TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A matemática como matéria escolar

Por:   •  2/5/2017  •  Resenha  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

A matemática é uma matéria escolar específica que faz parte do dia-a-dia de todas as pessoas. É utilizada para que as pessoas possam fazer seus produtos, contar, somar, classificar, etc.

Utiliza-se principalmente para trabalhar venda de objetos, recebimento e contabilização de contas.

Infelizmente, a matemática pode-se tornar um grande inimigo da criança em vez de seu maior aliado, pois o aluno é, muitas vezes, um mero expectador e não um sujeito partícipe, sendo a maior preocupação dos professores cumprir o programa.

Ao se trabalhar como os conteúdos e métodos a serem empregados dentro da sala de aula, tem que se observar os objetivos a serem destinados com relação a criança para se obter um bom resultado.

Quando a criança entra na escola, ela já traz uma bagagem contendo suas experiências e conhecimentos construídos ao longo dos seus primeiros anos de vida. Já constituem informações sobre números, medida, espaço e forma.

Ao se trabalhar a matemática deve-se ater ao meio natural ao qual acontece o pensamento lógico, assimilado, por meio de experiências ricas e criativas.

A capacidade de pensar depende da estimulação para se desenvolver, a inteligência desenvolve-se quando o pensamento é solicitado a funcionar em seu mais alto nível e quando é desafiado por situações que exigem busca de soluções, deve-se cultivar o hábito de pensar, sendo esta a tarefa mais importante a ser desempenhada pelos educadores.

A Matemática utiliza o pensamento lógico, o raciocínio, a criatividade e o uso de estratégias. Para a criança desenvolver esses conhecimentos, o jogo e a brincadeira entram como instrumento para auxiliar na construção deste conhecimento.

A Matemática tem como concepção ter uma compreensão do meio em que cerca a criança e também atuar nesta área de saber que o mundo proporciona através da construção humana na sua interação constante com um contexto natural, social e cultural.

Segundo Smole (2000, p.62,) revela em seus estudos que:

Uma proposta de trabalho de matemática para a escola infantil deve encorajar a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática. Uma proposta assim incorpora contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções matemáticas, sem, no entanto, esquecer que a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ele pensa e fazer inferências no sentido de levar cada aluno a ampliar progressivamente suas noções matemáticas.

A matemática tende a trabalhar na base da quantidade e da contagem, com medidas de grandezas, probabilidades e desenvolvimento de técnicas de cálculo com números.

De acordo com Souza Lima apud Rabelo (2002):

A matemática apesar de estar na presente constantemente da vida das pessoas, é algo estranho à maioria delas que normalmente, não a compreendem chegando mesmo a temer e ou odiá-la. Por isso uns grandes números de pessoas, mesmo capazes de utilizar sinais verbais, não dão conta de usar os símbolos e raciocínio matemático. O motivo pode estar na natureza intrínseca da forma como se dá o seu ensino: verbalização inadequada. (SOUZA LIMA apud RABELO, 2002, p. 32).

        

        A matemática pode ser considerada uma invenção do ser humano e está presente desde a Antiguidade. A matemática tem o poder de inovar e contribui de forma básica para a cidadania.

        De acordo com Rosa Neto (1998), a matemática pode ser considerada uma das mais antigas na área da ciência. Seu trajeto foi longo e teve muitas reformas, acabando por ter um acabamento refinado e formal.

        A matemática pode ser considerada à das mais antigas na área da Ciência. Seu trajeto foi longo e teve muitas reformas, tendo um acabamento refinado e formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com