TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CONSONÂNCIA COM TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  14/12/2018  •  Artigo  •  3.777 Palavras (16 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ARTIGO CIENTÍFICO

BEATRIZ DA SILVA PEREIRA SANTOS

MATRÍCULA 8509118

TAUBATÉ-SP

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CONSONÂNCIA COM TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO

RESUMO

Realizamos este trabalho por intermédio de pesquisas bibliográficas embasados em referenciais teóricos, e teve como objetivos, buscar entre os diferentes autores, definições sobre a importância da alfabetização e letramento em crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Mediante a pesquisa analisamos diversos autores e as abordagens de Piaget e Vygotsky, que foram os autores mais citados, pois, são os grandes mestres da atualidade, e que muito contribui para o avanço da educação. Iniciamos o estudo demonstrando a importância da leitura, conceituamos o desenvolvimento e aprendizagem por Piaget e Vygotsky, em seguida, destacamos os principais teóricos citados anteriormente, abordamos o papel significativo dos pais na aprendizagem da criança, o importante papel da escola e a relação da criança com a escola, a importância do educador, como mediador da aprendizagem e finalizamos com as considerações finais.

Palavras chave: Alfabetização, Letramento, Piaget e Vygotsky.

ABSTRACT

        We carried out this work through bibliographical research based on theoretical references, and had as objectives to seek among the different authors, definitions on the importance of literacy and literacy in children in the initial grades of Elementary School. Through the research we analyze several authors and the approaches of Piaget and Vygotsky, who were the most cited authors, therefore, are the great masters of the present, and that much contributes to the advancement of education. We begin the study demonstrating the importance of reading, conceptualizing development and learning by Piaget and Vygotsky, then we highlight the main theorists cited above, we address the significant role of parents in the learning of the child, the important role of the school and the relationship of the child with the school, the importance of the educator, as mediator of learning and we conclude with the end considerations.

Keywords: Literacy, Literacy, Piaget and Vygotsky.

1 INTRODUÇÃO

A leitura é importante para inserção e evolução do ser humando na sociedade, através dela que podemos adquirir conhecimento, enriquecer e acrescentar nosso vocabulário, dinamizar o raciocínio e a interpretação, descobrir novos mundos, interpretar a escrita de forma sistematizada e conclusa. A grande dificuldade é fazer com que o ato de ler se torne um hábito, diante das tecnologias cada vez mais presente na vida das pessoas que fazem com que elas deixem os livros de lado, adquirindo vocabulários pobres, para mudar este cenário o incentivo a leitura deve iniciar-se na infância, onde a criança começa a descobrir o mundo da imaginação e descobertas.

Pesquisas realizadas no mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral, a leitura é transformadora quem é estimulado desde bebezinho se torna mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Podemos concluir então que o contato com os livros pode mudar o futuro dos nossos filhos e consequentemente da nação.

 O indivíduo que não busca por compreender a escrita, se fecha e se torna prisioneiro em si, entretanto, a leitura é libertadora, a partir do momento que a mesma passa a ser realizada de maneira reflexiva, sua prática constante ajuda a desenvolver familiaridade com a escrita, dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura ajuda a fixar a grafia correta das palavras e torna nosso conhecimento mais apurado e refinado.  A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático.  

 A maioria das pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, portanto, isso acontece por falta de gosto, pois se a leitura fosse um hábito, as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo. É a leitura, todavia que proporciona a capacidade de interpretação dos alunos. Toda escola, particular ou pública, deve oferecer uma educação de qualidade, estimulando a leitura, pois dessa forma teremos uma população mais informada, capaz de formar suas próprias opiniões e tomar decisões corretas, garantindo um futuro melhor para toda nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com