TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SERIES INICIAIS

Por:   •  14/5/2020  •  Artigo  •  3.082 Palavras (13 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 13

Curso de Alfabetização e Letramento

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SERIES INICIAIS

Orientador:

Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal

RIO CLARO

2017

Curso de Alfabetização e Letramento

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SERIES INICIAIS

Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal

Artigo científico apresentado à Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal, em cumprimento as exigências legais do Curso de Alfabetização e Letramento.

 Orientador:

RIO CLARO

2017

Resumo

A alfabetização de crianças continua a ser um grande desafio para o professor, que busca através de diversos métodos o qual apresenta maior eficácia quando trata-se de alfabetização nas séries iniciais. Partindo do pressuposto que a criança constrói seu conhecimento quando esta em relação (troca) com o meio em que vive e com as pessoas que convive, podemos dizer que a Alfabetização não se dá através de um único método, mais sim de forma dinâmica e flexível, onde cabe ao professor mediar todo o processo visando sempre à efetiva aprendizagem dos alunos.

Palavras chaves: alfabetização, aprendizagem, desafio, sociedade.

Abstract

Child literacy continues to be a great challenge for the teacher, who searches through several methods which is most effective when it comes to literacy in the initial grades. Starting from the assumption that the child builds his knowledge when he is in relation (exchange) with the environment in which he lives and with the people he lives with, we can say that Literacy does not happen through a single method, but in a dynamic and flexible way , Where it is up to the teacher to mediate the whole process, always aiming at the effective learning of the students.

Keywords: literacy, learning, challenge, society.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................................

05

1. DEFININDO ALFABETIZAÇÃO ..............................................................................

08

2. O PROFESSOR E A ALFABETIZAÇÃO .................................................................

09

3. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA ..........................................................................

10

4. CONCLUSÃO ...............................................................................................................

11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................

13

INTRODUÇÃO

A alfabetização de crianças continua a ser um grande desafio para o professor, tratando-se de alfabetização a escolha dos métodos é importante, mas não é a única questão a ser considerada, nem tão pouco a mais importante.

Hoje o professor se depara com uma realidade bem diferente da de anos atrás, onde as crianças são criadas no mundo “virtual”, o que torna muito mais difícil para o professor conseguir “prender” a atenção das mesmas na sala de aula; visto que esta não apresenta tantos atrativos quanto o outro.

Por Alfabetização podemos entender como sendo o processo pelo qual à criança adquiri e internaliza conhecimento (aspecto cognitivo), possibilitando assim que a mesma leia e escreva; vale ressaltar que é muito importante que a criança entenda também a função social da escrita (o que possibilitará que esta se torne letrada também).

Neste contexto devemos pensar mais seriamente nos aspectos envolvidos nesse processo, tão complexo, que é a alfabetização, e que continua sendo nosso maior desafio: à busca de soluções duradouras paras as dificuldades de alfabetização encontrada pelas crianças, e dos professores em ensiná-las.

 Existem diversas contribuições que levam a reflexão nesse campo, porém as que se centram nas concepções da escrita são muito relevantes, uma vez que trazem nos matizes e dimensões para questões importantes do cotidiano pedagógico, como a dificuldade na aprendizagem e a progressão no ensino, as quais incidem em decisões sobre que materiais didáticos utilizar, como escolher textos, o que ensinar primeiro, por qual método de ensino optar, entre outros.

A concepção tradicional da escrita considera ler e escrever como habilidades individualmente adquiridas, independentemente da situação, da época e do grupo social.

Muitos de nós, professores, fomos alfabetizados com uso de cartilhas como a “Caminho suave” e “Pipoca”, ou seja, pelo método tradicional, e hoje nos vemos tendo que trabalhar com as crianças de uma maneira diferente; usando muitas vezes do construtivismo (que não deixa de ser extremamente enriquecedor para as crianças).

Quando pensamos no construtivismo temos a idéia de uma criança que constrói seu conhecimento através de suas vivências, seus erros e acertos, suas descobertas, bem como sua interação com o meio em que vive e com as pessoas que a cercam.

Esta é a maior diferença entre o método tradicional e o construtivismo, um nos da um método fechado, que deve ser seguido a risco, enquanto o outro nos deixa livres para construir e assim internalizar os conhecimentos.

O construtivismo é a concepção que enfatiza a dimensão social, reforçando que não está apenas preocupada com o domínio das letras pelos alunos. Considera-se que esse aspecto corresponde apenas aos aspectos de instrumentação: se o sujeito conhecer as funções sociais dos textos escritos, perceberá a necessidade de adquirir o código para poder ler e escrever independentemente. Se, por outro lado, o sujeito não conhecer as funções sociais de um texto, a aquisição do alfabeto passará a ser uma habilidade necessária para ler e escrever os textos escolares, os quais nem sempre refletem a diversidade textual de fora da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com