TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sociedade dos poetas mortos/ dinâmica de grupo

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 2

A sociedade dos poetas mortos

Nossa vida cotidiana está organizada em grupos, no filme vemos exemplos de grupos de amigos, família e escola.  São grupos de pessoas unidas por um objetivo em comum, onde todas se conhecem. No entanto, mesmo com objetivos em comum, vemos a particularidade de cada indivíduo, o personagem Neil quando está inserido no grupo familiar sofre muitos conflitos e divergências com o pai, o que faz parte da vida em grupo, o consenso em um grupo é sempre fruto de acordos que vão mudando e podem gerar esses conflitos.

Os métodos de trabalho com o grupo variam de acordo com a característica e objetivo do grupo, o personagem do professor Keating, aplica algumas formas bem conhecidas de dinâmica, como a dramatização e reunião.

Existem alguns elementos básicos dos grupos, como as razoes pelas quais os indivíduos se juntam, no filme vemos grupos que se originam serem da mesma  família, amigos ou estudam juntos. Esses grupos tem uma definição de objetivo, como o grupo de amigos que buscam novas experiências de liberdade, esses objetivos vão estar ligados com a construção de identidade de grupo, esse pequeno grupo de amigos apresentam uma grau maior de coesão, a integração deles é mais forte do que quando inseridos no grupo da sala de aula por exemplo, que vai apresentar um grau maior de dispersão. Isso fica claro no final do filme, apenas um integrante vai contra o grupo de amigos e os entrega ao diretor, enquanto no contexto de sala de aula um numero maior de alunos fica sentado e não confronta o mesmo diretor.

A constituição de grupo precisa de organização diante do objetivo, o grupo de amigos no filme apresenta relação de cooperação para fugir quando querem se reunir fora da escola e também conflito quando são entregues ao diretor no final do filme por exemplo, esses padrões de interação comunicação e participação dizem muito sobre a capacidade do grupo de enfrentar as dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com