TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFETIVIDA SEGUNDO PIAGET

Por:   •  21/11/2015  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Você foi selecionado para trabalhar como professor em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Dê exemplos práticos de como a teoria de Piaget ajuda a pensar o trabalho com as crianças.

Usando como base, os estudos sobre Piaget feitos em sala de aula, e tendo consciência dos esquemas de ação que são as formas como o ser humano interage com o mundo, levaria em consideração os quatro períodos de desenvolvimento segundo Piaget, e pautaria minhas práticas respeitando os dois períodos de desenvolvimentos das faixas etárias de idade das quais gostaria de trabalhar numa escola que são respectivamente: pré-operatório (3 à 7 anos) e operatório concreto (8 à11). Na etapa “ pré-operatório “Iria fazer uma análise do conhecimento prévio de cada aluno meu. Por Piaget entender que o pensamento, o raciocínio, as estruturas psicológicas é que fazem com que sejamos capazes ou não de compreender a linguagem que vem do exterior e por entender que nessa etapa é comum a linguagem egocêntrica, faria aos poucos um exercício de socialização, incentivando a troca um com o outro, a comunicação, incentivando o trabalho em equipe, a habilidade para comunicar-se buscando assim o nível de desenvolvimento da criança, respeitando e considerando a necessidade de cada criança e condicionando-a a evoluir e avançar já que se trata de uma fase de transição, preparatório.

Com as crianças que se encontram na etapa “operatório concreto” minhas práticas se dariam principalmente através da interação entre os estudantes, auxiliando assim na aprendizagem, como um intercâmbio de conhecimentos, construindo assim a autonomia intelectual de cada um, e também múltiplas experiências de leitura, sem uniformidade, por respeito às diferenças e a pluralidade como Piaget entendia esse ponto. Assim conduzindo as crianças desses dois períodos a enxergar suas potencialidades e buscando entender aonde se quer chegar, tendo o entendimento de que a passagem de um período para o outro dependerá da qualidade de interações de cada um.

Algumas crÍticas são feitas a psicologia genética de Piaget. Apresente pelo menos uma, relacionando com a prática docente.

Piaget sugere que há uma ausência inicial dos termos sujeito e objeto, o que implica num rompimento com o inatismo e com o empirismo. O inatismo que é uma concepção encontrada nos sistemas filosóficos de Platão e René Descartes. O inatismo sustenta a ideia de que o indivíduo carrega aptidões e habilidades de bagagem hereditária, esse pensamento motivou um tipo de ensino onde o educador interfere o mínimo possível, organizando o saber e conscientizando. Para Piaget é um encaminhamento ao processo de elaboração das estruturas humanas. No empirismo, as informações passam a fazer parte de um saber, quando o indivíduo passa a ter o hábito e convivência com essas informações que se transformam em conhecimento. Para Piaget fundamentalmente se refere à experiência sensível externa ou interna.

A tendência universalista de Piaget também pode se opor e ser criticada por a perspectiva sócio- histórica do desenvolvimento humano, buscar que os contextos de crescimento de sentido entre crianças e adultos estão permanentemente entremeados e que busca a síntese do homem como ser biológico, histórico e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com