TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do planejamento

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1] [pic 2][pic 3]

                              A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

[pic 4]  [pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]INTRODUÇÃO

                           O ato de planejar acompanha o homem em cada na evolução humana, todas as pessoas planejam suas ações desde as mais simples as complexas, na busca de transformar e modificar suas vidas ou das pessoas que nos cercam. O desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina.

                         O planejamento educacional torna-se crucial no sentido de atingir os verdadeiros propósitos da educação do cidadão, primeiramente, o planejamento busca direcionar a educação considerando o contexto nacional, regional, local e comunitário que o indivíduo está inserido, buscando sempre:

               "Uma educação que, pelo processo dinâmico, possa ser criadora e libertadora do homem. Planejar uma educação que não limite, mas que liberte que conscientize e comprometa o homem diante do seu mundo. Esta é o teor que se deve inserir em qualquer planejamento educacional" (OLIVEIRA. 2007 p.27).

Um aspecto importante a ser relembrado como tivemos interferência do planejamento nos nossos dias como estudantes, como isso refletiu no nosso futuro, as experiências vividas e analisadas. A importância do planejamento para o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos.

 Na Educação dos jovens e adultos é preciso que o professor leve em conta o cotidiano do aluno, valorizando suas vivências. Ainda que o aluno não seja alfabetizado na EJA, ele é conhecedor de vários assuntos, sendo assim, não devem ser tratados como crianças, a metodologia deve e precisa ser diferenciada das crianças, é preciso pensar em métodos onde esse aluno pense de forma critica, onde se torne um cidadão autônomo.

Para finalizar, um modelo de plano de aula com um conteúdo de ciências da educação de jovens e adultos.

[pic 10][pic 11]DESENVOLVIMENTO

Muita coisa mudou dos anos 90 ate hoje, os profissionais estão mais capacitados e estimulados na área, contamos também com o material que está cada vez mais moderno e com a tecnologia que dá suporte tanto para os profissionais como aos alunos. Porem o que tenho a relatar dos meus dias de estudantes são lembranças positivas em relação à metodologia dos professores a nos alunos. Os professores gostavam muito de fazer os alunos interagir uns com os outros, passavam trabalhos em grupos, dupla para nos aproximar mais do colega. Nossas aulas eram sempre interessantes o que nos dava estimulo para os estudos. Um projeto que me recordo na aula de ciências a professora nos explicou sobre os animais, o meio ambiente e nos explicou como devíamos cuidar do meio ambiente, como o homem estava fazendo destruindo, o que tínhamos que fazer para colaborar com a sua preservação. Ficamos alguns dias trabalhando sobre isso, fizemos cartazes em sala de aula, primeiro sobre cada grupo de animais, sobre a natureza, depois sobre preservação do meio ambiente. Para finalizar (nos estávamos muito ansiosos por esse dia) fomos ao parque municipal da nossa cidade e pudemos observar as plantas, alguns animais que tinham no parque, e a lagoa. Foi muito marcante esse dia, pois vimos como tinha lixo no parque, em volta da lagoa tinha algumas garrafas pet, e professora sempre nos instruindo como proceder em cada situação.

O papel do professor e seu planejamento contribuíram para não ficar marcado somente o passeio, mas o conteúdo ao qual estávamos trabalhando. Cada escola possui uma realidade diferente, alguns alunos tem acesso a coisas que outros não tem condições, mas cabe ao professor usar a criatividade, podendo substituir o passeio, com uma volta ao redor da escola ou ate mesmo dentro da escola, para estimular a criança a sair um pouco de sua rotina e não ficar tão monotomo.

Planejar é estudar, organizar, coordenar, ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo. O planejamento auxilia na concretização do que se deseja alcançar.

O planejamento na educação envolve a integração do professor- aluno com as relações social-econômicas e políticos-culturais, bem como os elementos escolares com a função de explicitar princípios e execução das atividades escolares e possibilitar as ações do professor na realização de um ensino de qualidade, evitando a monotonia e a rotina e o desinteresse do processo ensino-aprendizagem, assim como proporciona aos alunos conhecer a realidade social através dos conteúdos programados e planejados. 

Segundo Vasconcelos (1995) "O planejamento do Sistema de Educação é o de maior abrangência (entre os níveis do planejamento na educação escolar), correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual e municipal", incorporando as políticas educacionais.

Plano Escolar é onde são registrados os resultados do planejamento da educação escolar. "É o documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos" (LIBÂNEO, 1993, p. 225).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (752.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com