TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A violência na escola

Por:   •  20/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.175 Palavras (17 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

                               FELIPE BERNARDINO  SIQUEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Tauá-CE

2016

FELIPE  BERNARDINO  SIQUEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof: Vilze Vidotte Costa

Tutor eletrônico: Daniele Rocha Gongora Pedrazani

Tutor de sala:Rita de cassia Solano Feitosa Neves Loiola

Tauá-CE

2016


sumário

INTRODUÇÃO                3

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        4        

1.1 Caracterização da Instituição        4

2 ROTINA OBSERVADA          4

3 REFERENCIAL TEÓRICO        7

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        7

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        13

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................15        

REFERÊNCIAS        16

INTRODUÇÃO

O Estágio é a oportunidade do estudante ter contato com a prática no ambiente escolar.Através Do estágio obtemos conhecimentos na prática de acordo com o que foi e é estudado na teoria.No estágio observamos o corpo docente e como ele trabalha na prática, como é o ensino e aprendemos com quem já está atuando, assim nos aperfeiçoamos.Ao observar as aulas e o cotidiano da escola percebi como é importante a união entre o corpo docente e profissionais na área, a escola pode contar com o apoio pedagógico.Os profissionais são capacitados e possuem criatividade e coerencia para atender o objetivo na educação.

A escola está pronta para atender a comunidade.A equipe pedagógica buscam recursos para aprimorar seus conhecimentos as demandas educacionais.Na escola onde realizei o estágio pude perceber a organização que há dentro da escola por parte dos profissionais.O seu espaço é amplo e está passando por reforma. Possui recursos pedagógicos de acordo com a faixa etária de cada um,sala de recursos. A escola possui uma boa convivencia com a comunidade.O estágio me proporcionou um ótimo aprendizado pois não tinha noção de como é o ambiente escolar nessa faixa etária,pude identificar como funciona o ambiente escolar e aprimorar meus conhecimentos.  

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio Curricular obrigatório Il nos iniais do ensino fundamental   , foi realizado na EEIF José Ferreira de Sousa, no turno matutino,  tendo como Diretor o Senhor Professor Jonas Alexandrino de Almeida, com especialização em Gestão Escolar e a Coodenadora Pedagógica a Senhora Professora Maria Marfiza Cidrão Torres. Pedagoga, com especialização em Gestão e durante o processo do estágio foi quem me acompanhou durante todo o processo.

A instituição conta com uma completa infra-estrutura: As salas são organizadas e as atividades realizadas pelas crianças que ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala.Esses espaços favorecem o desenvolvimento da autonomia da criança. Ao escolherem o espaço desejado para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente. salas de aula amplas e adequadas à faixa etária 1 banheiro masculino e 1 femininos, uma cozinha, uma sala de coordenação pedagogica. pude perceber que nesses espaços os alunos têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, representação, linguagem e socialização.

Durante o estagio pude acompanhar as atividades que foram desenvolvidas, observei a  sala onde participei no acompanhamento de participação das atividades.

segundo o Projeto Político Pedagógico dessa instituição, é uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos.

Pude observar que a escola é bem conceituada na sede do Distrito, devido o bom desempenho da escola e do bom trabalho que os professores realizam juntamente com toda a equipe. Os profissionais estão sempre atentos a qualquer desentendimentos e já intervém em qualquer situação. São 200 dias de trabalho letivo, sem incluir dias de planejamento coletivo e reuniões periódicas.

 a escola sempre informa aos pais e as familias sobre os acontecimentos.Está integrado com a família partilhando os cuidados e responsabilidades em todo o processo de evolução da criança, já que essa é a fase mais importante. o bairro onde a escola está çocalizada, é um bairro central, e os alunos que frequentam a instituição na sua maioria moram ao redor da escola.

No total a escola tem em  média de 386 alunos matriculados e frequentando,  conta ainda com 27 funcionários. A direção esta composta por três instancias que se compõem de: um diretor, uma coordenadora pedagógica e um secretário escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com