TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFETIVIDADE, O CAMINHO PARA APRENDIZAGEM

Por:   •  20/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO: AFETIVIDADE, O CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM

SUBPROJETO: Pedagogia

ALUNAS: Adriana Aparecida Coutinho, Flávia Regina Fiorillo Trentin, Giovanna Lehm da Silva , Gislaine Aparecida Bandiera e Helen Rodrigues do Nascimento.

SUPERVISORA: Viviane Cristina Rigatto

COORDENADORA: Nilza Souza Bom Luiz

UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina

 

INTRODUÇÃO

Quando pensamos em indisciplina, automaticamente relacionamos com conversa, bagunça e até violência na escola. Lidar com um aluno indisciplinado em sala de aula é um grande desafio, tanto para professores, direção e administração da escola, quanto para os pais. Rotular os alunos como sendo um problema e transferir a culpa do fracasso escolar para o próprio educando parece ser algo perverso, sabendo que lidamos com crianças e adolescentes que, muitas vezes, têm dificuldades em compreender o que sentem e explicar ou resolver seus conflitos de maneira madura. Um dos caminhos experimentados é uma aproximação mais afetiva entre aluno e professor na tentativa de minimizar este problema. 

A educação afetiva deveria ser a primeira preocupação dos educadores, porque é um elemento que condiciona o comportamento, o caráter e a atividade cognitiva da criança. E o amor não é  contrário ao conhecimento podendo tornar-se lucidez, necessidade e alegria de aprender. Quando se ama o mundo, esse amor ilumina e ajuda a revelá-lo e a descobri-lo (SNYDERS,1986).

Wallon (1995) desenvolveu seus estudos sobre afetividade em uma teoria baseada numa perspectiva histórico-cultural, afirmando em sua teoria da Psicogênese da Pessoa Completa, que a dimensão afetiva, ao longo de todo o desenvolvimento do indivíduo, tem um papel fundamental para a construção da pessoa e do conhecimento.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (Brasil,  1997), consta que uma educação de qualidade deve desenvolver as capacidades inter-relacionais, cognitivas, afetivas, éticas e estéticas, visando à construção do cidadão em todos os seus direitos e deveres. 

Sendo assim, neste projeto o diálogo foi uma ferramenta muito importante nesse processo de mudança, na verdade, todos precisam contribuir para melhorias na relação família e filhos, família e escola, escola e alunos. Se todos tiverem consciência de nosso papel nessa interação, com certeza veremos mudanças positivas.

Este projeto também procurou trabalhar a autoestima dos alunos, devido à necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças visando proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo para com os outros. Pois nesta fase é importante que os alunos aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.

JUSTIFICATIVA

Tem-se como preocupação pesquisar a influência da afetividade em como trabalhar essa interação no dia a dia da sala de aula, buscando uma maneira de contribuir para que a escola seja um ambiente de relações mais agradáveis entre professores e alunos, no qual um possa respeitar melhor o outro.

Neste sentido, a compreensão da reciprocidade entre afetividade e inteligência é a mola propulsora para uma discussão proveitosa acerca das relações afetivas na sala de aula.

O projeto escolhido “Afetividade, o caminho para a aprendizagem” tem como principal objetivo analisar e discutir, os benefícios dessa relação no processo de aprendizagem dos alunos. Favorecendo a construção da afetividade no espaço escolar melhorando desta forma o aprendizado dos alunos, principalmente quando estes se encontram com muitos problemas de indisciplina, organização do conhecimento e dificuldades de aprendizagem.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para realizar este trabalho, foram utilizadas pesquisas bibliográficas fundamentadas em reflexões de leitura de artigos e reuniões com nossa supervisora/professora Viviane, da sala do 5° ano na qual está sendo realizado o projeto, para melhores resultados.

O Projeto é flexível e apresentou até o momento as seguintes etapas:

Indisciplina/Diálogo – foi feito um teatro pelas pibidianas e professora, para as crianças do 5° ano, com o intuito de melhorar a educação de todos eles, ter respeito ao falar qualquer assunto, respeitar todos os funcionários da escola, e ter uma boa educação com os colegas de classe. Com esse nosso teatro eles perceberam como é importante ter uma boa educação, pois apontaram todas as coisas erradas que fizemos na encenação. A professora conversava com os alunos diariamente sobre o comportamento da sala, sobre o que pode ser melhorado, tentando a cada dia resgatar a boa disciplina nos alunos.

Afetividade – Antes de começar trabalhar qualquer atividade com os alunos, foi sendo conquistado aos poucos o carinho dos mesmos, para terem uma boa relação com o professor e membros da escola, automaticamente, o respeito. Com esta relação garantida principalmente entre professor/aluno/estagiárias, pode-se pensar em trabalhos de recuperação de aprendizado, visto que, eram crianças com várias dificuldades de aprendizagem na leitura, escrita, raciocínio lógico matemático, tabuada entre muitos outros que foram sendo gerados no decorrer dos outros anos escolares e não sanados devido à indisciplina que traziam em seus históricos.

Leitura - foi feito um trabalho lento, porém de grande importância, foi trabalhado o resgate da leitura como direito e prazer para o professor e alunos, pois é ela que leva o leitor a novas produções e construções de textos, ou a uma leitura crítica; propor formas de motivação para a melhoria da leitura como direito e necessidade. Fizemos registros de como estava à leitura dos alunos e assim foram melhorando a cada dia. Como dedicação dos alunos foram apresentados teatros pelos próprios, com muitos ensaios e empenho de todos os participantes, despertando a vontade de participar em outras futuras apresentações, rompendo a barreira da timidez apresentada no início do ano letivo durante a leitura. Consequência desse trabalho está sendo melhoras na oralidade e leitura mais fluente, respeitando entonação e pontuação, itens antes ignorados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com