TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO: MÉTODO FÔNICO E MÉTODO SILÁBICO

Por:   •  16/8/2021  •  Artigo  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  2.406 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                                                                               

         FABIANA MENDONÇA DE OLIVEIRA

   

ALFABETIZAÇÃO:

MÉTODO FÔNICO E MÉTODO SILÁBICO

UBERABA

2021

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                           FABIANA MENDONÇA DE OLIVEIRA

   

   ALFABETIZAÇÃO:

MÉTODO FÔNICO E MÉTODO SILÁBICO

[pic 1]

UBERABA

2021

ALFABETIZAÇÃO: MÉTODO FÔNICO E MÉTODO SILÁBICO

Fabiana Mendonça de Oliveira[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO-  O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto de acordo com a NBR 6028. Este modelo apresenta as instruções para a preparação de artigo. Os autores devem segui-lo para a preparação de artigos originais em formato Word. O artigo poderá ser pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo. O tema é de livre escolha devendo estar relacionado ao curso. O resumo deve ter entre 100 a 250 palavras em espaçamento simples com fonte Arial, tamanho 10, cor preta. O texto será composto pelos elementos: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS. O trabalho deverá ter no mínimo 08 e máximo 16 páginas.

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização. Letramento. Método Fônico. Método Silábico.


  1. INTRODUÇÃO

A Alfabetização é o alicerce da vida escolar de todos os indivíduos que iniciam no âmbito educacional e este perdura por todo resto de sua vida determinando assim a qualidade da continuação dos estudos que terão futuramente.

Alfabetização engloba as habilidades de leitura, escrita e compreensão, sendo assim é o processo de aprendizagem do sistema alfabético de suas convenções é uma aprendizagem de um sistema notacional que representa por grafemas e fonemas da fala.

Alfabetizar é ao mesmo tempo oferecer-lhe todas as condições necessárias à continuidade dos estudos sem riscos de tropeços, porém garantindo um prosseguimento bem sucedido, fornecendo assim um subsídio para uma boa alfabetização.

As possíveis respostas que apresento para o meu problema pesquisado é que ambos os métodos devem ser trabalhados mesclando assim para que os alunos aprendam de fato, quanto qual é o mais eficaz não existe um ou outro, mas os dois devem ser aplicados como forma de conhecimento amplo e levando em consideração que os alunos não aprendem todos de uma mesma maneira, sendo assim importante a aplicação dos dois métodos.

Para isto apresento o objetivo geral "Especificar sobre os métodos de Alfabetização: Fônico e Silábico" e como objetivo específico "Classificar qual método é mais eficaz para a aprendizagem dos alunos".

O artigo é apresentado é como Artigo de revisão bibliográfica, onde foram pesquisados variados materiais que discutem sobre o assunto como obras impressas e digitais de autores que pesquisaram sobre o assunto.

O trabalho está estruturado em seções das quais respondem os objetivos anunciados na introdução deste artigo e ainda (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências).

  1. DESENVOLVIMENTO

Os métodos devem orientar os professores e podem ser mesclados experimentando diferentes maneiras, pois cada aluno aprende de maneira diferente, o professor deve então atrair  a atenção e despertar a curiosidade e o desejo de aprender do aluno devendoassim ser um objetivo constante na prática pedagógica do professor alfabetizador.

É preciso ter sensibilidade para discernir o que está ou não funcionando e o que deve ser deixado de lado mudando assim as estratégias e saber que não basta estar em um ambiente apenas letrado, pois este não é suficiente, pois o aluno necessita de um ensino explícito do sistema de escrita alfabético e deve ser desenvolvido em contexto de letramento, pois a consolidação da alfabetização acontecerá quando esta for assiciada ao letramento: aprender a fazer r fazer o que aprendeu, pois a alfabetização é o aprendizado da leitura e da escrita e o letramento é a prática cotidiana desse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (439.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com