TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade Turística para deficientes físicos nos museus do bairro do recife

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.987 Palavras (12 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 12

instituto federal de educação, ciência e tecnologia de pernambuco – campus recife

Departamento Acadêmico de Cultura Geral, Formação de Professores e Gestão – DAFG

Cordenação de Administração e Turismo – CATU

Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo

LARISSA MARIA

MARIANA XAVIER

MILLENA ARAÚJO

Acessibilidade turística para deficientes físicos nos museus do bairro do recife

                                                           

                                                           Recife    

                                                            2017

larissa maria, mariana xavier e millena araújo

Acessibilidade turística para deficientes  físicos nos museus do bairro do recife

Projeto de pesquisa, apresentado ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), na disciplina de língua portuguesa aplicada como parte das exigências para avaliação.

Prof. Maria Clara Catanho

                                                           

                                                           Recife    

                                                            2017

                                                 Introdução

Conforme o autor Ray Youel, o turismo ganhou força nos primeiros anos do século XX, trazendo vários benefícios para o continente europeu como o crescimento econômico, desenvolvimento tecnológico e fluxo de turistas de áreas rurais para áreas urbanas. O autor também afirma que eles estão fora do local habitual que residem, embora planejem voltar algum dia; e nem sempre ficam distastes de casa nas férias, mas por motivo de negócios.

Então, entende-se que o turismo, de acordo com a World Tourism Organization (1993) se caracteriza pelas atividades de pessoas que estão viajando e vão se hospedar em lugares fora do ambiente habitual em que vivem por não mais que um ano consecutivo. No âmbito do turismo, há diversos segmentos como os por motivos de lazer, negócios e outros.

Ainda assim, segundo o Ministério do Turismo, Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura. A definição de Turismo Cultural está atrelada à motivação do turista de vivenciar o patrimônio histórico e cultural e determinados eventos culturais. Experienciá-los traz duas formas de relação do turista com a cultura ou aspecto cultural: a primeira refere-se ao conhecimento, entendido como a busca em aprender e entender o objeto da visitação; a segunda corresponde a experiências participativas e de entretenimento que ocorrem em função do objeto de visitação.

Consideram-se, então, patrimônio histórico e cultural os bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades. São bens culturais de valor histórico, científico, simbólico, passíveis de tornarem-se atrações turísticas: arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas; museus e outros espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais; manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas e celebrações. Os eventos culturais englobam as manifestações temporárias, enquadradas ou não na definição de patrimônio, incluindo-se nesta categoria os eventos gastronômicos, religiosos, exposição nos museus, musicais de dança, de teatro, de cinema, exposições de arte, de artesanato e outros.

Conclui-se que utilização turística dos bens culturais pressupõe sua valorização, promoção e a manutenção de sua dinâmica e permanência no tempo como símbolos de memória e de identidade. Valorizar e promover significa difundir o conhecimento sobre esses bens e facilitar seu acesso e estar na posse de moradores e turistas significam reconhecer a importância da cultura na relação turista e comunidade local, encaminhando os meios para que essa relação turista e comunidade local, encaminhando os meios para que essa relação ocorra de forma harmônica e em benefício de ambos. De acordo com o Instituto Novo Ser, ser acessível é a condição que cumpre um ambiente, espaço ou objeto para ser utilizado por todas as pessoas. Esta condição é um direito universal, pois a referencia a todas as pessoas no plural, se associa a uma realidade essencial: a diversidade característica do ser humano. Porém, o problema é que não há inclusão, muito menos acessibilidade para cadeirantes, cegos, pessoas com mobilidade reduzida, no Museu do Estado de Pernambuco.

                                               Problema

 Não há inclusão, muito menos acessibilidade turística para os turistas que tem mobilidade reduzida, que são cadeirantes e cegos no Museu do Estado de Pernambuco.

                                                Hipótese

Nosso projeto trará o benefício de incluir os turistas com deficiência física no Museu do Estado de Pernambuco, para que conheçam a cultura e história do Estado.

                                             Objetivos

Geral: Tornar o acesso mais fácil, das pessoas com deficiência física nos Museus para que eles tenham a oportunidade de apreciar obras e histórias da cidade, sem que o sentimento de preconceito e estranhamento prevaleça.

Específicos:  

1-Disponibilização de guias e panfletos em braille para pessoas cegas, nos museus turísticos do Recife.

2-Rampas de acesso a cadeirantes nas calçadas próximas aos museus.

3- Elevadores ou esteiras rolantes na parte interna dos Museus.

                                                       

                                                 Justificativa

Acessibilidade são as condições e possibilidades de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edificações públicas, privadas e particulares, seus espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, proporcionando a maior independência possível e dando ao cidadão deficiente ou àqueles com dificuldade de locomoção, o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar, seja no trabalho, estudo ou lazer, o que ajudará e levará à reinserção na sociedade. Apesar de ser moderno, o Museu do Estado de Pernambuco-MEPE não possui meios que possam oferecer acessibilidade. Este projeto foi desenvolvido com o intuito de adaptar o Museu do Estado de Pernambuco para que pessoas que possuem pouca mobilidade possam usufruir dos equipamentos turísticos da cidade sem dificuldades. Com a implantação do seguinte projeto o número de visitantes ao museu aumentaria e o seu público se diversificaria, pois, pessoas com baixa mobilidade passariam a frequentar tais atrativos, aumentando a visibilidade geral do espaço cultural e beneficiando também a atividade turística e econômica na cidade. A adesão de meios inclusivos nos museus do estado de Pernambuco pode vir a ser o empurrão inicial para as melhorias necessárias na cidade, trazendo benefícios à população local e à turística. O museu citado poderá desenvolver atividades voltadas para todo o público uma vez que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência terão o suporte necessário para sua segurança no local. É importante que exista a acessibilidade não somente em museus ou outros atrativos turísticos, mas em toda cidade porque o acesso a cultura é um direito de todos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com