TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 PSICOLOGIA

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD 2 – 2014.02

Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Coordenador(a): SERGIO SKLAR

Aluno(a): Kaliny Carla Pinheiro de Farias Costa

Matr.: 14212080119

Polo: Resende                          

Nota: __________

Primeira questão (valor: 2,5)        

        O sistema formulado por Erik Erikson, como foi visto na aula 6, se divide em oito fases (ou estágios psicossociais), levando-se em conta algumas “características peculiares” (p.64); entre estas características assinala-se que “em cada um dos oito estágios [eriksonianos], o ego passa por uma crise” (p.64).

        Explicar com palavras próprias como o ego passa por uma crise nos quatro primeiros estágios formulados por Erik Erikson ((1) confiança básica X desconfiança básica, (2) autonomia X vergonha e dúvida, (3) iniciativa X culpa e (4) diligência X inferioridade)? (máximo de 15 linhas)

(1)Confiança básica x Desconfiança: Esta é a fase em que o bebê começa a ter seu primeiro contato social, que normalmente ocorra com sua mãe. Para ele, sua mãe é algo supremo. Quando ela se afasta, ele sente falta e esperança de que ela volte. Caso isso acorra com frequência, ele desenvolve uma confiança básica, um desfecho positivo. Caso a mãe não retorne ou demore, ele fica sem esperança e desenvolve a Desconfiança básica, que é um desfecho negativo. (2) Autonomia x Vergonha e dúvida: A criança passa a ter atividades exploratórias de seu meio, porém existe as regras sociais. Cabe aos pais estar por perto para oferecer um nível de autonomia a criança e auxilia-las quando necessário, através da vergonha e de encorajamento na medida certa. (3) Iniciativa x Culpa: Neste período é somada à confiança e à autonomia a iniciativa. A iniciativa de ter mais amigos, de ler e escrever e de ter responsabilidade. (4) Inteligência x Inferioridade: A criança busca se sentir capaz, mostrando sua habilidade e competência, caso ocorra alguma falha ou exigência muita alta, pode acarretar sentimentos de inferioridade.

Segunda questão (valor: 2,5)

        Discute-se na aula 7 aspectos e fases do desenvolvimento, para assinalar como a “criança é um ser [...] em muitos aspectos diferente do adulto” (p.70). Dentre as fases citadas, a primeira infância apresenta como características a “aquisição do objeto permanente”, a oralidade e o confronto entre confiança e desconfiança; a segunda infância, por sua vez, está marcada pela “representação mental de objetos ausentes”, pela moralidade, por fases específicas psicossexuais e pelo “desenvolvimento de duas idades”.

        Explique com palavras próprias cada uma das características da primeira infância e da segunda infância, esclarecendo, em seguida, de que modo elas contribuem para a socialização da criança (máximo de 15 linhas).

Primeira Infância: Quando ocorre a queda do cordão umbilical e vai até o momento em que a criança começa a andar e falar. No fim deste período, ocorre o aparecimento dos primeiros dentinhos. Um bebê que vem sendo cuidado constante por sua mãe, tem um desenvolvimento melhor, tem menos chances a ficar doentes, enfim, um ótimo desenvolvimento sócio emocional, comparado a crianças que são criadas em instituições, por melhores que sejam. Deixando em claro que a presença da mãe, de sua família, é de extrema importância, principalmente na primeira infância.      Segunda Infância: Quando ocorre o aparecimento da linguagem e da locomoção e o aparecimento dos primeiros dentinhos. Termina quando ingressa na escola de primeiro grau. Para uma criança nesta fase, uma coisa é errada quando acarreta um castigo dado pelos seus pais. A noção de certo e errado, de moralidade, não é da criança, é herdada dos seus pais.

Terceira questão (valor: 2,5)

        Encontramos na aula 8 a seguinte definição clássica de aprendizagem, formulada por Hilgard: “aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de respostas, maturação ou estados temporários do organismo” (p.80). Em seguida, são apresentados cinco outros conceitos de aprendizagem ((1) “aquisição ou mudança relativamente estável de comportamentos”, (2) “processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente”, (3) “mudança do comportamento observável”, (4) “auto-atualização de potencialidades do self”, (5) “construção de estruturas cognitivas progressivamente mais sofisticadas”) (p.80).

        Compare cada um dos cinco conceitos de aprendizagem com a definição de aprendizagem formulada por Hilgard, indicando suas diferenças e/ou semelhanças  (máximo de 15 linhas)

  1. Aquisição ou mudança relativamente estável de comportamentos: Embora seja um processo interno, pode apresentar de forma significativamente no comportamento, devido a interação com o meio.
  2. Processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente: Novas formas de perceber, ser, pensar e agir.
  3. Mudança de comportamento observável: Mensurada através de instrumentos e procedimentos específicos.
  4. Auto atualização de potencialidades do self: Um aprimoramento do ser humano.
  5. Construção de estruturas cognitivas progressivamente mais sofisticadas: Em virtude de adaptações causadas pelo ambiente.

Quarta questão (valor: 2,5)

        

        M.G.Ferreira assinala, segundo a aula 8, a existência de três paradigmas dominantes na Psicologia, que repercutem nas concepções de desenvolvimento humano e de aprendizagem: o paradigma objetivista, o paradigma subjetivista e o paradigma histórico-crítico (p.82-83). Nesta mesma aula, ainda, a aprendizagem é caracterizada como: “processo dinâmico [...], processo contínuo [...], processo global [...], processo pessoal [...], processo gradativo [...] e processo cumulativo [...]” (p.84).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com