TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e letramento nas series iniciais

Por:   •  10/4/2015  •  Artigo  •  3.614 Palavras (15 Páginas)  •  1.599 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]    UNIVERSIDADE LATOS SENSO

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

ELIANA RODRIGUES DOS SANTOS

valeria gomes da s. dos santos

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Resumo

       O presente trabalho apresenta o objetivo geral de analisar o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais nas escolas municipais de ensino fundamental do Município de Umburanas. Segundo Soares (1998; 2004), concebemos alfabetização como processo de aprendizagem de habilidades

Resumo

       O presente trabalho apresenta o objetivo geral de analisar o processo de alfabetização e letramento nas series iniciais nas escolas municipais de ensino fundamental do Município de Umburanas. Segundo Soares (1998; 2004), concebemos alfabetização como processo de aprendizagem de habilidades necessárias aos atos de ler e escrever e letramento como estado ou condição do sujeito que incorpora práticas sociais de leitura e escrita. O objetivo especifico do trabalho é conhecer as praticas metodológicas aplicadas no processo de letramento e alfabetização.  Como se sabe alfabetização e letramento são considerados processos contínuos e tem inicio na infância e se ampliam com o passar do tempo na sua convivência dentro da sociedade. A fundamentação teórica do trabalho mostram que o processo de alfabetização e letramento estão associados as habilidades de leitura e escrita, e está baseada nas   concepções de diversos autores como Paulo Freire, Magda Soares, Sonia krammer e outros .  A partir dos resultados obtidos através desse trabalho é possível conhecer a dificuldade de aprendizado no processo de alfabetização e letramento por meio de pesquisas bibliográficas, livros e monografias utilizando assim, e os fatores responsáveis por essa deficiência na aprendizagem.

Palavra – chave: processo de alfabetização e letramento - práticas metodológicas – pesquisas bibliográficas – habilidades de leitura.

ABSTRAT

This paper presents the general purpose of analyzing the process of literacy and literacy in the early series in local elementary schools in the city of Umburanas. According to Soares (1998; 2004), conceived as a process of learning literacy skills needed to acts of reading and writing and literacy as a state or condition of the subject that incorporates social practices of reading and writing. . The specific objective is to meet the methodological practices applied in the process of literacy and literacy. . As we know literacy and literacy are considered continuous processes and starts from the childhood and expand over time in their coexistence within society. The theoretical basis of the study show that the process of literacy and literacy are associated with reading and writing skills, and is based on the concepts of several authors as Paulo Freire, Magda Soares, Sonia Kramer and others. From the results obtained in this work is possible to know the difficulty of learning in literacy and literacy process through literature searches, using books and monographs as well, and the factors responsible for this deficiency in learning.

Word - key: literacy and literacy process - methodological practices - bibliographic research - reading skills


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2.FUNDAMENTAÇÃO TEORICA        

2.1 Contexto histórico alfabetização e letramento _        

2.2  Conceitos de Alfabetização e letrmento        

2.3 Dificuldades de aprendizagens no processo de alfabetização e letramento nas series inicias ..................................................................................................................

3. METODOLOGIA        

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

            No processo de alfabetização e letramento os sujeitos alfabetizadores estão cada vez mais sendo desafiado pela sociedade em busca de um processo educacional comprometido. Esse processo é considerado vincular, pois depende da interação das informações para construção de conhecimentos.

     Para isso, o estudo traz como objetivo geral de analisar os processos de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental e as metodologias utilizadas responsáveis pelo aprendizado dos alunos.

          Sabe-se que ao analisar as questões relacionadas ao processo de alfabetização e letramento, percebe-se que são processos indissociáveis, para Soares (2008), alfabetização é um processo de representação de fonemas em grafemas e vice-versa, ou seja é também um processo de compreensão/expressão de significados por meio do código escrito. Isso nos remete a um conceito de alfabetização no sentido de letramento atrelado a importância de inserir práticas de leitura e escrita [...] Já na visão de Magda Becker, o sentido de alfabetização é ampliado a partir do letramento, pois este interaciona as pratica de leitura e escrita.

          Diante dos problemas enfrentados pela educação brasileira, principalmente nos anos iniciais, deparamos com a urgência em encontrar meandros que possam contribuir de forma eficiente na construção de uma linguagem escrita cognitiva no contexto de ler e escrever na realidade de cada criança no sentido de interagir de modo a validar a significação que a escrita tem no meio social.

Nesse sentido, Goulart, (2002 ) afirma que:

 Podemos entender tal relevância no sentido da participação crítica nas práticas sociais que envolvem a escrita, mas também no sentido de considerar o diálogo entre os conhecimentos da vida cotidiana, constitutivos de nossa identidade cultural primeira, com os conhecimentos de formas mais elaboradas de explicar aspectos da realidade. (GOULART, 2002, p. 52).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com