TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 DE HISTORIA NA EDUCAÇÃO CEDERJ

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  1.439 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 2 – 2016.1

Disciplina: História na Educação 2

Coordenador (a): Helena Araújo

Aluno (a):  _________________________________________ Matr.:_____________________

Polo: _________________                                  

                                                                                                                                    Bom trabalho !!

Caros alunos e alunas! Esperamos que a disciplina História na Educação 2 traga contribuições positivas para a formação pessoal e profissional de cada um de vocês. Por outro lado, é bom lembrar que as ADs são tão importantes quanto as APs e esperamos uma intensa participação de todos. Um bom semestre e bons estudos para todos nós!

A AD2 de Hist 2 poderá ser entregue no polo até dia 6 de maio de 2016 !!!

Helena Araújo – coordenadora de His na Educação 2

1ª Questão: Leia o trecho abaixo e em seguida responda;

“Recebiam no Brasil o nome de quilombo todo o agrupamento humano formado durante o período de escravidão composto principalmente por escravos de descendência africana ou brasileira, sendo que em muitos desses grupos eram encontrados também  remanescentes de grupos indígenas, brancos europeus e brasileiros, mulatos, cafuzos e mamelucos.“

(Fonte: http://www.infoescola.com/sociedade/quilombo/)

         

          De acordo com o fragmento do texto acima destacado, explique quais seriam os motivos de identificação entre esses diferentes grupos que os levaram a viver em quilombos no período destacado no texto. (4,0 p.)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2ª Questão: Releia os textos sobre povos indígenas e colonização do Brasil. Em seguida, apresente uma proposta de aula de 100 minutos abordando resumidamente esse contexto histórico dos indígenas na época colonial, o contato com o homem branco e sua exploração. Estabeleça também um paralelo com a situação do indígena atualmente no Brasil.

          Faça um plano de aula sobre isso, ou uma proposta que apresente como você daria esse tema abordando os aspectos requisitados na questão para o 6º ano do Ensino Fundamental. Lembre-se que no ensino regular os estudantes ainda são bem jovens e tem por volta de 10 a 12 anos, portanto use metodologias dinâmicas, lúdicas e significativas em sua proposta teórico-metodológica. Você não precisa mostrar os textos a serem trabalhados, apenas a proposta da aula. (6,0 p.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com