TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da musica e a dança na educação infantil

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ANA PAULA FERREIRA BARBOSA DUTRA

PATRÍCIA XAVIER DA SILVA

SILVANA SEBASTIANA FERREIRA

A importância da musica e a dança na educação infantil

Campo Novo do Parecis

2016

ANA PAULA FERREIRA BARBOSA DUTRA

PATRÍCIA XAVIER DA SILVA

SILVANA SEBASTIANA FERREIRA

A importância da musica e a dança na educação infantil

Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Arte, Educação e Música; Organização e Didática na Educação Infantil; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e suas linguagens; Seminário Interdisciplinar.

Professores: Tatiane Mota Santos Jardim; Edilaine Vagula; Jackeline R. G. Guerreiro; Adriana Haruyoshi Biason; Patrícia Alzira Proscêncio; Natalia Gomes dos Santos; Luciane Guimarães B. Bianchini.

SUMÁRIO

01 INTRODUÇÃO................................................................................................04

02 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................08

03 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................09

04 REFERÊNCIAS...............................................................................................10

01 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é identificar a perspectiva na Educação Infantil tendo como pesquisa as múltiplas linguagens: gestos, brincadeiras, dança música.

Os mesmos buscam por crescimento integral das crianças, de forma significativa e para isso levam em consideração as contribuição e benfeitoria da múltipla linguagem. Estaremos abordando o estudo monográfico trata-se da construção de um estudo bibliográfico sobre a temática, investigando suporte metodológico para dar aos professores de Educação Infantil uma proposta educativa pautada nos valores morais éticos, afetivo através das brincadeiras e jogos infantis.

A proposta é organizar e garantir o direito da criança brincar nunca deixando de cumpri nosso papel ético, social educativo.

Abordaremos sobre A importância da musica e a dança na educação infantil, estabelecendo a finalidade das qualidades imaginaria dos alunos por meio do lúdico.

02 DESENVOLVIMENTO

.

Neste trabalho buscamos apresentar o processo de capacitação de educadores e como este pode contribuir apontando caminhos ligados para o acolhimento do espaço lúdico- pedagógica no âmbito da educação Infantil analisamos, os conhecimentos e a capacidade de se comunicar e refletir sobre sua prática envolvendo os docentes rumos à construção do saber capacitando o brincar como forma de aprender ensinar e desenvolver os aspectos físicos, psicológicos da prática educativa.

A construção da capacidade de criação na infância é uma forma da criança manifestar a sua compreensão da realidade que o cerca, de exercitar sua inteligência ao criar, alterar, organizar e reorganizar elementos plásticos, é uma construção do ser humano. Na sua interação com o mundo, ela vivencia inúmeros contatos com experiências estéticas que envolvem ideias, valores e sentimentos, experiências estas que envolvem o sentir e também o pensar e o interpretar. Portanto a linguagem visual faz parte da formação integral do indivíduo e não pode ser desconsiderada no contexto da educação infantil (MORENO, 2007, p.44).

No processo de criação, a criança faz escolhas, envolvendo suas experiências pessoais, ou seja, ao criar tem-se como fundamento realizar uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem no cotidiano da Educação Infantil permeada pela brincadeira. Esta é de grande relevância deixando marcas no indivíduo para e resto da vida. Numa perspectiva prática, busco subsídios para a compreensão do ato de brincar.

A metodologia utilizada é fruto de pesquisa bibliográfica, que delineia como elemento primordial a e possibilita a articulação entre a teoria e a prática, visando à transformação do real, O educador que exerce com crianças de 0 a 5 anos precisa ter uma postura que analisa o compreender a complexidade da característica infantil e estabelece a finalidade das qualidades imaginaria dos alunos por meio do lúdico.

O pedagogo também precisa produzir apreciar, refletir a arte para compreender e se aproximar do mundo de seus alunos, possibilitando o desenvolvimento do senso critico.

Dança e musica na vida da criança estimulam are do celebro ampara o entendimento aumentado à sensibilidade do raciocínio para concentração, e condenação motora. Porem ajuda expressão da emoção auxiliam na convivência entre outras crianças. Dança embora e inserido na educação infantil, favorece um conhecimento para criatividade para liberação de imaginação da criança a dança pode se expor atividade lúdica como jogos e brincadeiras e musica na educação ela proporciona estimular o raciocínio com habilidade desenvolver melhor sua aprendizagem com experimentando a sensações e movimento, como ouvir as canções na sala de aula como brincar de roda a musica esta sempre presente em nossa vida.

Precisamos entender que a educação musical não visa à formação do músico profissional. Um professor que canta com seus alunos sala de aula está oferecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com