TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE VALORES PARA A VIDA

Por:   •  18/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP

POLO JATAÍ

CURSO DE PEDAGOGIA

Cíntia Ferreira Souza RA:1335025

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE VALORES PARA A VIDA.

JATAÍ

2015

Cíntia Ferreira Souza RA:1335025

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE VALORES PARA A VIDA.

Projeto de ação/intervenção desenvolvido na disciplina de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental II do curso de Pedagogia da UNIP / Pólo Jataí

                                     Professora: Alessandra Iara da Silva

JATAÍ

2015

1 TEMA

. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE VALORES PARA A VIDA.

.

  1. PROBLEMA

A literatura é um elemento que contribui para formação e aprendizagem da criança, é fundamental que seja trabalhado com as mesmas desde muito cedo, para que possam se desenvolver com sua toda totalidade despertando nelas a curiosidade e interesse pela leitura. Mesmo os que ainda não lêem podem adquirir esse contato a partir da contação de história. Neste contexto a interdisciplinaridade entra nesse processo para auxiliar a aprendizagem do aluno de forma diversificada proporcionando as mesma um conhecimento abrangente e contextualizado com seu meio social.

É possível ensinar de forma interdisciplinar?

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Promover a aprendizagem de forma interdisciplinar e lúdica  através da interação das crianças com literaturas infantis, com o uso de outros eixos temáticos.

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

2.2.1Promover o interesse pela literatura infantil                                        

2.2.2.Despertar a curiosidade pela leitura

2.2.3Motivar a reflexão a partir das literaturas infantis

2.2.4Ensinar a sequência numérica através das brincadeiras

2.2.5Proporcionar a aprendizagem de forma interdisciplinar.        

3   JUSTIFICATIVA.                                                                                        

O projeto surgiu tendo em vista as dificuldades de aprendizagem com o intuito de obter resultados significativos no processo ensino aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Proporcionar e conscientizar a tomada de iniciativa por parte dos alunos vislumbrando a mudança de comportamento, interesse e atitudes tendo a escola como um ambiente para a promoção do conhecimento e aprendizado coletivo.

A leitura está presente desde muito cedo na vida das crianças, porque sabemos que já nascemos em um mundo letrado, a escola por sua vez tem o papel de considerar o conhecimento prévio desta criança e oferecer condições para o desenvolvimento e aprimoramento, porém sabemos que as mesmas nessa idade (4a 5), não possuem a aquisição da leitura, por esta razão é papel do professor ler bastante para mesmas. De acordo com Araújo e Silva apud Fanny Abramovich (1991, p.16) diz: “Ah, como é importante para a formação de qualquer crianças ouvir muitas e muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo”.                                                                                A interdisciplinaridade assume neste projeto um papel chave em todo o desenvolvimento da metodologia do mesmo, em que há uma preocupação em manter uma ligação em todas as atividades realizadas junto as crianças, isso porque acreditamos que é possível ensinar os conteúdos de forma relacionada, propondo também uma reflexão das crianças com seu cotidiano, respeitando a maturação de cada um e os seus conhecimentos prévios.                                                                                                O lúdico é uma ferramenta indispensável no trabalho com crianças na educação infantil por esta razão também é um instrumento usado no desenvolvimento metodológico parainserir diferentes conceitos da matemática, como também a linguagem oral. Segundo o RCNEI (1998), o brincar é “uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia”.                                                                                         Podemos perceber que a brincadeira é uma direito e uma necessidade de toda a criança, em que faz parte do seu desenvolvimento e contribui para sua comunicação e autonomia, o faz de conta é um tipo de brincadeira que ainda de acordo com RCNEI (1998), “as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma especifica que uma coisa pode ser outra...”

4   FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O RCNEI (1998, Vol.2 e Vol. 3) foi usado na fundamentação teórica desse projeto porque trásem si os principais eixos que devem ser ensinados na educação infantil, como também sugestões de atividades e como o tema deve ser trabalhado de acordo com a idade da criança e apresenta orientações para o professor. na prática de pré-escolas e creches. Ainda Utilizamos Silva e Faria (2004), que vem tratando da importância de ler para uma criança porque só assim ela será capaz de se tornar um leitor letrado, o que abrirá diversos caminhos para o conhecimento.

Magdaleno (2004), mostra a importância da brincadeira que pode acontecer de diferentes formas como num desenho ou em uma história, em que a criança tem a possibilidade de explorar sua imaginação e desenvolver seu pensamento através do lúdico, isso nos ajuda a perceber que as vezes não é necessário separar um momento especifico para a brincadeira, já que ela pode estar presente em todas as práticas pedagógicas em sala, desde que, de forma planejada e organizada, tornando o ensino mais prazeroso e divertido.                 Para a elaboração metodológica contamos com a contribuição de Cecília Warschauer (1993), para nosso embasamento teórico, em que a autora apresenta as vantagens de se realizar atividades com as crianças em forma de círculos porque estimula a participação dos mesmos numa troca de idéias e opiniões despertando também o respeito mútuo em que um escuta e o outro falar e vise versa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com