TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática de ensino e o estágio curricular supervisionado

Por:   •  2/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Priscila dos Santos Motta

RGM: 1973031

Tutora: Quezia Cavalcanti Alves da Silva

Disciplina: prática de ensino e o estágio curricular supervisionado

Atividades Reflexivas – Unidade I

Tendo em vista que o trabalho do professor é constituído por práticas e ação, de modo que a prática resulta do currículo a ser seguido, e a ação apresenta a reflexão do professor em relação à prática agregado a seus conhecimentos e seus estudos. A partir disso a “práxis” (ação-reflexão-ação) oferece autonomia ao professor para expandir o currículo, oferecendo maus conteúdo aos alunos a partir do currículo base, a fim de enriquecer ainda mais o processo de ensino aprendizagem de seus alunos, de seus alunos, de modo que não fiquem engessados apenas nas apostilas, mas que tenham um leque maior de conhecimento.

No Cei aonde realizei o meu estágio pude perceber que a professora a qual eu estive presente em sala, realizou o processo de ação-reflexão-ação, pois sempre apresentava materiais extras, buscava por novas formas de ensino para se chegar aos alunos que apresentavam alguma dificuldade. Vejo que ela está no caminho certo, pois não se contentava em saber que apenas alguns desenvolveram as atividades e aprendizagem, a professora ela se desdobrava para conseguir que todos os alunos detivessem o aprendizado. Isso sim entendo como sendo uma professora comprometida em atingir o objetivo que é a aprendizagem dos seus alunos.

Neste estágio que tive o privilégio de realizar, eu aprendi que o professor deve observar e planejar sua ação pedagógica, propiciar experiências de aprendizagens diversificadas, planejarem dentro de suas práxis situações que ampliem a curiosidade, a atenção, o desenvolvimento do aluno. E o professor precisa ter preocupação nas suas habilidades de aprendizagem, conhecer a didática que será aplicada na sua pratica docente, deve sempre estar aberto ao novo nas mudanças no contexto escolar, novas tendências me todo lógicas, o professor deve buscar inovar, transformar sempre o que há de melhor para crianças. Tendo assim um excelente desenvolvimento profissional na sua área de atuação pedagógica como professor.  

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:  

Ed u ca r s ig n if ica,  p o rt an t o , pro piciar s it u aç õe s  d e cu id ad os , brin ca d eiras  

“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de ralação interpessoal e de se estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural (1998 p.2 4 ).”

Bibliografia:

NASCIMENTO, Profa. Dra. Julia de Cassia Pereira do. Prática de Ensino em Educação Infantil. São Paulo: Cruzeiro do Sul Virtual, S/D. (Material Didático da Disciplina: Pdf e videoaula).

Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília:

MEC/ SEF, 1998. Disponível em. Acesso em dez.2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com