na totalidade, ou seja, nos seus aspectos funcionais e semânticos”. A proposta é a prática da leitura, utilizando a música para ajudar as crianças, como forma de incentivar a leitura, interpretação e produção de texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.6 Kb)   pdf (305.1 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com