TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E MORAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  24/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 9

ÉTICA E MORAL NO CONTEXTO ESCOLAR 

 

 

Jóice Andrade Marcelino 

Joyce Francielle Ávila de Souza 

Lisiane Silva de Souza 

Thayná Souza Braz 

Tutora: Lucilene Américo 

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI 

Pedagogia PED (1347) – Seminário Interdisciplinar I- Práticas Inclusivas 

09/06/2015 

 

 

RESUMO 

 

O presente trabalho tem a função de interpelar a ética e a moral dentro do contexto escolar, visando às relações socioeducativas. Abordando dois temas comumente idealizados como um só, mas com significados distintos, onde iremos esclarecer os dois temas e contextualiza-los dentro da escola, fazendo assim a distinção entre os dois. Desta forma veremos que estas duas palavras têm relevância, tanto na escola como na vida em sociedade dos indivíduos. Assim como em qualquer profissão a ética também esta presente na do professor abrindo assim espaço para opiniões e discussões. A moral esta presente na sociedade através de crença, costumes e valores, sendo assim tornando-se a soma total do conhecimento que se adquire ao longo da vida de um indivíduo ou grupo social. Para que haja equilíbrio social e o seu funcionamento seja bom, temos a ética que possibilita que ninguém saia prejudicado, embora não esteja associada às leis, mas esta relacionada a um sentimento de justiça.

                                                                           

                                                                   

Palavras-chave: Ética. Moral. Escola. 

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

Visando entender o tema proposto, percebe-se que existe uma grande preocupação relacionada à ética e a moral nos últimos anos. Antes de começarmos a analisar e conceituar a ética e a moral devemos compreender essas palavras no sentido original delas. 

 

De acordo com o site Wikipédia a palavra “ética”, vem do grego, de ethos ou éthosethos por sua vez significa “características”, “maneiras”, “ideais de um grupo específico de pessoas”, ou seja, ponto de vista social e cultural, sendo assim um valor de identidade social; e éthos, que significa “ato, ação, escolha por certa coisa”.

Vê-se que as duas traduções se completam, e assim, ética é um conjunto de pensamentos sobre ações de um grupo específico de pessoas, sendo ela uma cidade, um estado, um país, uma nação completa, mudando de local para local de acordo com as bases de um crescimento de uma criança, sendo ela social, moral, e familiar, aonde todas se completam para a construção do caráter.

  

Já a palavra “moral”, tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes (Wikipédia). Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório. 

 

Segundo Ferrari (2004) Durkheim também dizia que, a função social da escola, é: 

 

"A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela." (p.28)

 

 

Existem questionamentos inegáveis e diversos relacionados a ética e a moral nas relações humanas, nas tomadas de decisões, que afetam a vida do educando, tanto dentro da escola como no convívio em sociedade. 

 

Embora exista uma abordagem entre a ética e moral como sinônimos, sabemos que ambas tem significados distintos, enquanto uma visa o modo de agir do ser humano no meio em que está inserido, a moral refere-se aos costumes, a moradia de um povo ou uma sociedade. 

 

Pensando desta forma iremos verificar como a educação, por meio da instituição escolar, pode contribuir para a formação de cidadãos que saibam discutir as questões éticas e morais podendo assim cooperar para que suas ações contribuam no presente e futuramente para a sociedade, como valores de solidariedade, respeito às diferenças, integridade, sendo assim um agente autônomo e comprometido com a sociedade em que este inserido. 

 

2 ÉTICA E MORAL 

 

A ética e a moral estão presentes no contexto social de qualquer ambiente em que estejamos inseridos e não seria diferente da escola. Partindo deste pressuposto podemos afirmar que a ética possibilidade à escola conduzir o individuo a condição de crítico e responsável pelos seus atos, dentro desta perspectiva Camargo & Fonseca (2009) alertam que:

[...] ela entrelaça a estas condições a capacidade de definir o que seja justo e injusto, moral e imoral, uma vez que atribui valores às atitudes dos educandos e os vigia, como se a qualquer momento pudessem fazer, falar ou sentir algo que não é permitido eticamente. (p.27)

 

A função ética da escola é criar espaços para que os educandos possam interagir e agir entre si, proporcionando espaços para discussões, formando assim um educando que mais tarde será um cidadão autônomo, capaz de agir e interagir na sociedade.

 

Ainda segundo Camargo & Fonseca (2009, p.27) “[...] a escola corporifica o local privilegiado que permite ao ser reconhecer a sua função social no mundo, compreendendo sua posição, se de explorado ou de explorador, mediatizado ou mediatizador.”

 

Existem vários caminhos para ensinar valores, normas e atitudes, o trabalho educacional mobiliza os conteúdos atitudinais, estando assim nas ações cotidianas e fazendo parte dos objetivos de aprendizagem. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (179.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com