TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.301 Palavras (26 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 120h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Tomando por base o texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou”, disponíveis no fascículo, além de outras fontes (reportagens, livros, internet) devidamente citadas e referenciadas, explique como ocorreu a origem do universo.

A teoria de Big-Bang procura explicar a origem do universo.

Tudo começou com uma grande bolha, há cerca de 10 ou 20 bilhões de anos, o aquecimento dessa bolha causou uma grande explosão, foi dessa grande explosão que surgiu tudo que existe no Universo.

À pouca essa matéria começou a esfriar 400mil anos depois do Big-Bang a matéria estava fria o suficiente para começar a se agrupar e formar as primeiras matérias, surgindo assim o Universo.

2. Pesquise na internet ou em outros meios, outras teorias (ao menos duas) que procuram explicar como o Universo surgiu. Após descrevê-las, compare-as com a teoria do Big Bang.

Teoria do Universo Estacionário ou Modelo do estado Estacionário - Foi elaborada em 1948 por Fred Hoyle, Thomas Gold e Hermann Bondi como alternativa ao modelo do Big Bang. É um modelo amplamente desacreditado em Cosmologia que descreve um universo que se dilata (expande) e no qual matéria nova se cria nos intervalos crescentes entre as galáxias, mantendo a densidade de matéria no universo constante e propiciando permanentemente prótons para as estrelas produzirem seus processos de fusão, na núcleo síntese.  Universo conservaria assim uma densidade idêntica a todo momento, e duraria eternamente, o que apresenta-se como uma ideia até filosoficamente "bela", como classificam-na alguns cosmólogos, físicos e pensadores diversos, mas que mostrou-se insustentável pelas evidências astronômicas.

Teoria do Criacionismo - É o nome dado à teoria que justifica a origem do universo e da vida através de Deus. Essa teoria foi baseada no livro de Gênesis encontrado na Bíblia e também no Alcorão que relatam a criação de todas as coisas em seis dias, a saber:
- No primeiro dia houve a separação entre a luz e as trevas;
- No segundo dia houve a separação entre as águas e a terra seca;
- No terceiro dia houve a criação da vegetação;
- No quarto dia houve a criação do Sol, da Lua e das Estrelas;
- No quinto dia houve a criação das aves e répteis;
- No sexto dia houve a criação dos animais e do homem.


Essa teoria é bastante criticada no meio científico, pois além de não haver pistas de sua veracidade, é contestada com a teoria do evolucionismo. Afirmam que é impossível provar que Deus existe e que realizou a milagrosa criação, tornando-se uma teoria filosófica ao invés de científica.
O criacionismo possui diferentes linhagens internas, como:
Para os judeus, o criacionismo ocorreu assim como é relatado na Bíblia,
Para os islâmicos, o criacionismo ocorreu assim como é relatado no Alcorão,
Para os budistas, o criacionismo é um processo repetitivo que não apresenta início e fim, reformando a vida e a matéria.
Para os hindus, o criacionismo ocorreu quando o universo foi sacrificado e a partir deste sacrifício formaram-se todas as coisas através de pedaços do universo.
Embora não haja embasamento científico e ainda não seja aceita por muitos, o criacionismo vem crescendo bastante em número de adeptos e é aceito mais amplamente.

As 2 teorias apresentadas acima, tentam explicar a origem do universo pré-Big Bang, já que astrônomos acreditam que o uma galáxia já existia antes dele, visto que para se ocorrer uma explosão e choque já existiria estrelas e outros astros.

3. Com base na leitura dos tópicos “O sistema solar” e o texto” Planetas”, elabore um plano de aula sobre o sistema solar e seus componentes. Neste plano deve constar a descrição da turma/série, os objetivos, o conteúdo, o material utilizado, o tempo necessário, e como o conteúdo será desenvolvido.

Plano de aula.

Turma do 3ºano está distribuída da seguinte forma: 7 meninos e 16 meninas, totalizando 24 alunos. Entre 7 e 8 anos.

Objetivos:

Identificar todos os planetas do sistema solar.

Caracterizar o planeta terra e seus movimentos.

 

Conteúdo:

Componentes do Sistema Solar;

Características dos planetas que fazem parte do Sistema Solar;

Movimentos (translação e rotação) do planeta Terra;

Material necessário:

Slides coloridos com imagens e fotos, vídeo gravados em pen drives     aparelhos de ctv., globo terrestre, esfera média de isopor e lanterna, texto informativo, quatro negro e giz, massinha de modelar, guache, palito de churrasco.

Tempo estimado:

           

 4 dias.

Metodologia

1º dia

No primeiro dia mostrar o slide que está disponível no www.nasa.gov/multimedia/index.htm   mostrando os diferentes astros que compõem o Sistema Solar,

Questionar sobre o assunto abordado, na medida que os alunos forem expondo o que aprenderam e as dúvidas ainda existente, inserir os conceitos e as características sobre os componentes do Sistema Solar, elaborando um esquema no quadro negro.

          2ºdia

Apresentar para os alunos um vídeo: Discovery- Como funciona o universo: planetas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (798.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com