TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ludicidade e sua importância no contexto escolar

Por:   •  24/4/2015  •  Artigo  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

A palavra lúdico nos remete a diversão. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. A ludicidade pode ser definida como as manifestações do brincar, através do jogo, brinquedo e brincadeira, das linguagens do brincar e das ações e conduta da pessoa que brinca. Muitas pessoas acham que brincar é perda de tempo, que não se pode aprender nada brincando. Mas, o que muitos não sabem, é que se aprende muito com a brincadeira, o jogo e o brinquedo. A utilização de recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, auxilia a transposição dos conteúdos aprendidos em sala de aula, para o mundo do educando. A ação de brincar ajuda a aprimorar a aprendizagem das crianças, bem como o desenvolvimento do psicomotor, do social, da imaginação, do pensamento, enfim, um desenvolvimento integral do indivíduo. A criança também se expressa quando brinca, principalmente por meio de gestos. De acordo com seus movimentos, expressões e formas de se relacionar com outras crianças, pode-se saber muito sobre sua personalidade, como está se sentindo naquele momento e como lida com diversas situações. Durante a brincadeira o sujeito constrói simbolicamente a realidade e recria o existente, o que significa que a criança utiliza elementos da sua realidade e cria outros a partir de algo já existente, adaptam à sua brincadeira elementos culturais, reinventam gestos, movimentos, o que faz o ato de brincar ter um importante papel na formação dos processos psíquicos da criança. É na brincadeira que a criança faz o uso do jogo simbólico, que faz uma ponte entre sua realidade e a fantasia. É muito importante para seu amadurecimento e para aceitação do que ocorre ao seu redor. Brincando a criança se desenvolve e aprende, de forma agradável e espontânea.

As ações do brincar podem ter a função lúdica, onde o brincar da criança é livre, e a função educacional, onde o brincar é direcionado pelo professor. Esta segunda função, exige do professor mais cuidado na escolha dos brinquedos, a fim de garantir a sua essência. A atuação do professor pode acontecer para auxiliar as crianças na exploração, possibilidades e valorização

dos brinquedos. A função educacional visa à formação integral e atendimento das necessidades das crianças.

Mas, antes de se planejar aulas educativas lúdicas, é necessário que o professor tenha muito claro seus objetivos, pois, quando a ludicidade deve ser direcionada e não tem êxito por falta de tempo ou de autoridade, acaba se perdendo, e vira uma atividade frustrada e sem importância real na aprendizagem. Também é preciso muito apoio da gestão e do corpo docente, para valorizar o lúdico e não achar que é perder tempo, como citado acima.

Através da ludicidade, a criatividade da criança é muito mais explorada, melhora sua conduta no processo ensino-aprendizagem e sua auto-estima, porém, o educador deve ter cuidado de como são colocados os jogos em seus fins pedagógicos, para que não se transformem em atividade dirigida e manipuladora. Se isso ocorrer o jogo deixará de ser jogo, pois não será caracterizado com liberdade e espontaneidade.

O lúdico auxilia a aquisição de conhecimentos da criança, por isso praticar a ludicidade na escola é de suma importância. A utilização da ludicidade é uma possibilidade nova para a escola que evoluiu,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com