TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/3/2022  •  Artigo  •  5.897 Palavras (24 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

[pic 2]

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA VIEIRA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO EXERCICIO DE CIDADANIA PARA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANICORÉ – AM

2021


[pic 3]

MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA VIEIRA

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO EXERCICIO DE CIDADANIA PARA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 4]

MANICORÉ – AM

2021

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO EXERCICIO DE CIDADANIA PARA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor[1] Maria do Socorro Oliveira Vieira.

Declaro que sou autor¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO A importância da Educação ambiental para formação dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Educandário Nossa Senhora das Graças, onde procura-se saber que importância tem sido atribuída a EA, diante da necessidade de adotarmos novos pontos vista, sensibilizando-nos com a crise ambiental e da adequação da educação na tentativa de responder satisfatoriamente aos anseios da sociedade. Para responder o problema detectado na referida escola estabelece-se o objetivo geral que deseja conhecer a importância atribuída a EA, e através dos objetivos específicos propõe refletir sobre a opinião que os professores têm acerca da crise ambiental, verificando-se na prática pedagógica do professor a Educação Ambiental é abordada nas diversas disciplinas e entendendo-se os subsídios oferecidos para o desenvolvimento da Educação ambiental. Com procedimentos metodológicos que melhor alcançasse os objetivos proposto utilizou-se abordagens de caráter qualitativos, com base nas técnicas de observação e questionários buscou coletar dados e examinar-se um autor para fundamento da abordagem citada, apresenta-se a coleta de dados, expõe as resposta dos questionados, o que os autores dizem e contribui-se concordando e discordando com estes, discute-se a temática trabalhada, as condições oferecidas e a prática educativa na escola, em conclusão finalmente indica a necessidade de se construir, investir, ou seja, dá suportes precisos para a educação de modo geral em especial a Educação Ambiental.

Palavras chaves: Educação Ambiental. Escola. Aprendizagem.

mariadosocorrooliveiravieira@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO

A questão ambiental representa quase uma síntese dos impasses que o atual modelo de civilização acarreta. Consideremos que aquilo a que se assiste não é só uma crise ambiental, mas uma crise de educação e valores. E que a superação dos problemas exigirá mudanças profundas na concepção de mundo, de natureza, de poder, bem-estar, tendo por base novos valores individuais e sociais.

Com isso, uma das principais conclusões e preposições assumidas internacionalmente é a recomendação de investir numa mudança de mentalidade, conscientizando os grupos humanos para a necessidade de se adaptarem novos pontos de vista e novas posturas diante dos dilemas e das constatações feitas nessas reuniões.

Todas as recomendações, decisões e tratados internacionais sobre o tema evidenciam a importância atribuída por lideranças de todo o mundo para a Educação Ambiental como meio indispensável para conseguir criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação sociedade-natureza e soluções para problemas ambientais. Evidentemente, a educação sozinha não é suficiente para mudar os rumos do planeta, mas certamente é condição necessária para tanto.

A Educação Ambiental assume, assim, a sua parte no enfrentamento dessa crise, radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada espaço de terra, de forma permanente, continuada e para todos. Uma educação que se propõe a fomentar processo continuados, de forma a possibilitar o respeito à diversidade biológica, cultural, ética, juntamente com fortalecimento da resistência da sociedade a um modelo devastador das relações de seres humanos entre si e destes com o meio ambiente.

O desafio da Educação Ambiental no cotidiano escolar pode ser enfrentado ao realizar, com planejamento e densidade, os processos de discussão, sendo uma ação fundamental para atualizarmos e aprofundarmos debates ambientais tão urgentes. Com o apoio de uma Educação Ambiental crítica participativa e emancipatória, possibilitamos o empoderamento das comunidades locais e propiciamos também subsídios para o sempre falado, mas tão difícil exercício da transversalidade, da Inter e transdisciplinaridade das questões ambientais no cotidiano da vida escolar. Podemos, assim, gerar uma atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, bem como enfatizar a melhoria da relação ensino-aprendizagem.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Educar é transmitir conhecimentos que formam e fortalecem o indivíduo preparando-o para conduta social e cívica, onde respeitar é o lema determinante para o saber, estar e viver. Com isso, revela-se decisivo o investimento na Educação Ambiental, para uma reflexão mais consciente e informada sobre o modo como devemos nos relacionar com o ambiente, criando assim novos modelos comportamentais.

  1. As práticas pedagógicas para a sensibilização da educação ambiental nos anos iniciais

A Educação Ambiental é ferramenta de educação para um desenvolvimento sustentável, pois procura individual e coletivamente instruir comportamentos e valorizar atitudes que harmonizem a nossa vida com a vida na terra. Para um desenvolvimento sustentável, o grande desafio consiste em desenvolver práticas pedagógicas conscientes na comunidade escolar, desenvolvendo modelos em que os modos de vida não interfiram de modo prejudicial na questão e manutenção dos recursos naturais, assegurando as condições fundamentais à vida, no presente e no futuro. E o desenvolvimento sustentável solicita o papel da Educação Ambiental para o cumprimento do objetivo comum para que a sensibilização nas séries do ensino fundamental seja viver na terra hoje pensando sempre no amanhã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (54.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com