TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Por:   •  15/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. OBJETIVOS        3
  1. Objetivo Geral        3

2.1 Objetivos Específicos        3

  1. DESENVOLVIMENTO        4
  1. Revisão Bibliográfica        4
  2. Procedimentos Metodológicos        5
  1. Ambiente e público alvo        5
  2. Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos        5

3.3.3 Tempo de duração do projeto e cronograma        6

  1. AVALIAÇÃO        7

4.2  Resultados esperados        7

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com Ausubel (1965) quando o aluno utiliza o conhecimento de forma mecânica, ele decora o conteúdo e o armazena de forma isolada, podendo com facilidade esquecê-lo. As aulas práticas podem facilitar a aprendizagem das disciplinas e despertar curiosidade e interesse nos alunos pelo assunto estudado.

Mostrar aos alunos que os conteúdos estudados em sala de aula podem ser relacionados com seu dia a dia, pode motivá-los e despertá-los a busca de conhecimento.

Este projeto tem o objetivo de relacionar a teria com a prática, a fim de promover um maior entendimento e assimilação do conteúdo por parte do aluno. Para isso os alunos serão levados a um ambiente não escolar onde poderão relacionar o conteúdo teórico já assimilado em sala de aula com a sua vivencia no dia a dia.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Propiciar aos alunos do Colégio Balthazar de Freitas maior interação com conteúdos das disciplinas matemática, história e ciências através de atividade desenvolvidas na Praça Cristovão Colombo de Freitas, sendo esse um ambiente  não escolar. Utilizando-se da estrutura, objetos e vegetação da própria praça.

  1. Objetivos Específicos
  • Lidar com formas geométricas, espaço e formas, desenvolvendo a capacidade de reconhecer as variadas formas geométricas existentes e sua associação com objetos do dia a dia.
  • Conhecer um pouco da cultura e história de Jaraguá.
  • Desenvolver pensamento crítico sobre preservação do meio ambiente, propondo ações que contribuam para isso.
  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Revisão Bibliográfica

Proporcionar aos alunos atividades fora da sala de aula permite ampliar os conhecimentos adquiridos dentro do ambiente escolar. O aluno pode aplicar o que aprendeu e ser o protagonista de seu próprio conhecimento. Além disso, a mudança de ambiente pode incentivar e motivar o aprendizado.

Aproveitando o ambiente não escolar escolhido, serão ministrados conteúdos das disciplinas de matemática, história e ciências. Em matemática, através de objetos e formas que podem ser observados na praça será abordado o conteúdo de espaço e forma. Dentro da disciplina de história veremos um pouco sobre a cultura e história da cidade de Jaraguá, tendo em vista que a Praça Cristóvão de Freitas é uma das praças mais importantes da cidade. Já na disciplina de Ciências, observaremos a praça e a natureza nela encontrada , bem como o ambiente ao redor e desenvolveremos uma atividade voltada a conscientização da preservação ao meio ambiente.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de matemática no ensino fundamental.

Segundo Ferreira (1999, p.983), geometria é:

a ciência que investiga as formas e as dimensões dos seres matemáticos‖ ou ainda ―um ramo da matemática que estuda as formas, plana e espacial, com as suas propriedades, ou ainda, ramo da matemática que estuda a extensão e as propriedades das figuras (geometria Plana) e dos sólidos (geometria no espaço).

Podemos observar a geometria ao nosso redor. E talvez seja por esse motivo que os alunos demonstram interesse em estudar esse assunto, já que no dia a dia podem se deparar com situações e objetos que os remetem a geometria.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais os alunos do ensino fundamental devem ser capazes de perceberem se como integrantes e agentes transformadores do ambiente, contribuindo para a melhoria do meio ambiente.

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: ―O meio

ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.‖

Ainda de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o aluno deve ampliar a compreensão de sua realidade, sendo capaz de valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social. Pedroso (l999) afirma que um povo  que não tem raízes acaba se perdendo no meio da multidão. São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação.

  1. Procedimentos Metodológicos
  1. Ambiente e público alvo

O projeto será desenvolvido na Praça Cristovão Colombo de Freitas, para alunos do 7° ano do Colégio Estadual Balthazar de Freitas.

A praça fica localizada no centro da cidade, é bastante conhecida e visitada.

  1. Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos Matemática: Espaço e formas

História: Conhecimento histórico Ciências: Vida e ambiente

  1. Propostas de ação e estratégias didáticas

As atividades serão divididas em duas fases, sendo a primeira ainda no Colégio Estadual Bathazar de Freitas e a segunda na Praça Cristovão Colombo de Freitas.

1ª fase

Antes de desenvolvermos as atividades na praça, os assuntos abordados serão introduzidos na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com