TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

DANIELLE DE LIMA DIONIZIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Supervisão Escolar/ Coordenação Pedagógica/ Orientação Educacional

São José do Rio Pardo

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Supervisão Escolar/ Coordenação Pedagógica/ Orientação Educacional

Relatório apresentado a UNIP. Universidade paulista , curso de Pedagogia como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina.Estagio Supervisionado Obrigatório.  

São José do Rio Pardo

2018

SUMARIO 

ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA        4

ANÁLISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO, EM RELAÇÃO À AÇÃO PEDAGÓGICA        6

CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO ESCOLAR        7

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        8

RELATO DE OUTRAS SITUAÇÕES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA        9

OBSERVAÇÃO EM AULA        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

        A presente proposta da escola em conjunto com os educadores visa uma educação de qualidade que proporciona o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças.

        A criança, centro da proposta, é o sujeito do conhecimento e suas interações com o contexto social, construindo o seu conhecimento de forma dinâmica. Então, cabe a nós, escola, uma proposta pedagógica consistente que fomente a transformação dos conhecimentos espontâneos e científicos.

        Para cada professor a quantidade de aluno em sala de aula é variável para cada turma que possui, o máximo que se tem é de 18 (dezoito ) alunos, a relação entre professor-aluno é a mais primordial que pode ter, pois é essa relação que o aluno irá criar várias expectativas tanto, educacional, moral e social que irá levar para toda vida.

        As avaliações podem ser realizadas tanto pela escola tanto pelo professor, sendo uma ação pedagógica que deve assumir uma posição formativa e participativa, ser continuamente cumulativa e diagnóstica.

        A acumulativa pode ser de várias formas, tais como, a observação e registro das atividades dos alunos, sendo organizados ou não em portfólios, trabalhos coletivos, exercícios em sala, dentre outros. Já a diagnóstica pode ser feita bimestralmente ou avaliativa, que busca diagnosticar os potenciais ou problemas que um aluno pode ter em relação à aprendizagem e ao ensino, mas ao mesmo tempo também está sendo avaliado o professor, onde ira

detectar possíveis pontos, onde poderá ver o seu modo de ensino, se os alunos estão conseguindo aprender como ele está passando o conteúdo.

        Areas de conhecimento possui interdisciplinaridade, que acontece a todo o momento, os conteúdos permitem desenvolver nas crianças aquilo que está nos objetivos gerais de cada área, se dividindo em 3 (três) tipos:

Contextos Conceituais: as experiências e atividade devem estar voltadas para a elaboração e ampliação de interpretações. Exemplo: a leitura por parte das crianças, o que ira gerar a construção de novos conceitos.

Conteúdos Procedimentais: constituem em um conjunto organizado de ações dirigidas à execução de uma meta, são as habilidades, as destrezas.

Conteúdos Atitudinais: trata-se de uma reflexão em torno das atitudes, normas e valores, sem perder de vista que o professor atua como modelo e que ser coerente nas suas propostas e ações. Os valores, atitudes e normas devem ser planejadas conjuntamente com outros tipos de conteúdos.

        Trabalham-se projetos que são divididos em temas e aulas, de artes, do alfabeto, leitura, meio ambiente, Dia D, Semana da Pátria, Festa Junina, com os professores e funcionários do mês, horta na escola: recanto feliz, o universo lúdico da alfabetização: usando leitura, teatro e dramatizações, caça-palavras e cruzadinhas, brincadeiras com o alfabeto; cantinho da leitura em sala, aula de música, entre muitas outras atividades.

        Sendo que uma muito importante para todos, não só alunos e professores, mas a sociedade escolar em si, é o Projeto de inclusão social, onde o aluno que possui necessidades especiais pode conviver ao mesmo tempo com as crianças, e elas também aprendem com eles, tanto em convivência como em aprendizagem.

ANÁLISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO, EM RELAÇÃO À AÇÃO PEDAGÓGICA

        A escola possui um  pátio onde são realizadas várias atividades, desde a aula de educação física até as atividades lúdicas, passeio de velotrol, festas e outras atividades. No espaço que possui em sala de aula, biblioteca, sala de vídeo, é proporcional a quantidade de alunos para que possam ao mesmo tempo ter o mobiliário e locomoção entre todos.

        Em sala de aula possuem cantos temáticos de leitura, matemático, como se lê, entre outros que o professor vai adequando a necessidade de seus alunos.

        As melhorias na escola vão se adaptando conforme as necessidades que vão aparecendo desde a acessibilidade dos alunos especiais ao desenvolvimento para a construção do conhecimento, questionamento e inclusão de todos, que conforme a convivência da sociedade escolar começa a perceber em que lugar e sentidos as melhorias vão ser necessárias.

CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO ESCOLAR

        A elaboração da proposta pedagógica foi feita com todos os educadores para melhor desempenho escolar, junto com os participantes do Conselho de Escola, que tem por finalidade tratar dos assuntos ligados ao funcionamento pedagógico e administrativo/escola de estabelecimento. Estando em demonstrativo os participantes da escola em um quadro de gestão, onde mostra as funções de cada um e seus respectivos nomes completos.

        Juntamente com todos os documentos elaborados não foi apenas uma exigência legal, mas uma forma de expor a capacidade que todos possuem para uma melhoria na educação das crianças e no município, todavia, uma maneira de atestar que todos são qualificados tanto experientes ou novatos em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com