TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APONTAMENTOS SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Por:   •  10/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.043 Palavras (21 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 21

APONTAMENTOS SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Celina Matilde Buzato dos Santos

Especialista em gestão Escolar. UINCENTRO 2014

celinabuzato@hotmail.com 

Educação, 7.08.00.00-6

Adnilson José da Silva

Professor Orientador Mestre em Educação. Departamento de Pedagogia

UNICENTRO

Resumo

A violência é uma patologia comum nos dias atuais e o ambiente escolar não esta livre desta contaminação. Da mesma forma que todos os dias enxergamos os mais diversos exemplos de violência na rua, presentes em nossa sociedade e dentro do ambiente de ensino não é diferente, não é preciso muito esforço para verificarmos casos evidentes dessa violência, por isso, é extremamente necessário que o profissional da educação saiba que o seu papel é fundamental na luta contra essa patologia do mundo atual.

A violência não é somente física, ela também se da de forma psicologia e subjetiva e afeta não só o autor principal desta violência, mas sim todos os que estão a sua volta, dessa forma é crucial que seja combatida, para que haja uma boa convivência social dos alunos para com seus familiares e com a sociedade.

O presente artigo se fez necessário para trazer esclarecimentos a respeito da violência no âmbito escolar, trazendo a tona apontamentos a respeito do assunto. A metodologia da confecção do presente artigo se deu por meio de pesquisa bibliográfica, buscando uma análise aprofundada do assunto por meio de discussões feitas e publicadas por outros autores.

Palavras-chave: Violência, Aluno, educador, escola, sociedade.

Abstract

Nowadays the violence is a common pathology, and the academic ambient isn’t free this kind of contamination. Every day we can see a lot of kind  examples of violence present in our society and inside academic ambient isn’t different. It isn’t necessary too many efforts to check evident cases of this situation, for this is extremely necessary that learning professionals know their function is very important against this pathology in this days.

The violence isn’t only physical, it is also psychological and subjective that affects the action’s author of violence and all the people around, in this case, is very crucial that will be combated for a better coexistence social between students, their family the society.

This article was necessary to shed light on violence in schools, bringing out notes on the subject. The methodology of preparation of this article was given by means of literature, seeking a thorough analysis of the issue through discussions made and published by other authors.

Keywords: Violence, student, teacher, school, society.


Introdução

Com os alarmantes índices de situações envolvendo as mais variadas formas de violência dentro do ambiente escolar se torna necessário um estudo mais aprofundado buscando a reflexão sobre o tema.

As situações de violência não compreendem somente a forma física, como também moral e psicológica, afetando os alunos, pais, educadores, funcionários e a comunidade em geral, que direta ou indiretamente, são todos vítimas das consequências dos atos violentos ocorridos dentro e fora do ambiente escolar, e muitas vezes não sabem como proceder diante de tais acontecimentos. A violência dentro das escolas se torna cada vez mais comum, e já não causa tanta estranheza para aqueles que convivem dentro deste ambiente, o espaço que antes deveria ser voltado para educação e respeito mútuo vem se transformando aos poucos em verdadeiros campos de batalha, revelando as dúvidas e incertezas de pais, alunos, educadores e funcionários quantos as práticas pedagógicas e as formas de combate a esses efeitos colaterais da sociedade contemporânea.

É preciso conhecer as causas dessa violência para que possamos descobrir de que forma proceder, para que tenhamos resultados eficazes e reverter esse quadro tão desolador relativo à educação, combatendo as formas violência e promovendo a paz e a boa convivência nas escolas.

O ensino e a violência

A violência está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade contemporânea e tem tomado o espaço cada vez maior no interior das escolas, levando a paz e a harmonia e instaurando um o caos e desrespeito.  A violência não se apresenta somente na forma física, no ato de agredir o próximo por meio de contato, mas também verbal, moral e psicológica, e afeta tanto alunos quanto professores e os demais funcionários da comunidade escolar, que acabam se tornando vítimas de tais atos, que reflete-se na sociabilidade do educando, em seu comportamento, rendimento, ocasionando até mesmo a evasão escolar, como também se reflete na vida dos demais profissionais que trabalham diretamente com estes alunos e também na sociedade em geral que acaba por ser atingida pelos efeitos desta conduta.

No Brasil a partir do século XIX ocorreram mudanças estruturais na assistência à Infância, que modificaram os princípios assistencialistas de piedade e moralidade católica, passando para uma política filantrópica com objetivo de reintegração social aos desajustados, seguindo para a criação de códigos e leis que regulamentavam e davam apoio e proteção aos menores. Entre essas leis está o primeiro estatuto especifico voltado para a criança e o adolescente, o código de menores, também conhecido como código de Mello Mattos criado em 1979, mas apenas em 1990 surge um Estatuto específico, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que traz o conceito de proteção integral, a criança deixa de ser vista como objeto de intervenção da família, da sociedade e do estado e passa a ser entendida como um sujeito portador de direitos e em desenvolvimento. Em 25 de setembro de 2007 o Vice-Presidente da República, José Alencar Gomes da Silva no exercício do cargo de Presidente da República sancionou a seguinte lei:

Art. 1o O art. 32 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte § 5o:

“Art. 32. § 5º O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.” (NR)

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Lei Nº 11.525, de 25 de Setembro de 2007. (BRASIL, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com