TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem

Por:   •  10/11/2021  •  Artigo  •  4.434 Palavras (18 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

O papel do lúdico no processo de alfabetização infantil

The role of the game in the child literacy process

Joyce Neves Ávila[1]

Roseli Aparecida Rabelo[2]

Resumo: A alfabetização é um importante passo no processo de formação de qualquer cidadão, não se restringindo somente ao processo de escrita e leitura mecanizado como a forma tradicional. Através de jogos e brincadeira a criança aprende muito mais rápida, pois ela adquire o conhecimento de uma forma prazerosa. O presente artigo trata-se da utilização das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar como as atividades lúdicas podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem do aluno, bem como funcionar como um agente de socialização ajudando a desenvolver as capacidades afetivas, motoras e cognitivas, transformando o processo de ensino numa aquisição de saber prazerosa e desafiadora. O trabalho também tratou de como os educadores utilizaram a ludicidade durante o período de pandemia do Novo CoronaVírus e do seu papel importante frente a esse cenário mundial. O desenvolvimento deste trabalho foi realizado através de embasamento teórico obtido através de pesquisas bibliográficas, visita em sites específicos e as vivências dos estágios realizados antes da pandemia. A metodologia adotada para a realização deste trabalho é a pesquisa bibliográfica e as conclusões a que se chegou ao final deste artigo reforça ainda mais a importância de se utilizar de práticas lúdicas através de jogos e brincadeiras para o processo de ensino aprendizagem. A prática pedagógica através do lúdico incentiva o aluno a buscar cada vez mais o conhecimento.

Palavras-chave: Ludicidade. Alfabetização e Letramento. Práticas Lúdicas.

Abstract Literacy is an important step in the training process of any citizen, not restricted to the mechanized writing and reading process as the traditional way. Through games and games, children learn much faster, as they acquire knowledge in a pleasurable way. This article deals with the use of playful practices in the literacy and literacy process. The main objective of this work is to demonstrate how playful activities can contribute to the student's teaching learning process, as well as work as a socialization agent helping to develop affective, motor and cognitive skills, transforming the teaching process into an acquisition of knowledge pleasurable and challenging. The work also dealt with how educators used playfulness during the Novo CoronaVirus pandemic period and its important role in this world scenario. The development of this work was carried out through theoretical foundation obtained through bibliographical research, visits to specific sites and the experiences of the stages carried out before the pandemic. The methodology adopted to carry out this work is bibliographical research and the conclusions reached at the end of this article reinforce even more the importance of using playful practices through games and games for the teaching-learning process. The pedagogical practice through play encourages the student to increasingly seek knowledge. 

Keywords: Playfulness. Literacy and Literacy. Playful Practices.

1 INTRODUÇÃO

A alfabetização é um processo essencial na vida escolar do aluno, em que acontece seu encontro mais formal com o código escrito, apesar do mesmo já estar familiarizado com os diferentes materiais escritos que fazem parte do seu dia a dia. E esse processo de alfabetização pode receber como mediação a utilização de métodos lúdicos, tornando o processo mais tranquilo e prazeroso. O brincar pode ainda proporcionar uma fuga, das pressões da realidade, aliviando aborrecimentos, outras vezes simplesmente como relaxamento ou como uma oportunidade de solidão, muitas vezes negada aos adultos e às crianças no ambiente atarefado do cotidiano. Desse pressuposto, definiu-se o tema proposto neste artigo que trata sobre o papel do lúdico na Educação Infantil. A escolha deste tema está relacionada ainda à necessidade de apontar as contribuições que o lúdico traz para o processo de aprendizagem do educando e possibilita uma aprendizagem deforma agradável e prazerosa.

A realização dessa pesquisa justificou-se pela importância da ludicidade no processo de alfabetização como forma de levar as crianças a aprender de forma divertida e sonhadora, trazendo o questionamento de que, até que ponto “o brincar” na escola deixa de ser uma atividade de lazer e vira instrumento auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Todo indivíduo possui uma forma de se desenvolver, definindo assim a sua individualidade. Dessa forma, o educar provoca mudanças, transformando os alunos e os levando a assumir e ser autor da sua própria história.

Diante do exposto, essa pesquisa objetivou compreender e analisar a importância do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos na Educação Infantil. Analisou-se também a relação da ludicidade e a aprendizagem dos alunos na Educação Infantil, os benefícios do lúdico no processo de ensino aprendizagem dos alunos e a importância de o professor utilizar o lúdico em suas aulas. Por fim, essa pesquisa também analisou como o educador infantil trabalhou a ludicidade durante o período de aulas remotas por causa da pandemia do novo CoronaVírus e quais ás atividades que o mesmo utilizou para que às crianças não sentissem tanta falta do ambiente escolar. A metodologia utilizada nesse artigo foi a revisão bibliográfica, utilizando a revisão narrativa que é um dos tipos de revisão de literatura, pela oportunidade de acessar às experiências de autores que já pesquisaram sobre o assunto, permitindo a análise e compreensão do tema a partir da visão de outros autores.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 conceito de alfabetização e letramento

A Alfabetização e Letramento são conceitos que vêm sendo amplamente discutidos dentro da Educação. E a cada, é notória a importância de inseri-los nas práticas pedagógicas dos educadores para garantir uma Educação de qualidade.

Magda Soares (2000, p. 17) nos diz que o letramento é a condição ou o estado assumido por aquele indivíduo que aprende a ler e a escrever, dentro desse conceito de letramento, está difundido a ideia de que a escrita nos traz consequências sociais, políticas e culturais, aprendendo a ler e a escrever altera-se a condição ou o estado cognitivo, econômico, cultural que aprende a ler e a escrever”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (222.1 Kb)   docx (80.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com