TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  7/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.607 Palavras (23 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

RITA DE CÁSSIA ALMEIDA ARAUJO[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]

título do trabalho:

Subtítulo do Trabalho, se Houver

Projeto de Ensino apresentado à o

Orientador: Prof.

ARAUJO, RITA DE CÁSSIA ALMEIDA, Projeto de Ensino: Letramento, nas séries iniciais. 2015. 44. Projeto de Ensino, Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Montes Claros, 2015.

RESUMO

As atividades de leitura e de produção de textos são o grande desafio das aulas de língua portuguesa. Se, por um lado, sabemos de sua importância na vida de todas as pessoas por representarem veículos de aquisição e produção de conhecimentos, por outro lado, percebemos que os resultados obtidos pelos alunos das primeiras séries iniciais não são os melhores.Muitos são os estudantes que não gostam de ler e que se sentem bastante inseguros em relação a escrita.A atividade fundamental desenvolvida pela escola para a formação dos alunos é a leitura.É mais importante saber ler do que saber escrever.Se um aluno não vai bem nas outras atividades escolares, mas se for um bom leitor,acreditamos que a escola cumpriu em grande parte sua tarefa.as aulas de leitura devem incluir situações diversificadas,para que o ato de ler assuma lugar de destaque na escola e a alfabetização nas classes iniciais aconteça de maneira efetiva e verdadeira.è visível, ou seja, percebe-se claramente as dificuldades encontradas no processo das aprendizagens das habilidades de leitura.Portanto surge a nossa preocupação em considerar a questão da formação dos leitores,tendo em vista as práticas desenvolvidas nas turmas iniciais do ensino fundamental,buscando oferecer novos estudos que ajudem na formação dos alunos tornando-os capazes de viver numa sociedade passível de mudanças e inovações exigindo  seus direitos e cumprindo seus deveres,exercendo uma cidadania plena.

Palavras-chave: leitura/ habilidades e Letramento.

ABSTRACT

The activities of reading and production of texts are the great challenge of the Portuguese language classes. On the one hand, we know its importance in the lives of all the people they represent vehicle acquisition and production of knowledge, on the other hand, we realize that the results obtained by the students of the first early grades are not the best. many are students who do not like to read and who feel very insecure about the writing. A fundamental activity developed by the school for the training of students is the most important reading .É to read than knowing write. Se a student will do well in other activities school, but if a good player, we believe that the school fulfilled its largely task. the reading classes should include diverse situations, so that the act of reading takes pride of place in school and literacy in the early grades to happen so real . É effective and visible, ie clearly realize it is the difficulties encountered in the process of learning the skills reading. Therefore our concern arises in regard to the training of players, considering the practices developed in the early classes of elementary school, seeking to offer new studies to help in the training of students making them able to live in a society subject to changes and innovations demanding their rights and fulfilling their duties, exercising full citizenship.


Keywords: read / skills and literacy.


SUMÁRIO

1 Introdução..............................................................................................06

2 Revisão Bibliográfica..........................................................................08

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino.........................13

3.1 Tema de linha de pesquisa..............................................................13

3.2 Justificativa.......................................................................................13

3.3 Problematização...............................................................................15

3.4 Objetivos...........................................................................................15

3.5 Conteúdos.........................................................................................16

3.6 Processos de Desenvolvimento........................................................16

3.7 Tempo para a realização do projeto..................................................19

3.8 Recursos humanos e materiais.........................................................19

3.9 Avaliação...........................................................................................19

4 Considerações Finais...........................................................................20

5 Referências...........................................................................................22


INTRODUÇÃO

Os métodos de ensino no Brasil - e de modo geral, em quase todo mundo- vão de mal, a maior parte dos recém-formados vão para o mercado de trabalho mal preparado. Uma grande maioria não domina os conhecimentos de interpretar o que lê e os pré-requisitos necessários para escrever com clareza e objetividade. Tem dificuldade para construir um texto e não dominam o raciocínio lógico.

As mais variadas razões são apontadas para as dificuldades que o processo educacional vem enfrentando tais como: a perda de autoridade dos pais e professores; o abandono dos métodos tradicionais e ensino,quantidade excessiva de informações inúteis ou dispersivas fornecida pela televisão e internet ou simplesmente a desvalorização do hábito de leitura e má formação no processo de letramento dos jovens estudantes.

Entende-se por letramento o processo em que o individuo é visto em atividade desenvolvendo suas habilidades de escrita e leitura com perfeição ou ao menos com bastante facilidade, um indivíduo letrado é capaz de associar diversos assuntos distintos, por exemplo, sobre cultura, sociedade, política, economia, tecnologia e outros inúmeros assuntos que estão em contato diário. Segundo Soares, 2003, letramento é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita, ou seja, o individuo que após algum tempo de aquisição da escrita e da leitura (alfabetização) obteve maior experiência para desenvolver as práticas de uso das letras. No entanto, existem muitos indivíduos que mesmo sem terem tido a aquisição da leitura e escrita conseguiram desenvolver as práticas das mesmas por meio do contato direto diariamente, em que proporcionou uma compreensão e aquisição das práticas da leitura e da escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com