TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da relação entre o supervisor pedagogico e o corpo docente como facilitadores da aprendizagem

Por:   •  6/12/2016  •  Artigo  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância Da Relação Entre o Supervisor Pedagógico e o Corpo Docente Como Facilitadores Da Aprendizagem

Aíssa Rita Sisconeto Nunes[1]

Jander Barbosa Lacerda[2]

RESUMO: O presente pôster tem como escopo a reflexão sobre a relação entre supervisor pedagógico e o corpo docente na construção da aprendizagem e uma consequente transformação na educação. Dessa forma, o objetivo é analisar a ação do supervisor pedagógico e sua transformação, e a contribuição junto com o corpo docente para a transformação da aprendizagem. O trabalho resultou de uma pesquisa qualitativa, como requisito para conclusão da Pós-graduação em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela UCAM, Instituto Passo 1. 

Palavras – Chaves:  Supervisor. Pedagógico. Construção. Aprendizagem.

  1. INTRODUÇÃO

        Antes de ser visto como um auxiliador na construção da aprendizagem, o papel do supervisor pedagógico era tido como um papel negativo, sempre pronto para fiscalizar e reprimir toda e qualquer conduta emanada dos professores, gerando, pois, distanciamento e incômodo. Sendo assim, o presente trabalho busca compreender e refletir sobre a evolução do conceito de supervisão de ensino, identificando quais suas competências e como pode-se interferir na relação supervisor e professor, apontando possíveis caminhos para a solução dos problemas eventualmente ocasionados pela falta de conhecimento e possibilitando a aprendizagem de maneira facilitada.

  1. DESENVOLVIMENTO

Em virtude desta análise, é preciso delimitar o significado da supervisão pedagógica no Brasil, para tanto, é possível que se estabeleçam diversos parâmetros conceituais, quais sejam, significado disposto indiretamente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), bem como o significado morfológico do termo. Nessa toada, segundo a definição encontrada nos dicionários de língua portuguesa supervisão é o “ato de supervisionar”.

Noutro norte, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (art.64), estabelece que tal função é exercida por aquele profissional que coordena, supervisiona, acompanha e lidera o trabalho exercido pela equipe docente da instituição de ensino, isto é, articula as práticas educativas objetivando uma formação humana de qualidade.

Para Mendes (1998 apud PORTO, 2007) a função do supervisor se agrupa em três núcleos: técnico, administrativo e social. Como técnico, ele investe na formação de seus professores e investiga a realidade escolar; como administrador, ele mantem a escola e como social, ele trabalho junto com o corpo docente, os discente e toda a comunidade escolar em prol de uma melhora na qualidade da educação.  

Para Libaneo (2004), o coordenador pedagógico é aquele que responde pela viabilização, integração e articulação do trabalho pedagógico, estando diretamente relacionado com os professores, alunos e pais. Junto ao corpo docente o coordenador tem como principal atribuição a assistência didática pedagógica, refletindo sobre as práticas de ensino, auxiliando e construindo novas situações de aprendizagem, capazes de auxiliar os alunos ao longo da sua formação. (MERCADO, 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com